A evolução da ciência e da tecnologia foram características essenciais do século XIX, que foi marcado pelo progresso econômico dos países industrializados europeus. Esse período, que ficou conhecido por Belle Époque (Bela Época),retratou o otimismo da burguesia industrial em relação à obtenção de mais lucros para as suas empresas e a busca dos países ricos pela soberania do poder político mundial.
A Revolução Industrial influenciou muitos empresários a buscarem mais mercados consumidores para os seus produtos e também mão de obra barata para economizar durante a produção. Essas duas necessidades inauguraram a política imperialista, em que os países industrializados da Europa começaram a disputar o mercado mundial.
Essa disputa econômica foi gradativamente aumentando a rivalidade entre vários países, que começaram a se preocupar com a possibilidade de ocorrência de um confronto militar. Países como Inglaterra, França, Alemanha e Itália iniciaram uma corrida armamentista, realizando fortes investimentos em tecnologia bélicasem que existisse necessariamente uma guerra. Este período ficou conhecido pelos historiadores como “Paz Armada”.
O receio de um conflito por questões econômicas fez com que as potências europeias se dividissem em blocos. De um lado, originou-se a Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália. Do outro lado, formou-se a Tríplice Entente, integrada por Rússia, França e Inglaterra. Essas alianças aumentaram ainda mais a rivalidade política entre os países e acirraram ainda mais o cenário de tensão que antecedeu a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918).
O desenvolvimento tecnológico de armamentos como submarinos, metralhadoras, aviões, tanques de guerras e gases venenosos encorajaram vários chefes de Estado a declararem guerra ao inimigo. Dessa forma, esse conflito mundial ganhou grande proporção pelo nível militar que as nações envolvidas desenvolveram ao longo do século XIX, que teve como consequência a morte de milhares de pessoas durante os quatro anos de conflito.
*Créditos de imagem: Shutterstock.com e Paul Prescott´s
Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto: