Marilyn Monroe foi uma atriz e modelo estadunidense que conquistou enorme sucesso em sua carreira. Foi uma das grandes atrizes de Hollywood da década de 1950.
Marilyn Monroe foi uma atriz e modelo estadunidense que alcançou enorme sucesso nas décadas de 1950 e 1960. Foi um dos grandes nomes de Hollywood, participando de diversos filmes nesse período. Ela se tornou sex symbol na cultura estadunidense e se transformou em uma das mulheres mais conhecidas do século XX.
Ela nasceu em Los Angeles, tendo uma infância bastante difícil e marcada pela pobreza, pelos problemas psiquiátricos de sua mãe e pelos orfanatos e lares adotivos em que ela viveu. Iniciou a carreira como modelo, mas foi no cinema que ela alcançou o estrelato. Faleceu em condições misteriosas em 1962.
Leia também: Qual a origem do cinema?
Resumo sobre Marilyn Monroe
-
Marilyn Monroe foi uma atriz estadunidense que alcançou grande sucesso em Hollywood na década de 1950.
-
Nasceu em uma família pobre, sendo filha de uma mulher que sofria de esquizofrenia.
-
Iniciou sua carreira artística como modelo e se tornou atriz no final da década de 1940.
-
Entre os filmes de grande sucesso em que ela atuou estão Gentlemen Prefer Blondes, The Seven Year Itch e Some Like It Hot.
-
Faleceu por conta de uma overdose de barbitúricos em 1962, sendo, muito provavelmente, por uma tentativa de suicídio.
Biografia de Marilyn Monroe
Norma Jeane Mortenson (nome de nascimento de Marilyn Monroe) nasceu na cidade de Los Angeles, no dia 1º de junho de 1926. Ela nasceu em uma família pobre e repleta de problemas, sendo filha de Gladys Pearl Monroe. Marilyn não conheceu o seu pai e morreu sem saber quem era o seu genitor.
Décadas depois da morte da atriz estadunidense, pesquisadores descobriram que o pai de Marilyn Monroe foi um homem chamado Charles Stanley Gifford. Ela teve dois irmãos chamados Robert e Berniece, e só conheceu sua irmã, mas somente durante a sua adolescência. Os problemas durante a infância de Marilyn Monroe foram muitos por conta da saúde mental de sua mãe.
A mãe de Marilyn Monroe sofria de esquizofrenia paranoide e por isso foi internada em hospitais psiquiátricos por toda a sua vida. Por isso, Marilyn Monroe dividiu sua infância entre orfanatos e lares adotivos. Ela residiu com Grace Goddard, amiga de sua mãe, e também com Ana Lower, amiga de Grace.
A estadia de Marilyn Monroe em lares adotivos também foi traumática, porque ela foi abusada sexualmente por um de seus tutores. Quando tinha 16 anos de idade, ela se casou para não ter que retornar para um orfanato. Isso aconteceu porque seus tutores iria se mudar da Califórnia para a Virgínia Ocidental. Ela não poderia se mudar junto porque as leis da Califórnia não permitiam.
Marilyn Monroe faleceu no dia 4 de agosto de 1962 em sua casa, em Los Angeles. A morte dela foi cercada de grande mistério, uma vez que ela foi encontrada sem vida em seu quarto na madrugada do dia 5. As investigações concluíram que ela morreu por overdose de barbitúricos, remédios usados para depressão. A hipótese mais aceita é que a morte dela foi provavelmente causada por suicídio.
Prêmios de Marilyn Monroe
Marilyn Monroe teve uma carreira como atriz de cinema, sendo uma das atrizes mais importantes de Hollywood na década de 1950 e começo da década de 1960. Marilyn conquistou prêmios nas seguintes premiações:
-
Globo de Ouro;
-
Laurel Award;
-
Crystal Award;
-
David di Donatello Award;
-
Henrietta Award.
Ela também foi indicada para o Bafta, mas não saiu como vencedora nessa premiação. A atriz estadunidense nunca conquistou uma estatueta do Oscar.
Acesse também: Oscar — detalhes sobre a principal premiação do cinema internacional
Carreira profissional e vida pessoal de Marilyn Monroe
Marilyn Monroe se casou com 16 anos para evitar retornar para um orfanato. Seu primeiro marido foi seu vizinho, um homem chamado James Doughery. O marido de Marilyn se alistou em 1943, sendo enviado para o Pacífico no ano seguinte e só retornando em 1946.
