Os pontos cardeais são importantes para a localização e utilização de instrumentos como a bússola e até o GPS.
Os pontos cardeais são pontos ou direções da superfície terrestre elaborados com base no movimento aparente do sol durante os equinócios (período do ano em que dias e noites possuem a mesma duração). Assim, as quatros direções principais que correspondem a esses pontos cardeais são: Norte (N), Sul (S), Leste (E) e Oeste (W), que podem ser devidamente visualizados em uma rosa dos ventos.
Os quatro pontos cardeais na Rosa dos Ventos
Além dos pontos cardeais, existe a combinação entre eles, o que resulta nas direções intermediárias, chamadas de pontos colaterais. A orientação desses pontos obedece ao limiar entre dois pontos colaterais, dando origem a outras quatro direções:
Entre o Norte e o Oeste: Noroeste (NW)
Entre o Norte e o Leste: Nordeste (NE)
Entre o Sul e o Oeste: Sudoeste (SW)
Entre o Sul e o Leste: Sudeste (SE)
Além dos pontos cardeais e dos colaterais, há ainda outros que são resultantes das combinações dessas oitos direções, os chamados pontos subcolaterais, que apresentam um grau de precisão melhor. São eles:
Entre o Norte e o Noroeste: Nor-noroeste (NNW)
Entre o Norte e o Nordeste: Nor-nordeste (NNE)
Entre o Oeste e o Noroeste: Oés-noroeste (WNW)
Entre o Oeste e o Sudoeste: Oés-sudoeste (WSW)
Entre o Leste e o Nordeste: Lés-nordeste (ENE)
Entre o Leste e o Sudeste: Lés-sudeste (ESE)
Entre o Sul e o Sudoeste: Sul-suldoeste (SSW)
Entre o Sul e o Sudeste: Sul-suldeste (SSE)
Rosa dos Ventos com todos os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais
Os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais são muito utilizados pelas bússolas — milenar objeto de localização geográfica. Mesmo as tecnologias mais atuais, como o GPS e os mapas disponibilizados pela internet, necessitam dos pontos cardeais para a orientação de suas disposições cartográficas. Portanto, a compreensão desses pontos é de fundamental importância para aqueles que desejam utilizar esses instrumentos.