Primeira missa no Brasil

A primeira missa no Brasil foi a primeira cerimônia religiosa de fé católica realizada em solo brasileiro. Foi celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra em 26 de abril de 1500.

A primeira missa no Brasil retratada em pintura de Cândido Portinari.[1]

A primeira missa no Brasil foi a primeira cerimônia de fé católica realizada em solo brasileiro. Essa cerimônia aconteceu em 26 de abril de 1500, sendo realizada pelo Frei Henrique de Coimbra. Foi realizada no litoral baiano e aconteceu no contexto da chegada dos portugueses liderados por Pedro Álvares Cabral em 1500.

Essa missa foi relatada por Pero Vaz de Caminha na carta que ele escreveu quando os portugueses chegaram aqui em 1500. Na carta ele relata que os indígenas acompanharam a cerimônia religiosa, repetindo tudo o que os portugueses faziam.

Leia também: Grandes Navegações — quais foram as descobertas mais importantes do período?

Resumo sobre a primeira missa no Brasil

  • A primeira missa no Brasil foi realizada em 26 de abril de 1500.

  • Foi a primeira cerimônia de fé católica na história do Brasil.

  • Foi conduzida por Frei Henrique de Coimbra e aconteceu no litoral baiano.

  • Foi relatada por Pero Vaz de Caminha na carta que ele escreveu ao rei de Portugal.

  • Essa cerimônia foi acompanhada por dezenas de indígenas.

A primeira missa no Brasil aconteceu onde?

A primeira missa no Brasil foi realizada em 26 de abril de 1500, sendo realizada por ocasião da chegada dos portugueses aqui, evento que aconteceu quatro dias antes. Essa primeira missa foi realizada pelo Frei Henrique de Coimbra, acontecendo na praia Coroa Vermelha, que está localizada em Santa Cruz Cabrália, no litoral da Bahia.

A história da primeira missa no Brasil

A primeira missa no Brasil foi realizada pelos portugueses no contexto da chegada desles ao Brasil em 1500. A chegada dos portugueses aconteceu em 22 de abril e a primeira missa foi realizada em 26 de abril, sendo que esse evento se relaciona com as Grandes Navegações, período em que os portugueses começaram a explorar o Oceano Atlântico.

A expedição portuguesa era liderada pelo navegante Pedro Álvares Cabral e tinha a missão de verificar as possibilidades de Portugal na América e ir à Índia para manter comércio nos mercados de especiarias. A expedição portuguesa também tinha a preocupação de expandir a fé católica, convertendo aqueles que não o fossem. A realização da missa aqui em 1500 foi parte desse objetivo de estabelecer as bases do catolicismo no Brasil.

A realização da primeira missa no Brasil

A primeira missa da história do Brasil foi realizada em 26 de abril de 1500, pelo Frei Henrique de Coimbra, que cumpria as funções missionárias na expedição de Pedro Álvares Cabral. Ele era o responsável pelas cerimônias religiosas, mas também por converter aqueles que não fossem católicos. A cerimônia liderada pelo frei se realizou no dia que se celebrava a Páscoa em 1500.

Frei Henrique de Coimbra em fragmento do monumento em homenagem aos descobrimentos, em Portugal.[2]

Os historiadores sabem muito pouco dessa cerimônia, mas tudo que sabemos foi registrado por Pero Vaz de Caminha, membro da expedição que escreveu uma carta ao rei de Portugal relatando o achamento da nova terra. Nessa carta estão informações a respeito dessa missa realizada pelos portugueses aqui no Brasil em 1500.

Pero Vaz de Caminha relatou que o Frei Henrique de Coimbra conduziu a missa e realizou a pregação do Evangelho. O relato conta que de 50 a 60 indígenas acompanharam a celebração realizada pelos portugueses. Esses indígenas teriam observado atentos o que acontecia na missa, imitando tudo que os portugueses faziam. Como era uma preocupação dos portugueses, o relato ainda abordou que os indígenas poderiam ser convertidos ao catolicismo.

Saiba mais: Tudo sobre os povos originários que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses

Algumas curiosidades sobre a primeira missa no Brasil

  • A missa é entendida pelos historiadores como um ato simbólico dos portugueses de impor sua religião aos nativos.

  • Os artistas Cândido Portinari e Victor Meirelles realizaram obras de arte reproduzindo a primeira missa no Brasil.

Créditos da imagem

[1] Wikimedia Commons

[2] Diego Delso/ Wikimedia Commons

FONTES

CASTRO, Sílvio. A carta de Pero Vaz de Caminha. L&PM: Porto Alegre, 2003.

SCHWARCZ, Lilia e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

Por: Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Teorema da bissetriz interna
Maria Antonieta | Grandes Mulheres da História
Espelhos esféricos: convexos
Ceticismo
Todas as vídeo aulas

Versão completa