Pradarias

Pradaria é um tipo de cobertura vegetal de pequeno porte encontrada em regiões de ocorrência dos climas tropical e temperado.

Na pradaria, há predomínio de vegetação herbácea.

As pradarias são um tipo de vegetação na qual há presença maciça de gramíneas, de modo que o pequeno porte das espécies de gramas e capins é o grande marco fisionômico desse modelo vegetacional.

Localizada majoritariamente nos continentes americano e africano, em regiões de climas tropical e temperado, a pradaria é habitat de várias espécies animais. No Brasil, as pradarias são comuns no estado do Rio Grande do Sul, onde recebem o nome de Pampa gaúcho.

Leia também: As plantas do Cerrado e suas adaptações

Quais são os tipos de pradarias?

Quando se observa apenas a vegetação, as pradarias podem ser classificadas em:

  • Pradarias altas: presença de gramíneas que podem atingir cerca de 2 m de altura. São verificadas em regiões mais úmidas.

  • Pradarias baixas: presença de gramíneas de pequeno porte, sem outros vegetais. São as pradarias tradicionais.

  • Pradarias mistas: marcadas pela diversidade de plantas na composição da paisagem, mas mantendo o padrão das plantas rasteiras.

Qual é a localização das pradarias?

As pradarias acompanham a ocorrência de dois tipos climáticos específicos, o clima tropical e o clima temperado. Suas maiores concentrações estão na América do Sul (Brasil, Argentina e Uruguai), na América do Norte (áreas centrais dos Estados Unidos e Canadá) e na África (em pequenos pontos das regiões onde há o domínio das savanas).

Qual é o clima das pradarias?

As pradarias surgem em regiões de climas tropical e temperado. A diferença entre os dois tipos climáticos influencia na altura das plantas, especialmente se considerada a umidade. Em ambientes mais úmidos, as gramíneas atingem maior porte, enquanto em ambientes com menor umidade, a vegetação segue o padrão do pequeno porte.

Qual é a fauna das pradarias?

Os animais mais comuns das pradarias são os herbívoros. Porém, a fauna é bastante variada, seguindo as diversas formas de pradarias. Há o predomínio de animais de pequeno e médio porte. As espécies mais comuns são roedores diversos, aves e insetos. Na América do Norte, espécies de grande porte são encontradas, sendo exceções, com destaque aos bisões e búfalos americanos.

Qual a diferença entre pradarias e estepes?

As estepes são uma vegetação herbácea típica de clima semiárido.

Pradarias e estepes são vegetações parecidas graças à predominância de plantas de pequeno porte, do tipo herbácea. O que as diferencia é o tipo climático. As pradarias estão localizadas em regiões de climas temperados e tropicais. Por outro lado, as estepes estão presentes em regiões de clima semiárido, de transição entre os climas tropical e desértico.

Saiba também: Caatinga — o bioma brasileiro localizado na região de clima semiárido do país

Existe pradaria no Brasil?

No Brasil, as pradarias ocorrem na região Sul, especialmente no estado do Rio Grande do Sul, onde se destaca como a vegetação predominante, cobrindo cerca de 63% do território. Recebe o nome de Pampa, termo de origem indígena que significa “região plana”, e é considerado um bioma brasileiro.

A pradaria brasileira é caracterizada pela presença de vegetação rasteira, amplamente utilizada para a prática da pecuária de bovinos e ovinos desde o período colonial. Atualmente, o desenvolvimento da agricultura comercial ganha espaço na região da pradaria gaúcha.

Por: Larissa Mesquita

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

George Orwell e suas interpretações
Equações Irracionais
O que é dilatação do tempo?
Contratualismo: Hobbes, Locke e Rousseau
Todas as vídeo aulas

Versão completa