A Polônia é um país europeu que passou por muitas mudanças históricas ao longo do tempo, com destaque para as duas grandes guerras mundiais e para o domínio da União Soviética, situações que impactaram diretamente a vida dos poloneses. Na atualidade, a Polônia possui um governo democrático, fator que contribui para a estabilidade política local. O país apresenta uma infraestrutura moderna, que é desfrutada pelos quase 40 milhões de poloneses, assim como pelos turistas que visitam o país.
O turismo é considerado um dos pilares da economia polonesa, junto da produção de bens manufaturados e dos serviços de tecnologia, setores que ajudaram a Polônia a se transformar em uma das economias mais prósperas da Europa. A história e a geografia polonesa, marcada por belezas naturais, atraem turistas de todo o mundo para o país. Os costumes locais também motivam a visita, sendo caracterizados pela influência eslava e pela culinária diversa.
Leia também: Holanda – país europeu que possui 20% de seu relevo abaixo do nível do mar
Dados gerais da Polônia
-
Nome oficial: República da Polônia.
-
Gentílico: polonês ou polaco.
-
Extensão territorial: 312.685 quilômetros quadrados.
-
Localização: leste da Europa.
-
Capital: Varsóvia.
-
Clima: temperado continental.
-
Governo: república parlamentarista.
-
Divisão administrativa: 16 províncias.
-
Idioma: polonês.
-
Religiões:
- 96% (cristianismo);
- 4% (sem religião e/ou ateísmo).
-
População: 37.970.000 habitantes.
-
Densidade demográfica: 122 habitantes/quilômetro quadrado.
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,865 (muito alto).
-
Moeda: zloty.
-
Produto Interno Bruto: US$ 585,7 bilhões de dólares.
-
PIB per capita: US$ 15.420 dólares.
-
Gini: 32,2%.
-
Fuso horário: UTC +1.
-
Relações exteriores:
- Organização das Nações Unidas (ONU);
- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);
- Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Geografia da Polônia
A Polônia está localizada na porção leste da Europa. Esse país faz fronteira com:
-
República Tcheca;
-
Eslováquia;
-
Ucrânia;
-
Belarus;
-
Lituânia;
-
Rússia.
Banhado pelo Mar Báltico, o território polonês é caracterizado pelo predomínio de um relevo plano, com exceção do sul do país, marcado pelas altas montanhas. O clima polonês é temperado, com baixas temperaturas, chuva e a ocorrência de neve no inverno e a elevação da temperatura no verão. Os principais rios poloneses são o Vístula e o Oder.
Com relação à flora, a Polônia ainda possui uma relevante área florestada no seu território, com o predomínio de árvores como carvalhos e pinheiros. Já a fauna é composta por ursos, linces, alces e até mesmo bisões-europeus. Contudo, nos últimos anos, o elevado crescimento urbano e industrial tem contribuído para impactar negativamente o meio ambiente polonês.
História da Polônia
O início do povoamento do território polonês é muito antigo, e o principal marco da fundação da nação remete ao século X, com a chegada da família Piast no poder. Essa família criou uma espécie de dinastia local e manteve o território polonês unido. Por sua vez, ao longo do tempo, fundou-se uma parceria com a vizinha Lituânia por meio da consolidação da chamada Comunidade Polaco-Lituana. Esse acordo ficou marcado pelo grande progresso político, econômico e territorial local.
Porém, após o fim gradual desse período histórico, as potências vizinhas ao território polonês — Alemanha, Rússia e Áustria — dominaram a região até o final da Primeira Guerra Mundial. A Polônia se tornou um país independente em 1918 com o término desse conflito. Já na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha rompeu um acordo com a União Soviética e ocupou todo o território polonês, que posteriormente foi libertado e ocupado pela mesma União Soviética, que instalou um regime comunista no país. Em 1989, com a queda do comunismo, a Polônia promoveu eleições diretas e vem apresentando um grande crescimento econômico e social.
Veja também: Invasão da Polônia e o início da Segunda Guerra
Mapa da Polônia
Demografia da Polônia
A Polônia possui a oitava maior população da Europa. Os poloneses desfrutam de um elevado padrão de vida e mais da metade da população do país é considerada urbana. A maior cidade é a capital, Varsóvia, com mais de 1,5 milhão de habitantes. Além dela, o país possui outras grandes cidades, como Cracóvia e Lodz.