Nesse período, Marilyn Monroe passou a residir com a sogra e a trabalhar em uma fábrica. No local de trabalho, ela conheceu David Conover, que intermediou para que ela começasse a trabalhar como modelo. Portanto, a carreira artística de Marilyn Monroe se iniciou com ela atuando como modelo fotográfica para revistas.
Ela possuía o desejo de atuar em filmes, passando a investir na sua formação como atriz. Em 1946, ela conseguiu um contrato com a 20th Century-Fox, mas viu sua carreira como atriz deslanchar somente nos primeiros anos da década de 1950. Nesse período inicial de sua carreira, Marilyn pegou papéis secundários e viu seu casamento ruir porque seu marido não concordava com a carreira que ela havia escolhido.
Marilyn Monroe ainda se casou mais duas vezes. Seu segundo casamento foi com Joe DiMaggio e durou de 1954 a 1955. Seu terceiro casamento foi com Arthur Miller e durou de 1956 a 1961.
Os dois filmes de sucesso em que Marilyn Monroe atuou foram Niagara e Gentlemen Prefer Blondes, ambos lançados em 1953. Depois disso, ela consolidou sua carreira como uma atriz de sucesso, mas também como sex symbol na cultura estadunidense. O começo da década de 1960 marcou o início da decadência de Marilyn Monroe, com ela acumulando polêmicas nos bastidores.
Principais obras de Marilyn Monroe
→ Marilyn Monroe na televisão
O foco da carreira de Marilyn Monroe não foi a televisão, mas o cinema. Porém, apareceu em alguns programas que merecem destaque:
-
The Jack Benny Program;
-
The Bob Hope Show.
Ela ainda participou de uma entrevista no Person to Person, e depois de sua morte diversos documentários sobre sua vida e carreira foram realizados.
→ Marilyn Monroe no cinema
Marilyn Monroe teve uma carreira prolífica, e os principais filmes em que ela atuou foram os seguintes:
-
Ladies of the Chorus (1948)
-
The Asphalt Jungle (1950)
-
All About Eve (1950)
-
Love Nest (1951)
-
Don't Bother to Knock (1952)
-
Monkey Business (1952)
-
Clash by Night (1952)
-
We're Not Married! (1952)
-
O. Henry's Full House (1952)
-
Niagara (1953)
-
Gentlemen Prefer Blondes (1953)
-
How to Marry a Millionaire (1953)
-
River of No Return (1954)
-
There's No Business Like Show Business (1954)
-
The Seven Year Itch (1955)
-
Bus Stop (1956)
-
The Prince and the Showgirl (1957)
-
Some Like It Hot (1959)
-
Let's Make Love (1960)
-
The Misfits (1961)
Qual o legado de Marilyn Monroe?
Marilyn Monroe foi uma das mulheres mais notórias do século XX, sendo reconhecida como boa atriz e um dos grandes ícones do cinema de seu período. Foi premiada pelo seu trabalho e também foi vista como sex symbol nas décadas de 1950 e 1960. Ela sempre abraçou a reputação que recebeu na época como forma de conquistar novos papéis, mas também desejou ser vista como algo além disso, lutando pelo reconhecimento de seu trabalho artístico. Também foi considerada por muitas mulheres um símbolo de elegância e tornou-se um ícone pop.
Representação de Marilyn Monroe na cultura popular
Marilyn Monroe se tornou um ícone na cultura popular, e seu rosto é reconhecido em quase todas as partes do planeta. Tornou-se um símbolo de elegância, sensualidade e moda, estando presente na televisão, no cinema, nas artes plásticas, entre outros meios. O estilo de Marilyn ditou a moda e a estética feminina de sua época.
Curiosidades sobre Marilyn Monroe
-
O cabelo de Marilyn Monroe era ruivo. Ela decidiu descolorir seu cabelo porque o loiro era considerado uma cor de cabelo mais popular.
-
Ela manteve um relacionamento secreto com o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy.
-
Seu rosto faz parte de uma das pinturas mais famosas do século XX. A pintura é Marilyns, de Andy Warhol.
Fontes
DÍEZ, Beatriz. Os mistérios que ainda persistem sobre a morte de Marilyn Monroe após 60 anos. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-62462739.
MODELLI, Laís. Feminismo poderia ter salvado Marilyn Monroe, diz biógrafa de atriz. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-36426422.