A bossa nova é um gênero da música brasileira que teve influência do jazz americano aliado ao samba.
A bossa nova é um gênero musical que surgiu no final dos anos 1950 e tem como característica marcante a influência do jazz norte-americano e do samba carioca. Teve a sua ascensão durante o governo do então presidente Juscelino Kubitschek, um período urbanístico e de industrialização intensa no Brasil, já que estavam em vigor o plano de metas e a política desenvolvimentista, com o objetivo de crescimento econômico do país. No mesmo período, surgiu esse gênero, por meio de músicos jovens da classe média carioca, que se juntaram a fim de experimentar e criar novas composições.
João Gilberto foi um dos maiores representantes da bossa nova, podendo ser considerado aquele que consolidou esse estilo musical, com o lançamento do seu compacto, em 1958. O movimento da bossa nova durou pouco mais de uma década, sendo finalizado em 1966, mas esse não foi o fim do estilo musical, apenas do movimento, pois muitos compositores e músicos ainda buscam unir os tons melódicos ao samba brasileiro. Além disso, anos depois, surgiram novos estilos, como a música popular brasileira, a MPB, que valorizou a bossa nova.
Leia também: Como surgiu o Carnaval?
Origem do termo “bossa nova”
Foi numa canção de composição de Noel Rosa que se ouviu pela primeira vez o termo “bossa”, a canção “Coisas nossas”, na década de 1930.
O termo referia-se a uma gíria usada na época que significava algo como o “jeito de se fazer as coisas”. Sendo assim, os artistas se apropriaram do sentido de “bossa nova” para darem a entender que estavam compondo e cantando de uma nova maneira.
Características da bossa nova
Há algumas características marcantes no estilo musical bossa nova, sendo elas:
-
temas cotidianos em suas letras;
-
invenções melódicas de jazz;
-
harmonias de samba;
-
tom coloquial na voz de quem canta;
-
voz mais baixa, como se fosse sussurros.
Leia também: Por que a Semana de Arte Moderna representou uma ruptura no cenário artístico brasileiro?
Músicas da bossa nova
A música “Garota de Ipanema”, composta por Vinicius de Moraes e Antônio Carlos Jobim, em 1962, tornou-se um marco desse movimento. A canção é conhecida mundialmente.
A letra da música relata uma história verídica e inspirada na modelo brasileira Helô Pinheiro, a moça bonita que passava na orla da praia de Ipanema no Rio de Janeiro.
Outra música conhecida mundialmente é a “Chega de saudade”, também composta pela dupla Tom e Vinícius. Além dessas, muitas outras composições fizeram muito sucesso na época e são importantes obras brasileiras.
-
Eu sei que vou te amar
-
Águas de março
-
Se todos fossem iguais a você
-
Samba de uma nota só
-
O barquinho
-
Desafinado
-
Outra vez
-
Coisa mais linda
-
Corcovado
-
Saudade fez um samba
Artistas da bossa nova
João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes foram muito marcantes para o desenvolvimento desse estilo musical. Além deles, destacaram-se Elis Regina, Chico Buarque, Carlos Lyra, Nara Leão, Gal Costa, Caetano Veloso, entre outros.
Créditos da imagem