Comidas típicas de Festa Junina

Feitas majoritariamente de milho e de amendoim, algumas das comidas típicas de Festa Junina são a pamonha, o curau, o pé de moleque e a paçoca.

As Festas Juninas possuem diversos pratos típicos feitos, principalmente, com base no milho e no amendoim.

As comidas típicas de Festa Junina são um dos principais símbolos dessa tradicional festividade brasileira. Alguns dos pratos mais comuns são:

  • o pé de moleque;

  • a paçoca;

  • o curau;

  • a pamonha;

  • o milho cozido;

  • o bolo de milho.

Leia também: Quais são os símbolos da Festa Junina?

Comidas típicas de Festa Junina

As comidas típicas são um dos principais destaques da Festa Junina, que possui como duas de suas principais características a fartura e a grande variedade de alimentos. Muitas dessas comidas típicas são feitas de milho e de amendoim, mas a festividade abre espaço para comidas típicas regionais em cada região de nosso país.

Sendo assim, há muitas comidas comuns às Festas Juninas em todas as regiões do Brasil, mas algumas são particulares de determinadas regiões e só são encontradas (ou encontradas com mais facilidade) nas suas regiões de origem. A seguir, veja alguns pratos típicos que são consumidos nas Festas Juninas nas cinco regiões do país.

Comidas de Festa Junina da região Norte

A tapioca é uma das comidas típicas da Festa Junina da região Norte do Brasil.

Na região Norte, as comidas típicas regionais, como o tacacá, o caruru, o vatapá e a tapioca, são muito fortes. Outras comidas tradicionais, como a pamonha, o arroz-doce e o bolo de milho, também são encontradas.

Comidas de Festa Junina da região Nordeste

Caruru, uma das comidas típicas da Festa Junina da região Nordeste do Brasil.

Na região Nordeste, comidas à base de amendoim, como o pé de moleque e a paçoca, são bastante populares. Outros alimentos, como o baião de dois, o cuscuz, o caruru, o bolo de milho, a pamonha e o mungunzá, também são bastante consumidos. Nas bebidas, o quentão é bastante tradicional.

Comidas de Festa Junina da região Centro-Oeste

A pamonha é uma das comidas típicas da Festa Junina da região Norte do Brasil.

Na região Centro-Oeste, comidas à base de milho são bastante populares, em especial a pamonha. O milho assado, a canjica, o curau e o arroz-doce também são bastante populares.

Comidas de Festa Junina da região Sudeste

O cachorro-quente é uma das comidas típicas da Festa Junina da região Sudeste do Brasil.

Na região Sudeste, o bolo de fubá, o milho assado, a pipoca, o cuscuz paulista, a pamonha e a canjica são pratos bastante populares. As Festas Juninas no Sudeste também são marcadas por outros tipos de comida, como os pastéis, os espetinhos e o cachorro-quente.

Comidas de Festa Junina da região Sul

O arroz carreteiro é uma das comidas típicas da Festa Junina da região Sul do Brasil.

Na região Sul, a pamonha, o arroz-doce e a canjica são comidas típicas tradicionais, mas há espaço para comidas regionais, como o arroz carreteiro, o churrasco e o pinhão. O quentão é uma bebida bastante consumida devido ao clima mais ameno dessa região.

Algumas receitas de comidas famosas de festa junina

1. Receita de amendoim doce

Amendoim doce.
  • Ingredientes:

- 100 gramas de amendoim com casca

- 10 colheres de sopa de açúcar

- 120 ml de água

  • Modo de preparo:

Coloque o amendoim, o açúcar e a água dentro da mesma panela e ligue o fogão no fogo alto. Mexa a mistura até a calda engrossar. Em seguida, abaixe o fogo e continue mexendo. Quando o amendoim açucarar, desligue o fogo e continue mexendo até que todos os amendoins estejam cobertos com o melado. Coloque os amendoins açucarados em uma fôrma e leve ao forno em temperatura de 180º C por 10 minutos.

2. Receita de arroz-doce

Arroz doce.
  • Ingredientes:

- 300 gramas de arroz branco

- 1,2 litro de água

- 1 litro de leite integral

- 400 gramas de açúcar

- 1/2 colher de chá de sal

- Canela em pó a gosto

  • Modo de preparo:

Cozinhe o arroz até o ponto em que ele fica mole e se atente para não deixar o arroz queimar ou grudar no fundo da panela. Adicione o leite, o açúcar e o sal na panela com o arroz e cozinhe no fogo baixo. Mexa constantemente o conteúdo da panela para não deixar o leite ferver e transbordar. Depois de 20 minutos, coloque o arroz-doce em uma vasilha e deixe esfriar. Se preferir, adicione canela em pó.

3. Receita de milho cozido

Milho cozido.
  • Ingredientes:

- 6 espigas de milho

- 1 colher de sopa de sal

- 1 colher de chá de açúcar

- Manteiga, margarina ou requeijão de acordo com sua preferência

- Água em quantidade suficiente para as espigas de milho

  • Modo de preparo:

Coloque a água em uma panela e, em seguida, coloque os milhos na água (a água deve ser suficiente para a quantidade de milho). Adicione o sal e o açúcar e ligue o fogão no fogo alto por cerca de 20 minutos. Retire o milho da água quando os grãos estiverem moles e cubra o milho com manteiga, margarina ou requeijão.

4. Receita de pinhão

Pinhão.
  • Ingredientes:

- 1 kg de pinhão

- 1 colher de sopa de sal

- 1,5 litro de água

  • Modo de preparo:

Coloque toda a água em uma panela, despeje o pinhão e coloque o sal na água, misturando um pouco para que o sal se dissolva. Deixe a mistura cozinhar no fogo alto por até 30 minutos. Finalizado o período, retire o pinhão da água, corte as pontas e retire a casca do pinhão para consumir o interior dele.

Importância do milho nas receitas de Festa Junina

O milho é o alimento mais tradicional das Festas Juninas, sendo consumido em diversos pratos, como a pamonha, o milho assado, o curau, a canjica, entre outros. Acredita-se que a popularização do milho nas Festas Juninas tem relação com o fato de que a colheita do milho era realizada, tradicionalmente, no mesmo período em que a Festa Junina acontece. Isso pode ter feito desse alimento o item mais popular da festa.

Festa Junina

A festa junina é uma celebração muito tradicional da cultura brasileira que acontece todo mês de junho e, algumas vezes, se estende até julho. Essa celebração tem um caráter religioso e homenageia alguns santos, mas é uma tradição muito popular no Brasil, e muitos realizam ou frequentam as Festas Juninas sem vincular a festividade ao sentido religioso.

As Festas Juninas são um momento de lazer para as pessoas de todas as idades e uma oportunidade de se encontrar com familiares e amigos. São marcadas pela música, pelas danças, pelas brincadeiras e por uma grande variedade de alimentos. Saiba detalhes sobre a Festa Junina clicando aqui.

Fontes

CARVALHO, Elen. Milho, o rei das festas juninas. Disponível em: https://www.brasildefatope.com.br/2016/07/01/milho-o-rei-das-festas-juninas.

CHIANCA, Luciana. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/download/23701/19357.

HERMANN, Vanessa. 83 receitas de festa junina para um arraiá clássico. Disponível em: https://www.receiteria.com.br/receitas-de-festa-junina/.

REDAÇÃO. Qual a origem das festas juninas no Brasil? Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2023/06/qual-a-origem-das-festas-juninas-no-brasil.

Por: Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Palavras do Quimbundo
Keynesianismo
Tipos de Frutos | Aula Prática
Força Peso
Todas as vídeo aulas

Versão completa