O rio Parnaíba é um dos mais importantes rios da região Nordeste, uma vez que é o rio que abastece uma parte significativa da região.
Rio Parnaíba é o maior rio totalmente nordestino. Localizado entre os estados do Maranhão e Piauí, o rio, que é o quinto maior do Brasil, com extensão de 1485 km, forma uma rede hidrográfica que se estende por mais de 325 mil km² e abastece uma população de cerca de 4,8 milhões de pessoas.
O aproveitamento econômico é amplo: abrange abastecimento populacional, irrigação de lavouras, pesca, navegação e produção de energia, além do turismo em seu famoso delta, foz que cria canais para o deságue no oceano Atlântico.
Leia também: Rio Nilo — um dos mais importantes cursos d’água do mundo
Resumo sobre o rio Parnaíba
-
Rio Parnaíba é um rio nordestino que separa os estados do Maranhão e Piauí.
-
Nasce na região da Serra da Tabatinga e da Chapada das Mangabeiras.
-
Possui 1.485 quilômetros de extensão e é o maior rio totalmente nordestino.
-
Ao longo do seu curso, apresenta extensões acidentadas e navegáveis.
-
A foz do rio Parnaíba se estabelece em delta, ou seja, braços e canais se formam na região em que o rio deságua no oceano Atlântico.
-
Abastecimento urbano e rural, irrigação de lavouras, produção de energia elétrica, piscicultura e turismo são os principais aproveitamentos econômicos do Parnaíba.
-
A poluição das águas é o maior impacto ambiental no Parnaíba.
Dados Gerais do rio Parnaíba
-
Comprimento: 1.485 quilômetros.
-
Nascente: Serra da Tabatinga / Chapada das Mangabeiras.
-
Principais afluentes: rio Gurgueia, rio Poti, rio Canindé, rio das Balsas, rio Longá, rio Piauí, rio Uruçuí-Preto.
-
Foz: foz em delta.
-
Onde deságua: oceano Atlântico.
-
Área da bacia: 325.834,8 km²
Localização do rio Parnaíba
O rio Parnaíba localiza-se na região Nordeste do Brasil. Nasce em uma região entre os estados da Bahia, Maranhão e Tocantins, na Serra da Tabatinga e da Chapada das Mangabeiras. Resulta da união dos rios Lontra, Curriola e Água Quente.
Mapa do rio Parnaíba
Características do rio Parnaíba
A principal característica do rio Parnaíba é sua grande extensão e o fato de apresentar águas aproveitadas para produção de energia elétrica e navegação. São mais de 240 municípios na região hidrográfica, que dependem de suas águas para abastecimento e, muitas vezes, como via de transporte.
É um rio de declividade acentuada na região de nascente e médio curso. Nos últimos quilômetros de sua extensão, apresenta-se navegável. O seu principal afluente é o rio das Balsas.
Nascente do rio Parnaíba
A nascente do rio Parnaíba está na região da Chapada das Mangabeiras, uma estrutura de relevo que se localiza na divisa de quatro estados: Bahia, Piauí, Tocantins e Maranhão. Na vertente direcionada aos estados do Maranhão e Piauí, nasce o Parnaíba, que é o maior rio totalmente nordestino.
Afluentes do rio Parnaíba
Os afluentes do rio Parnaíba são os rios:
-
Gurgueia;
-
Poti;
-
Canindé;
-
Piauí;
-
Longá;
-
Uruçuí-Preto;
-
Balsas.
Interessante: Balsas é o maior dos afluentes, possuindo mais de 500 km de extensão.
Foz do rio Parnaíba
A foz do rio Parnaíba é uma formação em delta, isto é, o rio se abre em vários braços e canais para desaguar no oceano Atlântico. Trata-se do único delta em mar aberto do continente americano e está entre os três maiores deltas do mundo.
A cidade mais importante da região do delta é Parnaíba, no estado do Piauí. Na região do delta foi instituída a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba.
Bacia do rio Parnaíba
→ Bacia do Alto Rio Parnaíba
A Bacia do Alto Rio Parnaíba é uma região que abrange desde a nascente até a Barragem da Boa Esperança. Ao longo de toda a sua extensão, a bacia do Alto Parnaíba banha regiões do bioma Cerrado, altamente devastado pela expansão da agricultura na região. Ela é constituída pelos rios Parnaíba, Itaueira, Uruçuí-Preto, Gurgueia, Uruçuí-Vermelho e rio das Balsas.
→ Bacia do Médio Rio Parnaíba
A Bacia do Médio Rio Parnaíba é uma região que abrange desde a Barragem Boa Esperança até a foz do rio Poti, em Teresina, capital do Piauí.
→ Bacia do Baixo Rio Parnaíba
A Bacia do Baixo Rio Parnaíba é uma região que abrange desde a foz do rio Poti até o delta, no oceano Atlântico. Nessa região, são encontrados os trechos mais navegáveis do rio Parnaíba.
Qual a importância do rio Parnaíba?
Segundo dados do IBGE de 2011, o vale do rio Parnaíba abrange 279 municípios, sendo 240 cidades inseridas totalmente na região da bacia hidrográfica e 39 parcialmente inseridas. No total, são mais de 4,8 milhões de pessoas servidas com águas da região hidrográfica do Parnaíba.
O Parnaíba apresenta imensa importância econômica, social e ambiental. O turismo é amplamente desenvolvido na região do delta. As águas do rio abastecem as cidades e a zona rural, que vem aumentando a utilização de suas águas na irrigação de lavouras comerciais de grãos e frutas tropicais.
Na porção média do rio encontra-se a Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, a mais importante da região oeste do Nordeste. Além da produção de eletricidade, a barragem da usina permitiu o desenvolvimento da piscicultura pela população ribeirinha.
Veja também: Rio Ganges — um dos rios mais importantes da Ásia
Preservação do rio Parnaíba
O rio Parnaíba enfrenta vários problemas ambientais, que dificultam sua preservação. Os problemas ambientais mais comuns no Parnaíba são aqueles relacionados à irrigação de lavouras comerciais e à utilização maciça de água destinada aos plantios e ao uso de produtos químicos em grande quantidade.
Além disso, as secas prolongadas reduzem o volume de água do rio, comprometendo ainda mais a qualidade de vida e obtenção de recursos das comunidades ribeirinhas que dependem da pesca.
Nos ambientes urbanos, o grande problema está relacionado ao lançamento de esgoto sem tratamento no leito do Parnaíba. Mais da metade das cidades banhadas pelas águas do rio não possuem rede de esgoto eficiente, o que provoca elevado índice de poluição.
Curiosidades sobre o rio Parnaíba
-
A palavra “Parnaíba” tem origem indígena. Significa “rio de águas barrentas” em tupi-guarani.
-
A população local apelidou o rio Parnaíba, carinhosamente, de Velho Monge.
-
É o quinto maior rio do Brasil e o maior localizado totalmente no Nordeste.