Ayrton Senna foi um piloto de automobilismo que ficou famoso por sua carreira de sucesso na Fórmula 1, conquistando o tricampeonato. Faleceu em um trágico acidente.
Ayrton Senna foi um piloto do automobilismo brasileiro que ficou internacionalmente reconhecido por sua carreira de sucesso na Fórmula 1. É reconhecido por muitos como o melhor piloto da história da Fórmula 1, conquistando três títulos na categoria. Seus títulos foram conquistados em 1988, 1990 e 1991.
Ayrton Senna, ainda, conquistou dois vice-campeonatos por duas temporadas na Fórmula 1. Morreu tragicamente em um acidente, quando perdeu o controle do seu automóvel em uma curva, durante o Grande Prêmio de San Marino, em 1994. A sua morte causou comoção internacional e lhe rendeu diversas homenagens.
Leia também: Princesa Diana — detalhes sobre a vida da aristocrata britânica que faleceu em um acidente de carro em 1997
Resumo sobre Ayrton Senna
- Ayrton Senna foi um piloto de automobilismo brasileiro reconhecido como um dos mais talentosos de nossa história.
- Ingressou na Fórmula 1 em 1984, conquistando uma carreira de muito sucesso.
- Foi tricampeão na Fórmula 1, conquistando seus títulos em 1988, 1990 e 1991.
- Seu grande adversário foi o piloto francês Alain Prost, com quem chegou a ser colega de equipe.
- Faleceu tragicamente em um acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, em 1º de maio de 1994.
Biografia do Ayrton Senna
→ Origens de Ayrton Senna
Ayrton Senna da Silva nasceu em 21 de março de 1960, na cidade de São Paulo. Seus pais eram o casal formado por Milton Guirado Theodoro da Silva e Neyde Joanna Senna da Silva. Ele teve dois irmãos, Viviane e Leonardo. O interesse de Ayrton Senna pelo automobilismo veio desde a infância, e o primeiro kart que ele teve fora montado por seu pai.
→ Ayrton Senna na Fórmula 1
Ayrton Senna começou a sua trajetória no automobilismo com apenas 13 anos de idade, quando ele passou a competir de kart. Ele teve uma carreira de sucesso no kart, conquistando inúmeros títulos. No kart, Ayrton Senna foi campeão paulista, brasileiro e sul-americano, além de ter conquistado dois vices em campeonatos mundiais da categoria.
Entre 1981 e 1983, ele competiu, respectivamente, na Fórmula Ford 1600, Fórmula Ford 2000 e Fórmula 3 Inglesa. Em cada uma dessas categorias, ele se destacou bastante, obtendo o título em todas elas. Na última categoria, seu desempenho lhe rendeu alguns convites para testes na Fórmula 1.
Ao final desses testes, Ayrton Senna foi contratado pela Toleman, sendo essa a primeira de quatro equipes de que ele fez parte durante os 10 anos em que esteve na Fórmula 1. Por essa equipe ele conquistou alguns resultados surpreendentes, o que lhe rendeu a ida para a Lotus, em 1985. Ele permaneceu na equipe por três temporadas, conquistando seis vitórias no período.
As vitórias de Ayrton Senna pela Lotus aconteceram nas seguintes corridas: Portugal, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, Mônaco e Estados Unidos. Pela Lotus, ele conseguiu chegar ao terceiro lugar no campeonato de pilotos. Em 1988, ele ingressou na McLaren, e nessa equipe alcançou o auge de sua carreira como piloto de Fórmula 1.
Na McLaren, Ayrton Senna se afirmou como um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, conquistando por essa equipe o tricampeonato. Seus títulos foram conquistados em 1988, 1990 e 1991, temporadas em que o piloto brasileiro teve 21 vitórias na Fórmula 1. Ayrton Senna ainda foi vice-campeão da Fórmula 1 nos anos de 1989 e 1993.
Uma das grandes marcas da carreira de Ayrton Senna foi a disputa que ele teve dentro das pistas com o piloto francês Alain Prost. O francês foi colega de equipe de Senna, na McLaren, entre os anos de 1988 e 1989. Ambos disputaram o título de maneira intensa entre os anos de 1988 e 1993, com Senna ganhando por três vezes e Alain Prost ganhando o título em duas ocasiões no período. No total, o francês conquistou quatro títulos de Fórmula 1 (1985, 1986, 1989 e 1993).
A rivalidade entre Senna e Prost foi tamanha que, no final de 1989, o francês decidiu abandonar a McLaren. Depois que Prost se aposentou da Fórmula 1, em 1993, os dois pilotos se aproximaram, demonstrando que a rivalidade entre eles se dava apenas nas pistas.
