Pacto Germano-Soviético

Assinatura do Pacto Germano-Soviético em 1939, pelo representante da Alemanha nazista, Hitler, e pelo líder soviético, Stálin

Em 1939, antes de começar a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha nazista de Hitler e a União Soviética comunista de Stálin assinaram um acordo de paz e não agressão com duração de dez anos (até 1949), entretanto o pacto foi rompido pelos nazistas em 1941. No presente texto iremos analisar o que foi o Pacto Germano-soviético e quais os motivos do seu rompimento pelos nazistas.

Após o período de recessão ocorrido no ano de 1929 com a queda da bolsa de Nova York, a década de 1930 marcou a ascensão do regime nazista, na Alemanha, e fascista, na Itália. Iniciou-se naquele contexto a afirmação dos Estados Totalitários.

No ano de 1937, a Alemanha ocupou a região da Renânia (entre a França e a Alemanha), que de acordo com o Tratado de Versalhes seria uma região sem ocupações militares de nenhuma nação. Em meados de 1939, a Alemanha se encontrava em plena política de expansão territorial - o chamado ‘espaço vital’.

França e Inglaterra, que dirigiam a Liga das Nações (liga responsável pelos acordos de paz entre os países europeus), não fizeram nada para impedir o avanço territorial alemão. No ano de 1938, Hitler anexou a Áustria à Alemanha, logo após a investida sobre a Áustria, os alemães reivindicaram a incorporação dos sudetos, região estratégica do leste europeu que tinha saída para o mar Mediterrâneo. A Alemanha efetivou a incorporação dos sudetos de acordo com a Conferência de Munique (1938). Em 1939, Hitler reivindicou ao governo polonês a região chamada de ‘corredor polonês’ que a Alemanha havia perdido durante o Tratado de Versalhes (1919).

Ainda em 1939, Hitler convocou Stálin para a assinatura de um acordo de paz, um pacto de não agressão entre as duas nações. A União Soviética aceitou o acordo em virtude de ter acusado a França e a Inglaterra de desprezá-la. Sendo assim, a Alemanha e a União Soviética assinaram no ano de 1939 - o Pacto Germano-Soviético, o acordo de não agressão entre as duas nações por um intervalo de dez anos, além disso, o pacto estabeleceu, secretamente, a divisão do território polonês entre os nazistas alemães e os comunistas soviéticos.

No ano de 1939, a Polônia foi invadida e dominada pelos alemães, dando início à Segunda Guerra Mundial. Posterior ao início da guerra, Adolf Hitler, no ano de 1941, rompeu com o Pacto Germano-Soviético, os motivos deste rompimento se deu em relação aos interesses nazistas nas riquezas russas como minério, petróleo, trigo, suprimentos básicos mais essenciais para a manutenção de um exército.

Outro motivo do rompimento nazista com o acordo de paz entre a Alemanha e a União Soviética aconteceu pelo fato de a Alemanha nazista praticar uma política anticomunista (anti-Komintern), já que os russos eram comunistas.

A Alemanha conseguiu vitórias sobre a União Soviética até meados de 1942, quando os soldados alemães já estavam prestes a invadir Moscou, a capital russa. Porém, o exército russo se reestruturou no intuito de derrotar os alemães, foi o que se efetivou no ano de 1943 na Batalha de Stalingrado, onde o exército alemão obteve a primeira grande baixa na Segunda Guerra Mundial.

Por: Leandro Carvalho

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Intemperismo
AO VIVO | Por que o álcool puro não mata o coronavírus?
Calorimetria: Introdução
Fenomenologia de Merleau-Ponty
Todas as vídeo aulas

Versão completa