O Produto Interno bruto (PIB) é o cálculo sobre o total de bens e serviços produzidos por um determinado local em um determinado período.
O PIB – Produto Interno Bruto – é a soma de todas as riquezas produzidas em um país ou região durante um determinado período, considerando produções e os serviços realizados pelas empresas instaladas no local, sendo elas estrangeiras ou não.
Como se calcula o PIB?
No Brasil, atualmente, o cálculo do PIB é realizado pelo IBGE e ocorre da seguinte forma: somam-se os bens produzidos no país, incluindo a produção industrial, os serviços prestados e a produção agrícola. Vale lembrar que o cálculo envolve apenas os produtos finais, desconsiderando-se, assim, matérias-primas produzidas e utilizadas internamente. Por exemplo: é considerada a produção somente do carro e não dos materiais produzidos para fabricá-lo.
Em termos de valor, o PIB pode ser nominal ou real. O PIB nominal refere-se ao valor dos produtos com base nos preços correntes, sem considerar a inflação. O PIB Real leva em conta a inflação, ou seja, a valorização relativa das riquezas produzidas.
Existe também o PIB per capita, que nada mais é do que o valor do PIB dividido pela população. Assim, é possível saber, em média, a quantidade de riquezas produzidas por cada habitante.
Calcular e analisar o PIB do país ou de uma região é importante para ter informações referentes ao crescimento econômico. No entanto, o crescimento do PIB não representa o desenvolvimento de um país. Para isso, devem-se levar em conta outros elementos, como investimentos em educação, saúde e a distribuição de renda.