→ Morte de Ayrton Senna
Ayrton Senna faleceu tragicamente em 1º de maio de 1994, quando disputava o Grande Prêmio de San Marino. A corrida foi marcada pelo acidente de Senna, quando ele perdeu o controle do carro na curva Tamburello. O carro que ele pilotava se chocou contra um muro de concreto, e, poucas horas depois, sua morte foi anunciada.
Ayrton Senna em outras atividades
Fora das pistas, Ayrton Senna gostava de aproveitar o seu tempo livre andando de jet-ski e moto. Ele também praticava o aeromodelismo, sendo colecionador de miniaturas de aeronaves comandadas à distância. Ainda, era empresário, mantendo diversos negócios.
Além disso, ele usava parte da sua fortuna para trabalhos de caridade e doou milhões de dólares para a assistência a crianças de baixa renda. Em meio a uma carreira tão agitada, Ayrton Senna ainda encontrou tempo para escrever um livro, chamado A arte de pilotar, em que traz técnicas de pilotagem. Esse livro foi publicado em 1993.
Ayrton Senna como herói nacional
A carreira de sucesso que Ayrton Senna construiu lhe transformou em um grande ícone do esporte nacional, uma vez que ele tinha habilidades únicas como piloto, demonstrando um estilo arrojado, agressivo e sendo excelente piloto na chuva. Por ter sido um dos pilotos brasileiros de maior sucesso, Ayrton Senna passou a ser um herói nacional. Essa visão do piloto foi reforçada pelo fim trágico de sua vida.
Títulos de Ayrton Senna
A carreira de sucesso de Ayrton Senna fica evidente no grande número de títulos obtidos nas mais diferentes categorias automobilísticas em que competiu. Os títulos conquistados por Senna foram os seguintes:
- Campeonato Paulista de Kart: 1974 e 1976;
- Campeonato Brasileiro de Kart: 1978, 1979 e 1980;
- Campeonato Sul-Americano de Kart: 1977 e 1980;
- Fórmula Ford 1600: 1981;
- Fórmula Ford 2000: 1982;
- Fórmula 3 Inglesa: 1983;
- Fórmula 1: 1988, 1990 e 1991.
Qual foi o legado de Ayrton Senna?
Ayrton Senna é um dos atletas mais populares do Brasil, e o seu sucesso na Fórmula 1 alimentou a paixão brasileira por esse esporte, fazendo dessa categoria de automobilismo uma das mais populares do Brasil. Muitos, inclusive, consideram-no o melhor piloto de Fórmula 1 da história, o que é visto pelos fãs do piloto e da categoria como um feito gigantesco.
Existem fã-clubes de Ayrton Senna espalhados pelo país, o que demonstra a sua popularidade. Por fim, depois da morte do irmão, Viviane Senna fundou o Instituto Senna, que dá continuidade às ações do piloto brasileiro, prestando auxílio a milhões de crianças carentes de nosso país.
Acesse também: Qual é a importância do esporte?
Homenagens a Ayrton Senna
O falecimento de Ayrton Senna chocou o Brasil e foi acompanhado por milhões de pessoas. Sua morte gerou três dias de luto aqui. Seu cortejo foi acompanhado pela imprensa de todo o planeta, e inúmeras homenagens foram feitas ao piloto aqui e em outros países.
A trajetória de Ayrton Senna foi abordada e homenageada no cinema, em seriados de televisão, em documentários, em reportagens jornalísticas, entre outros. Além disso, há esculturas em homenagem a esse piloto, e no Brasil existem logradouros que levam seu nome.
Curiosidades sobre Ayrton Senna
- Em sua carreira de Fórmula 1, Ayrton Senna disputou 161 corridas, vencendo 41 no total.
- A sua primeira vitória na Fórmula 1 aconteceu no Grande Prêmio de Portugal, em 1985.
- No Grande Prêmio do Brasil, em 1991, Ayrton Senna fez tanto esforço físico para terminar a prova que, ao final, não conseguia levantar o troféu, tamanha sua exaustão.
Crédito de imagem
[1]madagascarica / Wikimedia Commons (reprodução)
Fontes
BIZARELO, Rafael. Ayrton Senna: veja as maiores vitóris da carreira na F1. Disponível em: https://ge.globo.com/motor/formula-1/noticia/2024/04/25/ayrton-senna-veja-as-maiores-vitorias-da-carreira-na-f1.ghtml.
PREVIDELLI, Fábio. SENNA X PROST: COMO O 'RIVAL' LIDOU COM A MORTE DE AYRTON, HÁ 29 ANOS. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/senna-x-prost-como-o-rival-lidou-com-morte-de-ayrton.phtml.
REDAÇÃO. Maior rival de Senna, Prost relembra reaproximação tardia e diz que só entendeu o brasileiro quando parou. Disponível em: https://www.espn.com.br/f1/artigo/_/id/6785096/maior-rival-de-senna-prost-relembra-reaproximacao-tardia-e-diz-que-so-entendeu-o-brasileiro-quando-parou.