Segundo Reinado

O Segundo Reinado teve inicio com o golpe da maioridade de Dom Pedro II, e chegou ao fim com a proclamação da República.

O Primeiro Reinado foi marcado, inicialmente, por um período de transição entre os governos de Portugal e do Brasil e, em seguida, por um momento de conflitos, revoltas e autoritarismo. Após a morte de Dom João VI, o poder em Portugal foi disputado por Dom Pedro I e seu irmão, Dom Miguel, que deu um golpe em Maria da Glória, filha de Pedro e herdeira do trono, após a abdicação deste. Dom Pedro I abdicou também do trono brasileiro e voltou a Portugal, deixando seu filho, Dom Pedro II, como imperador.

Na ocasião da abdicação, Dom Pedro II tinha apenas cinco anos. Uma junta regencial foi conclamada para governar o Brasil até sua maioridade. Esse período ficou conhecido como o Período Regencial. Após o Golpe da Maioridade, Dom Pedro II assumiu o trono.

Dom Pedro II governou o Brasil por quase meio século. O Império conheceu uma fase de calmaria na política interna, por conta da estabilidade econômica, proveniente da economia cafeeira. Mas o imperador cometeu um erro grave ao envolver o país na Guerra do Paraguai, que debilitou a economia. Dom Pedro II perdeu o apoio de fazendeiros e da Igreja Católica, fato esse que fomentou o crescimento do movimento republicano.

Além de diversos conflitos, o Segundo Reinado foi marcado pela pressão externa para abolir o escravismo. Assim, no dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel decretou o fim da escravatura no Brasil. Essa notícia não foi bem-aceita entre os senhores de escravos, gerando outros confrontos. A pressão aumentava pelo fim do Império, principalmente porque Dom Pedro II não tinha filho homem, e, quando morresse, quem herdaria o trono seria sua filha, Isabel. O problema é que Isabel era casada com Conde d’Eu, militar francês. Não seria bom para o Brasil ser liderado por um estrangeiro.

No Rio de Janeiro, os republicanos se reuniram com o Marechal do exército, Deodoro da Fonseca, para pedir-lhe que iniciasse a queda da monarquia. Deodoro, amigo de Pedro, estava indeciso, mas, pressionado, proclamou a República no dia 15 de novembro de 1889. Dom Pedro II, intimidado, partiu para o exílio na Europa, vindo a falecer em 1891, em Paris.
 

Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o tema:

Por: Demercino José Silva Júnior

Assista as nossas videoaulas:

Artigos de Segundo Reinado

Últimas Aulas

Como fazer um bom desenvolvimento na redação?
Retículo Endoplasmático Rugoso
Hibridização do Berílio
Fórmulas de Física para arrasar nas provas
Todas as vídeo aulas

Versão completa