Nos últimos anos, a população polonesa tem diminuído em razão da alta emigração populacional para outros países da União Europeia e, ainda, pela queda da taxa de fecundidade no país.
Economia da Polônia
A Polônia é um país desenvolvido de economia avançada, sendo um dos principais integrantes da União Europeia, maior e mais integrado bloco econômico do globo. A economia é baseada no setor secundário, e as manufaturas são o principal motor da economia polonesa. A Polônia produz diversos bens industrializados, que são vendidos no amplo mercado interno e, ainda, exportados para outros países.
Por sua vez, o setor primário é composto pela produção agropecuária de batata, trigo, beterraba e leite. Já o setor terciário é muito desenvolvido, com destaque para os serviços bancários e de telecomunicações. A Polônia é reconhecida internacionalmente pela mão de obra altamente qualificada, cenário que atrai muitos investimentos em pesquisa e desenvolvimento para o país. Nos últimos anos, outro grande destaque da economia polonesa é o turismo.
-
Turismo na Polônia
A enorme riqueza cultural da Polônia é responsável por incrementar o número de pessoas interessadas em conhecer o país. O turismo vem se tornando umas das principais atividades econômicas do país, que recebe uma média muito alta de turistas estrangeiros. O setor é incentivado por meio da excelente rede logística presente no território, com aeroportos de qualidade, além de uma grande rede de rodovias e ferrovias. O fato de a moeda polonesa ser mais desvalorizada que o euro e o grande número de falantes de inglês, em conjunto com a elevada segurança do país, também favorecem o turismo local.
Na Polônia, os visitantes se concentram nas duas grandes cidades do país, Varsóvia e Cracóvia, que possuem muitas construções e representações do passado polonês. O fato de o país ter passado por duas grandes guerras, além da sua turbulenta história, desperta o interesse dos turistas em conhecer seus prédios, castelos e museus.
Infraestrutura da Polônia
A importância logística da Polônia no contexto da União Europeia é muito grande em razão da localização geográfica do país, que está situado na porção central da Europa. Desse modo, a Polônia fez muitos investimentos em infraestrutura ao longo dos anos, para atrair investimentos e contribuir para o escoamento da produção no bloco europeu.
O país conta com uma moderna rede de rodovias e ferrovias, que foi consolidada por meio de reformas estruturais nos últimos anos e pelo investimento em tecnologia. Da mesma forma, a saúde e a educação no país foram remodeladas após a volta da democracia, sendo de acesso universal para a população.
Acesse também: Suíça — país reconhecido por sua neutralidade política e elevado nível de vida de sua população
Governo da Polônia
A Polônia é uma democracia parlamentarista. O presidente é o chefe de Estado, e o primeiro-ministro é intitulado chefe do governo. A história da Polônia é marcada por inúmeros conflitos políticos e territoriais, mas, nos últimos anos, a partir do processo de democratização, o país vive uma estabilidade política. Desse modo, foram restituídas as instituições democráticas, e o presidente e os membros do Parlamento são escolhidos por meio do voto direto da população.
Cultura da Polônia
A cultura eslava é a principal vertente de influência nos modos e costumes dos poloneses. Além disso, o processo histórico vivenciado pelo país ao longo do tempo fomentou o enriquecimento cultural e a participação de outras culturas europeias na construção da identidade polonesa. A língua polonesa, que é um grande patrimônio do país, foi muito desvalorizada no período soviético, mas voltou a ser amplamente praticada pela população. Na atualidade, a segunda língua adotada pelos poloneses é o alemão ou o inglês, ambas em substituição ao russo.
Por sua vez, os esportes mais praticados são o futebol e o vôlei, e a Polônia possui destaque em nível regional nas competições dessas práticas esportivas. Os poloneses aproveitam os meses de verão para praticarem atividades ao ar livre e desfrutar das riquezas naturais do país. Já a culinária é marcada por alimentos típicos produzidos pela nação, com destaque para carnes e cereais, além dos derivados do leite.