Petróleo

O petróleo é um combustível fóssil de caráter não renovável que deriva da decomposição de matéria orgânica em condições de alta pressão e de ausência de oxigênio.

O petróleo é um recurso natural não renovável que é utilizado para produção de energia e como matéria-prima para a indústria.

O petróleo é um combustível fóssil de origem natural. Caracteriza-se por ser um líquido viscoso, de coloração variável de incolor à preta, com densidade menor do que a densidade da água. Os hidrocarbonetos são os elementos predominantes na composição química do petróleo, que pode conter, ainda, nitrogênio, oxigênio, sais e metais.

Por meio do refino do petróleo, são obtidos alguns elementos importantes, como o gás de cozinha, a gasolina, o óleo diesel e o querosene, muito úteis no nosso dia a dia. O petróleo serve, ainda, como matéria-prima para a indústria, sendo utilizado, por exemplo, na fabricação de plásticos.

Apesar de ser muito importante para a economia e para a geopolítica mundial, o petróleo pode gerar sérios impactos ao meio ambiente, desde a sua extração e transporte até a utilização dos seus derivados. Um exemplo disso é a queima de combustíveis, que emite gases poluentes na atmosfera, e o descarte inadequado de plásticos.

Leia também: Fontes não renováveis e renováveis de energia — quais são elas?

Resumo sobre petróleo

  • O petróleo é um líquido oleoso e viscoso que apresenta densidade inferior à da água e que é encontrado na natureza. Trata-se de um combustível fóssil e de uma fonte não renovável de energia.

  • É composto essencialmente por hidrocarbonetos e por menores quantidades de outras substâncias, como nitrogênio e oxigênio.

  • O petróleo é um recurso natural utilizado para a geração de diferentes formas de energia e como matéria-prima para a indústria, servindo como base para a fabricação de plásticos, borrachas sintéticas, tintas, esmaltes e vários outros produtos.

  • Os derivados do petróleo são obtidos por meio de seu refino. São exemplos de derivados o gás de cozinha, a gasolina, o óleo diesel e o gás de petróleo.

  • A obtenção de petróleo bruto é feita por meio da perfuração de poços, tendo em vista que essa substância fica armazenada em rochas sedimentares encontradas a centenas ou milhares de metros abaixo da superfície.

  • O petróleo tem origem, nos depósitos sedimentares da subsuperfície, a partir da decomposição de matéria orgânica em condições específicas de pressão e de temperatura.

  • Na Antiguidade, já se utilizava o petróleo com diversas finalidades. A exploração comercial em larga escala, no entanto, ganhou forças somente a partir do século XIX.

  • A exploração de petróleo no Brasil cresceu significativamente após a descoberta da camada do pré-sal, anunciada pela Petrobras em 2006.

  • Os derramamentos de petróleo, a emissão de gases poluentes na atmosfera a partir da queima de combustíveis e o descarte inadequado dos resíduos e derivados do petróleo geram impactos negativos ao meio ambiente.

O que é petróleo?

O petróleo é uma substância oleosa, que possui alta viscosidade e densidade menor que a da água, podendo ser incolor ou apresentar coloração escura, que varia dos tons de verde e marrom ao preto.

Trata-se de um recurso natural, ou seja, que pode ser encontrado na natureza, cujo refino (ou fracionamento) dá origem a diversos subprodutos, como o gás natural, a gasolina, o querosene e diversos outros. Assim, o petróleo é considerado uma importante matéria-prima.

Os depósitos de petróleo recebem o nome de reservas, as quais são formadas em rochas sedimentares encontradas no subsolo, tanto sob os continentes quanto sob os oceanos, mais comumente na região da plataforma continental.

O petróleo também pode ser descrito como um combustível fóssil, uma vez que ele é utilizado na produção de combustíveis e de outras substâncias utilizadas para a geração de energia e calor. A classificação como fóssil se dá em decorrência do seu processo de formação. Além disso, o petróleo é uma fonte não renovável de energia, visto que não está presente de forma abundante e infinita na natureza.

Composição do petróleo

O petróleo é formado predominantemente por uma mistura complexa de hidrocarbonetos, que são compostos químicos constituídos por carbono e hidrogênio. Outros elementos, no entanto, são igualmente encontrados na composição química do petróleo.

De acordo com a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a distribuição dos elementos químicos que formam o petróleo acontece da seguinte forma:

Alguns metais, como o ferro e o cobre, são encontrados de forma residual nas amostras de petróleo, podendo estar presente nelas ou não. A mesma situação acontece com os sais, que raramente são identificados. O nitrogênio, por sua vez, aparece no petróleo por meio das aminas, que são moléculas orgânicas derivadas da amônia (NH3).

