Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci foi um importante artista, engenheiro, arquiteto e cientista do período do renascimento. Produziu obras de arte muito famosas, com destaque para Mona Lisa.

Leonardo da Vinci é considerado por muitos como o modelo de homem do período renascentista.

Leonardo da Vinci foi um importante artista, cientista, arquiteto e engenheiro do renascimento. Ele deu início a sua carreira de artista na sua juventude, estudando com um dos grandes artistas do período. Leonardo da Vinci produziu importantes obras de arte, das quais se destacam Mona Lisa e A Última Ceia.

Além disso, Da Vinci foi um grande intelectual do renascimento e legou contribuições em diferentes áreas do conhecimento. Os pesquisadores atribuem a ele uma série de invenções e de contribuições em áreas como anatomia e arquitetura, entre outras. É considerado por muitos o grande modelo de homem do renascimento.

Leia mais: Michelangelo — artista renascentista que ficou marcado por seu incrível talento na escultura e na pintura

Resumo sobre Leonardo da Vinci

  • Leonardo da Vinci foi um artista, cientista, arquiteto e engenheiro do período do renascimento.

  • Tinha conhecimentos aprofundados em diferentes áreas, como mecânica, botânica, anatomia, entre outras.

  • Desenvolveu seus conhecimentos artísticos com Verrocchio, um dos grandes artistas do período.

  • Entre suas obras mais famosas, estão Mona Lisa e A última ceia.

  • Desenvolveu também trabalhos de arquitetura e engenharia.

  • Deixou conceitos sobre diferentes invenções, como um tipo de helicóptero.

Biografia de Leonardo da Vinci

  • Nascimento de Leonardo da Vinci

Leonardo di Ser Piero da Vinci nasceu no dia 15 de abril de 1452, em Anchiano, um vilarejo da Toscana que, no século XV, fazia parte da República de Florença. A aldeia em que Da Vinci nasceu ficava próximo da cidade de Florença, um dos grandes centros políticos, econômicos, culturais e artísticos da Península Itálica.

Leonardo da Vinci era um filho ilegítimo de Piero Fruosino da Vinci, um notário de Florença, com uma camponesa chamada Caterina di Meo Lippi. Viveu os primeiros anos de sua vida com sua mãe, mas depois passou a residir nas propriedades de seu pai. Pouco há sobre a juventude de Da Vinci, mas sabe-se que ele foi muito bem instruído.

Profissões de Leonardo da Vinci

Em 1469, tornou-se aprendiz de Andrea fel Verrocchio, um dos artistas mais renomados do período. O ateliê desse artista era um grande centro que atraía outros grandes artistas do período, como Ghirlandaio e Botticelli. Além disso, com base nos estudos que realizou nesse ateliê, Da Vinci pôde aprofundar seus conhecimentos em uma série de técnicas de pintura que se estabeleciam no período. Ele auxiliou Verrocchio em seus trabalhos e finalizou o seu aprendizado em 1472.

Depois disso, Da Vinci foi registrado como mestre na guilda de pintores de Florença, o que o habilitou a trabalhar como pintor na cidade. Com ajuda de seu pai, ele abriu o próprio ateliê, realizando os primeiros trabalhos na área da pintura.

Após diversos trabalhos na pintura, Da Vinci mudou-se para Milão a fim de trabalhar para o duque da cidade, Ludovico Sforza. Lá, ele demonstrou todo o leque de suas atividades, trabalhando como pintor, escultor, engenheiro militar e engenheiro naval. Isso demonstra que Da Vinci era um homem com habilidades nas mais diversas áreas.

Entre os serviços que Leonardo da Vinci prestou para Ludovico Sforza, estavam: o projeto da cúpula da Catedral de Milão; a construção de carros alegóricos usados em desfiles; o início da construção de uma estátua de bronze; e o retrato da amante de Sforza, em uma pintura chamada Dama com arminho. Em 1499, fugiu de Milão para Veneza depois que os franceses invadiram a cidade.

Em 1500, retornou a Florença, e, dois anos depois, passou a trabalhar para César Bórgia, filho de Alexandre VI, o papa. Desde que saiu de Milão, Leonardo da Vinci exerceu diferentes trabalhos como pintor, arquiteto e engenheiro militar. Em 1503, começou a trabalhar na sua pintura mais famosa: Mona Lisa. Ela foi finalizada em 1506.

Daí em diante, Leonardo da Vinci esteve em Florença, Milão e Roma, até que se mudou para a França, em 1517, porque seu trabalho era apreciado pelo rei francês Francisco I. Em 2 de maio de 1519, Da Vinci faleceu em sua residência, o Castelo Clos Lucé.

Principais obras de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci é o autor de Mona Lisa.

