Batalha do Somme

A Batalha do Somme foi uma batalha que aconteceu entre julho e novembro de 1916, durante a Primeira Guerra Mundial. Tinha como objetivo enfraquecer as forças alemãs.

A Batalha do Somme se estendeu por cinco meses em 1916, causando 1 milhão de mortes. [1]

A Batalha do Somme foi uma batalha que aconteceu entre julho e novembro de 1916 durante a Primeira Guerra Mundial. Foi resultado de uma ofensiva anglo-francesa na região do Rio Somme, no Nordeste do território francês. O objetivo era enfraquecer as forças alemãs no conflito e conquistar uma porção de terra significativa.

As forças anglo-francesas realizaram sete dias de bombardeios intensos contra os alemães, além de terem construído túneis que iam por baixo das trincheiras alemãs. O ataque inicial, no entanto, foi desastroso para os britânicos. Estima-se que nessa batalha cerca de 1 milhão de pessoas tenham morrido.

Leia também: Primeira Guerra Mundial — detalhes sobre uma das principais guerras da história mundial

Resumo sobre a Batalha do Somme

  • A Batalha do Somme foi uma batalha travada durante a Primeira Guerra Mundial.

  • Estendeu-se de julho a novembro de 1916, tendo como objetivo o enfraquecimento das forças alemãs no conflito.

  • Foi parte de uma ofensiva e seria realizada simultaneamente com outras ofensivas contra as Potências Centrais.

  • O ataque inicial foi desastroso para os ingleses, que registraram 21 mil mortes só no primeiro dia.

  • No total, cerca de 1 milhão de pessoas morreram durante essa batalha.

O que foi a Batalha de Somme?

A Batalha de Somme foi uma batalha que aconteceu entre julho e novembro de 1916 durante a Primeira Guerra Mundial, sendo reconhecida como uma das batalhas mais sangrentas de todo o conflito.

Contexto histórico da Batalha do Somme

A Primeira Guerra Mundial se iniciou em julho de 1914, estendendo-se até novembro de 1918. No campo de batalha a luta foi travada entre Tríplice Entente (Inglaterra, França, Itália e Rússia) e as Potências Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria e Império Otomano).

As Potências Centrais conseguiram algum avanço territorial nos primeiros meses de 1914, e a partir de novembro desse ano a luta se entrincheirou. A guerra de trincheiras foi uma das grandes características da Primeira Guerra Mundial, causando grande número de mortes, mas pouquíssimo ou nenhum avanço terrestre.

As trincheiras eram valas e corredores que eram cavados no solo, abrigando os soldados. Os espaços entre as trincheiras eram conhecidos como terra de ninguém, sendo preenchidos com arame farpado, minas terrestres, além de serem locais facilmente atacados por soldados com metralhadoras.

Os alemães tentavam alcançar a cidade de Paris, enquanto franceses e britânicos buscavam expulsar os alemães do território francês. Após muitos meses de luta sangrenta travada em solo francês, ingleses e franceses buscavam uma estratégia para forçar um recuo dos alemães. Foi na Conferência de Chantilly que britânicos e franceses decidiram por uma ofensiva.

Veja também: O que foi a Guerra das Trincheiras?

Principais causas da Batalha do Somme

A grande razão para que a Batalha do Somme acontecesse foi o fato de a luta estar entrincheirada e indefinida. Os franceses sofriam com o desgaste da luta travada na Batalha de Verdun e precisavam enfraquecer o poderio dos alemães no conflito. A Batalha do Somme foi pensada como parte de uma estratégia de enfraquecimento dos alemães e das Potências Centrais como um todo.

A guerra se desenvolvia na frente oriental, na frente ocidental e na frente italiana, e ofensivas seriam realizadas simultaneamente para sobrecarregar as forças militares das Potências Centrais, impedindo o deslocamento de tropas e enfraquecendo suas forças. Sendo assim, todas as forças aliadas se envolveriam em ofensivas para enfraquecer as Potências Centrais. No caso da Batalha do Somme, o ataque seria conduzido por tropas anglo-francesas.

Como aconteceu a Batalha do Somme?

A batalha leva esse nome porque aconteceu na região do Rio Somme. A batalha aconteceu oficialmente no dia 1º de julho de 1916, mas durante uma semana que antecedia o ataque inicial, franceses e britânicos realizaram bombardeios intensos nas trincheiras alemãs. Os bombardeios tinham como objetivo abrir buracos na defesa alemã, enfraquecê-la e destruir as estruturas de concreto construídas pelos alemães.

As operações iniciais foram realizadas, em grande parte, pelos ingleses, uma vez que as tropas francesas estavam sobrecarregadas com a luta que era travada em Verdun. Isso fez com que os ingleses tivessem que convocar um grande número de soldados, muitos deles jovens e sem treinamento militar adequado.