Para que serve o petróleo?

O petróleo serve tanto como combustível, utilizado na geração de energia, quanto como matéria-prima, empregada na indústria para a produção de novas matérias-primas ou, ainda, de elementos finais. Nesse caso, os subprodutos do petróleo são utilizados na fabricação de plásticos, tintas, solventes, esmaltes, borrachas e tecidos sintéticos, por exemplo.

Derivados do petróleo

Os derivados do petróleo são obtidos por meio do processo de refino (ou refinamento) dessa substância em seu estado bruto, o que acontece no interior das refinarias.

O refino do petróleo nada mais é do que a separação das diferentes frações do petróleo mediante o seu aquecimento a elevadas temperaturas seguido da sua destilação. De acordo com a Petrobras, duas outras etapas compõem o processo de refinamento, que são a conversão das moléculas mais pesadas em moléculas menores e de maior valor e o tratamento para a adequação da qualidade dos subprodutos.

Veja abaixo quais são os derivados do refino do petróleo, conforme os dados da ANP:

Obtenção do petróleo

As reservas de petróleo são encontradas em grandes profundidades nas bacias sedimentares, e esse recurso está armazenado no interior de rochas porosas. Por essa razão, o acesso a elas e a obtenção do petróleo bruto se dá somente por meio do processo chamado de perfuração, que é feito por profissionais qualificados mediante a utilização de uma série de equipamentos técnicos capazes de perfurar as rochas e atingir, muitas vezes, quilômetros abaixo da superfície tanto sob o continente quanto sob as águas oceânicas.

Além de perfurar e perpassar todas as camadas de solo e rocha que compõem a superfície, é necessário exercer a pressão adequada para que o petróleo suba até a superfície. Conforme ressalta a ANP, nem todas as áreas em que há comprovação da existência de petróleo são viáveis de serem exploradas por motivos econômicos ou mesmo técnicos.

A obtenção do petróleo é segue as seguintes etapas:

  • Prospecção: estudo da área e identificação das reservas;

  • Perfuração: marcação dos locais onde existem reservas petrolíferas e perfuração para análise da viabilidade econômica da exploração daquele depósito;

  • Extração: utilização de equipamentos para exercer pressão e bombear o petróleo para a superfície.

O petróleo é extraído por meio das plataformas construídas no continente ou no oceano.

Origem do petróleo

Várias teorias explicam a origem do petróleo. No entanto, a hipótese mais amplamente utilizada e aceita é a de que essa substância se originou a partir da decomposição da matéria orgânica em ambientes onde a pressão é muito alta e há pouco ou nenhum oxigênio disponível.

O petróleo que obtemos hoje foi formado a partir da decomposição de algas, plantas e animais mortos há milhões de anos, cujos remanescentes foram sobrepostos por camadas de sedimentos que, sob enorme pressão, deram origem às rochas sedimentares.

A compressão desse material de natureza orgânica a elevadas temperaturas desencadeia o processo de transformação e de formação dos hidrocarbonetos que, gradualmente, formam o petróleo.

Saiba mais: Carvão mineral — outro combustível fóssil e exemplo de fonte não renovável de energia

História do petróleo

A história do petróleo é muito antiga, visto que há registros da utilização desse recurso natural datando de milhares de anos atrás por parte das civilizações oriundas do Oriente Médio, por exemplo.

As aplicações dadas ao petróleo ao longo da história são bastante diversas, de modo que ele era utilizado na produção de asfalto, na vedação de navios, na confecção de instrumentos e materiais de construção, na geração de eletricidade para a iluminação das vias públicas e na geração de energia para as primeiras indústrias, pensando em um período mais recente.

Foi na China que teve início a perfuração de poços para a obtenção de petróleo, o que se deu entre os séculos I e II da era atual. Os japoneses, por sua vez, identificaram o potencial para a iluminação a partir da queima do petróleo no século VII, enquanto os persas aperfeiçoaram a destilação e produziram o querosene no século IX.

Entretanto, considera-se que a indústria petrolífera moderna e a prospecção de larga escala tenha surgido na Polônia, no século XIX, na década de 1850. Dez anos mais tarde teve início a produção de petróleo nos Estados Unidos, no estado da Pensilvânia, no mesmo período em que foi criada uma das primeiras grandes companhias petrolíferas do mundo, e a maior delas na época, a Standard Oil Company. No Oriente Médio, maior região produtora de petróleo atualmente, as primeiras companhias petrolíferas surgiram no começo do século XX.