As duas obras de arte mais conhecidas de Leonardo da Vinci, sem sombra de dúvidas, são Mona Lisa e A última ceia. A primeira trata-se de uma pintura que ele fez entre 1503 e 1506. Não existem evidências de quem seja a mulher retratada, mas acredita-se que tenha sido Lisa del Giocondo, esposa de um comerciante rico de Florença. Se quiser saber mais sobre Mona Lisa, leia nosso texto.

A última ceia foi produzida por Leonardo da Vinci entre 1495 e 1498, sendo um afresco que ele fez para uma igreja em Milão. Essa pintura representa um dos últimos acontecimentos da vida de Jesus, a última ceia que ele teve com os seus discípulos antes de ser crucificado.

Outras importantes obras de arte de Leonardo da Vinci são:

  • A virgem das rochas;

  • São João Batista;

  • Retrato de Ginevra de’ Benci;

  • Dama com arminho;

  • Adoração dos magos;

  • São Jerônimo;

  • Batismo de Cristo;

  • Retrato de um músico;

  • Salvator Mundi;

  • A anunciação;

  • Homem vitruviano (não é uma obra de arte, mas é um dos desenhos mais conhecidos de Da Vinci).

Principais invenções de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci não ficou conhecido apenas por suas habilidades artísticas. Como um representante do renascimento, era um homem de várias habilidades, tendo conhecimento em áreas como arquitetura, geometria, engenharia, anatomia, botânica, entre outras. Todo o conhecimento que Da Vinci tinha foi utilizado por ele na criação de uma série de invenções e na realização de uma série de trabalhos.

Entre invenções que não foram criadas por Leonardo da Vinci, mas foram discutidas conceitualmente por ele sobre a viabilidade de sua criação, estão: a energia solar; o helicóptero; uma máquina de guerra que se assemelha ao tanque, os robôs, entre outras. Ele também projetou uma série de construções com os seus conhecimentos de engenharia e arquitetura.

Leia mais: Pablo Picasso — um dos grandes artistas do século XX, foi também um dos pioneiros do cubismo

Legado de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci é considerado pelos historiadores uma das mentes mais brilhantes do período renascentista. O artista italiano ficou conhecido por ter produzido uma das obras de arte mais famosas de todos os tempos — Mona Lisa —, mas também por ter sido um dos artistas mais significativos do período ao empregar técnicas inovadoras em seus trabalhos.

Além disso, Da Vinci é reconhecido por ter sido um grande intelectual, com conhecimento avançado em áreas diversas, como anatomia, botânica, engenharia, arquitetura, mecânica, hidráulica, geologia, entre outras. Todo o conhecimento produzido por ele teve um grande impacto na humanidade, tanto no período em que viveu quanto posteriormente.

Frases de Leonardo da Vinci

  • “A beleza adorna a virtude.”

  • “Quando eu pensar que aprendi a viver, terei aprendido a morrer.”

  • “Os que se encantam com a prática sem a ciência são como os timoneiros que entram no navio sem timão nem bússola, nunca tendo certeza do seu destino.”

  • “Não há coisa que mais nos engane do que o nosso juízo.”

  • “A experiência nunca falha, apenas as nossas opiniões falham ao esperarem da experiência aquilo que ela não é capaz de oferecer.”

Curiosidades sobre Leonardo da Vinci

  • Leonardo da Vinci fez estudos sobre o cérebro humano e compreendeu o funcionamento do nervo olfativo.

  • Existe uma enorme especulação a respeito da vida pessoal de Leonardo da Vinci, com alguns pesquisadores investigando uma possível homossexualidade do italiano.

  • O helicóptero projetado por Leonardo da Vinci não teria capacidade de voar se fosse construído.

  • Leonardo da Vinci defendia a ideia de usar a energia solar para garantir aquecimento num reservatório de água.

Fontes

CARTWRIGHT, Mark. Leonardo da Vinci. Disponível em: https://www.worldhistory.org/Leonardo_da_Vinci/

EUGÊNIO, Alisson. As muitas faces de um gênio: vida, tempo e obra de Leonardo da Vinci. Alfenas, MG: Editora Universidade Federal de Alfenas. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/wp-content/uploads/sites/125/2021/12/35-As-muitas-faces-de-um-genio-vida-tempo-e-obra-de-Leonardo-da.pdf

VEIGA, Edison. Muito além da 'Mona Lisa': 11 legados científicos de Leonardo da Vinci, morto há 500 anos. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-48114734 

Por: Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

William Shakespeare
Segunda Guerra Mundial (Parte 2): Blitzkrieg Alemã
Deslocamento de equilíbrio
Pré-Enem | Corrente elétrica, leis de Ohm e circuitos elétricos
Todas as vídeo aulas

Versão completa