Além dos bombardeios, as forças da Entente atacaram as trincheiras alemães com armas químicas. Diz-se que os ataques eram tão intensos e poderosos que o som das bombas podia ser ouvido de Londres, que ficava a cerca de 200 quilômetros de distância do cenário da batalha. Além disso, enquanto os bombardeios aconteciam, túneis eram cavados pelos britânicos.

Esses túneis atravessavam a terra de ninguém e chegavam abaixo das trincheiras alemãs. Os túneis foram lotados de explosivos que explodiram minutos antes do ataque inglês, que se iniciou no dia 1º de julho de 1916. A infantaria e a cavalaria avançariam diante de tropas desorganizadas pelas explosões.

Quando o ataque anglo-francês se iniciou, encontrou as defesas alemãs pouco impactadas pelas explosões dos túneis, e grande parte dos soldados não tinha sofrido os impactos dos bombardeios por conta das estruturas de defesa dos alemães. Os alemães estavam prontos para receber seus inimigos e, então, abriram fogo. As tropas francesas, em menor número, reagiram bem ao cenário adverso, mas as tropas inglesas tiveram um desempenho desastroso.

Ao todo, apenas um trecho de quatro quilômetros de trincheira alemã foi conquistado pelas tropas da Entente, enquanto o restante permaneceu nas mãos alemãs. Além disso, os ingleses registraram cerca de 21 mil soldados mortos. O resultado desse ataque, apesar de desencorajador, não encerrou a ofensiva.

Novas ondas de ataques anglo-franceses se sucederam ao primeiro dia, e a luta se estendeu por 140 dias. A quantidade superior de soldados anglo-franceses e o desgaste que a Alemanha sofria no conflito fez com que os alemães pouco a pouco fossem se enfraquecendo na batalha. Os ingleses chegaram a inovar no conflito, colocando em ação seus tanques de guerra, recém-fabricados.

Em 18 de novembro de 1916 foi encerrada a Batalha do Somme. O conjunto de ataques da Entente permitiu que eles conquistassem cerca 9 quilômetros de território anteriormente ocupado pelos alemães. O saldo do avanço territorial é considerado pequeno diante da quantidade de pessoas que morreram nessa batalha, cerca de 1 milhão de pessoas.

Quais as consequências da Batalha do Somme?

A Batalha do Somme teve duração aproximada de cinco meses, e nesse período cerca de um milhão de pessoas morreram, tornando essa uma das batalhas mais sangrentas da Primeira Guerra Mundial. Os historiadores consideram que o ganho territorial não justificou todo o esforço envolvido, principalmente a quantidade de mortes que causou.

De toda forma, quando as forças da Entente encerraram a ofensiva, haviam conquistado nove quilômetros de território inimigo, o que do ponto de vista do moral dos soldados foi considerado importante. Os soldados alemães saíram enfraquecidos e fragilizados da batalha pelas derrotas acumuladas.

Dito isso, é importante mencionar que não houve um vencedor da Batalha do Somme. As forças anglo-francesas conquistaram território e tiveram uma melhora no moral, mas ainda assim não tiveram vantagens evidentes para determiná-las como vencedoras no campo de batalha.

Exercícios resolvidos sobre Batalha do Somme

Questão 1

A Batalha do Somme tinha como objetivo:

A) expulsar os alemães de Paris.

B) derrotar os austríacos nas Ardenas.

C) treinar as forças britânicas e ocupar os alemães enquanto uma ofensiva em Verdun era organizada.

D) enfraquecer os alemães e as Potências Centrais enquanto outras ofensivas aconteciam.

E) nenhuma das alternativas acima.

Resolução:

Alternativa D.

A Batalha do Somme foi resultado do esforço da Entente para enfraquecer os alemães na França, mas a batalha se inseria em um contexto geral em que diversas ofensivas seriam realizadas simultaneamente para enfraquecer o poderio das Potências Centrais no conflito.

Questão 2

Qual foi o desfecho da Batalha do Somme?

A) os alemães contiveram a ofensiva, derrotando a Entente.

B) a Entente expulsou a Alemanha da França, obtendo a vitória.

C) o resultado foi inconclusivo, com a Entente conquistando um território muito pequeno.

D) houve empate com as forças mantendo-se rigorosamente no mesmo local em que a batalha se iniciou.

E) nenhuma das alternativas acima.

Resolução:

Alternativa C.

A Batalha do Somme teve o seu desfecho com o fim da ofensiva anglo-francesa, mas o resultado dessa batalha é inconclusivo, segundo os historiadores. As forças da Entente, por sua vez, conquistaram cerca de 9 quilômetros de território anteriormente dominado pelos alemães.

Crédito de imagem

[1] Everett Collection / Shutterstock

Fontes

ARARIPE, Luiz de Alencar. Primeira Guerra Mundial. In.: MAGNOLI, Demétrio (org.). História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2013, pp. 318-353.

HASTINGS, Max. Catástrofe – 1914: a Europa vai à guerra. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Por: Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Angústia | Análise Literária [Fuvest]
Tratado de Versalhes (1919)
Leishmaniose
Reações de análise ou decomposição
Todas as vídeo aulas

Versão completa