Batalha de Waterloo

A Batalha de Waterloo aconteceu no dia 18 de junho de 1815 e marcou definitivamente o fim do domínio de Napoleão Bonaparte sobre a França. Após o seu primeiro exílio, o antigo imperador voltou ao poder francês e governou por cem dias.

Nesse período, as tropas lideradas por Napoleão entraram em confronto com os ingleses e seus aliados em Waterloo, região pertencente aos Países Baixos. O conflito ocorreu em apenas um dia e foi determinante para a derrota francesa e o fim definitivo da Era Napoleônica na Europa. Logo após o conflito, Bonaparte foi exilado novamente, mas dessa vez na ilha de Santa Helena, onde morreu em 1821. Os países vitoriosos se reuniram no Congresso de Viena para traçar os rumos do continente europeu pós-Napoleão.

Leia também: Como foi a coroação de Napoleão Bonaparte?

Contexto histórico da Batalha de Waterloo

Napoleão Bonaparte voltou ao poder francês em 1815 e, governando por cem dias, entrou em conflito contra ingleses, mas foi derrotado em Waterloo.

Napoleão Bonaparte voltou ao poder da França após abdicar do trono, logo após a derrota para a Rússia, em 1812. O rei Luís XVIII, irmão do rei Luís XVI, que foi guilhotinado pelos revolucionários de 1789, estava no poder desde a abdicação de Napoleão e, com o retorno do antigo imperador, refugiou-se na cidade holandesa de Ghent, para evitar uma guerra civil.

Depois do exílio na Ilha de Elba, Napoleão voltou ao poder, em 1815, e deu início ao curto período que entrou para a história como “Governo dos Cem Dias”. Esse retorno ao poder surpreendeu os reis europeus, que já estavam discutindo o redesenho do mapa europeu após a derrota de Napoleão em 1814.

A volta de Napoleão foi condenada pelas potências europeias, que trataram de organizar uma reação militar para tirá-lo do poder. O antigo imperador estava decidido a usar todas as forças miliares à sua disposição para enfrentar seus inimigos e reconquistar os territórios que pertenciam aos franceses enquanto esteve no poder pela primeira vez.

Governo dos Cem Dias

Os cem dias de governo de Napoleão na França começaram em 1º de março de 1815, quando ele chegou triunfalmente em Paris, e duraram até 18 de junho do mesmo ano, logo após a derrota em Waterloo.

Esse governo foi marcado pela tentativa de retomar os territórios dominados pela França durante o império napoleônico. A Inglaterra novamente foi escolhida como a grande inimiga de Napoleão, que estava decidido a mover suas tropas para Waterloo, cidade localizada onde hoje é a Bélgica, para derrotar seus inimigos.

Veja também: Guerra Franco-Prussiana – um dos acontecimentos mais importantes do século XIX

Causas da Batalha de Waterloo

As causas da Batalha de Waterloo foram as disputas entre Napoleão Bonaparte, que desejava derrotar a Inglaterra e retomar o domínio francês sobre a Europa, e as outras potências europeias, que, aliadas aos ingleses, queriam derrotar definitivamente Napoleão e encerrar de uma vez por todas o seu período à frente do governo da França. Além disso, essas potências desejavam assegurar os territórios ocupados e retomar o mapa europeu de antes da expansão do império napoleônico.

A batalha

Monumento que recorda o local onde aconteceu a Batalha de Waterloo, em 1815.

A Batalha de Waterloo aconteceu em 18 de junho de 1815 e durou algumas horas. As tropas francesas lideradas por Napoleão tiveram duas vitórias durante os conflitos contra os ingleses e seus aliados, mas essas vitórias não foram suficientes para manter a força militar francesa na região.

Ao contrário dos anos anteriores, quando Napoleão e suas tropas eram invencíveis e provocavam temores entre seus inimigos, em Waterloo, a situação era diferente. O próprio Napoleão não estava nos seus melhores dias e sua saúde estava debilitada. No dia anterior à batalha, choveu muito e o terreno encharcado atrapalhou o deslocamento das tropas francesas, cansando os seus soldados.

Os ingleses receberam apoio do exército prussiano e conseguiram reverter o avanço francês e derrotar Napoleão Bonaparte no final do dia. Era o fim da Era Napoleônica na Europa.

A Batalha de Waterloo representou a definitiva derrota de Napoleão Bonaparte e o predomínio da Inglaterra sobre a Europa.

Consequências da Batalha de Waterloo

A primeira consequência da Batalha de Waterloo foi a derrota de Napoleão Bonaparte, encerrando não somente o Governo de Cem Dias, como também o seu período à frente da França. O ex-imperador foi levado para um novo exílio, dessa vez na ilha de Santa Helena, uma região de domínio inglês no Atlântico Sul. Napoleão viveu nessa ilha até sua morte, em 1821.

Outra consequência da batalha foi a formação do Congresso de Viena. As potências europeias trataram de refazer o mapa da Europa sem se preocupar com a ameaça de retorno de Napoleão. Além disso, foi criada a Santa Aliança, que tinha como objetivo evitar o avanço do liberalismo sobre a Europa e reforçar o poder dos reinos sobre suas colônias em todas as partes do mundo.

Na França, Luís XVIII, que havia sido destronado por Napoleão, retornou ao poder e governou até sua morte, em 1824.

Por: Carlos César Higa

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Estratégias de leitura
Paralelepípedo
O que é território?
Quem foi Che Guevara?
Todas as vídeo aulas

Versão completa