A história do petróleo no século XX é marcada, ainda, pela criação da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), criada no ano de 1960 com o objetivo de regulamentar o comércio e a exploração de petróleo no mundo.

O grupo reúne os países detentores das maiores reservas petrolíferas do mundo, além dos principais exportadores do petróleo, que se tornou uma importante commoditie e o motivo de diversas disputas geopolíticas.

Lista com os dez maiores produtores de petróleo do mundo

Veja abaixo quais são os dez maiores produtores de petróleo do mundo:

Petróleo no Brasil

A primeira reserva comprovada de petróleo no Brasil data de 1939, tendo sido encontrada na cidade de Lobato, na região do Recôncavo Baiano.

Entretanto, no século anterior, havia a utilização do petróleo como fonte de energia e eletricidade, além da descoberta de pequenas quantidades, também no território baiano, durante a construção de uma estrada de ferro. Em 1941 teve início a exploração comercial propriamente dita de petróleo no Brasil, o que se deu na cidade baiana de Candeias.

Durante a década de 1950, uma forte campanha nacional pela estatização da produção de petróleo no Brasil deu origem à campanha “O petróleo é nosso”. Dessa mobilização, surgiu a Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A.), empresa fundada no ano de 1954 e que figura hoje entre as principais petroquímicas do mundo.

Vinte anos após a instituição da produção nacional de petróleo, foram descobertas reservas desse recurso na Bacia de Campos, no litoral sudeste, que é atualmente a maior produtora brasileira.

O final da década de 1990 ficou marcado pelo fim do monopólio estatal do petróleo, o que permitiu com que outras empresas passassem a explorar petróleo nas plataformas brasileiras. Atualmente existem dezenas de companhias que realizam essa atividade no país. Podemos afirmar, no entanto, que a Petrobras se mantém como a principal empresa de exploração petrolífera no território brasileiro, consolidando-se especialmente após a descoberta do pré-sal em 2006.

Petrobras e o pré-sal

O principal fato recente da história da exploração do petróleo no Brasil foi a descoberta da camada do pré-sal, anunciada pela Petrobras no ano de 2006

O pré-sal trata-se de uma grande reserva de petróleo, localizada a 7 mil metros de profundidade, abaixo do assoalho oceânico, que se estende do litoral do estado do Espírito Santo até a costa do estado de Santa Catarina, contendo 800 km de extensão.

A estatal brasileira é hoje a principal extratora de petróleo da camada do pré-sal, em que se destaca a produção das bacias de Campos, próximas ao Rio de Janeiro, e de Santos, no litoral de São Paulo.

Em conjunto, o pré-sal responde por aproximadamente 70% de todo o petróleo que é produzido no Brasil, além de representar uma parcela semelhante de todas as reservas do país. Com isso, o país garantiu a sua autossuficiência e passou a integrar a lista dos 10 maiores produtores de petróleo do mundo.

Impactos ambientais causados pelo petróleo

Vazamento de petróleo no litoral da Tailândia, em 2013.

Apesar da importância do petróleo para a economia, para a sociedade e para a geopolítica mundial, a sua exploração e o uso dos seus derivados causam danos ambientais que, muitas vezes, possuem impactos de grande escala. São impactos ambientais causados pelo petróleo:

  • Poluição das águas dos oceanos: decorrente do vazamento de petróleo de plataformas de exploração ou dos navios cargueiros responsáveis pelo transporte, o que afeta a qualidade das águas e a biodiversidade que nelas vivem. Os derramamentos de petróleo geram impactos negativos também para a população das áreas atingidas e para aqueles que dependem diretamente do mar para a subsistência, como os pescadores;

  • Poluição dos solos e das águas (continentais e oceânicas): decorrente do descarte inadequado de derivados do petróleo e produtos feitos a partir de matérias-primas oriundas do petróleo, em especial os plásticos;

  • Poluição atmosférica: decorrente da queima dos combustíveis derivados do petróleo, que emite uma grande quantidade de gases poluentes que podem afetar a dinâmica do tempo local, influenciando na formação de alguns fenômenos atmosféricos, como a ilha de calor e a chuva ácida, e também na dinâmica do clima mundial, com a intensificação do efeito estufa e a aceleração das mudanças climáticas.

Saiba também: Impactos ambientais da mineração — quais são eles?

Exercícios resolvidos sobre petróleo

Questão 1

(Unicamp) O petróleo continua sendo a fonte de energia mais importante do mundo. A posse de reservas, o transporte e a capacidade de refino figuram como elementos de soberania nacional e estratégicos em um mundo extremamente competitivo. Em relação ao petróleo no Brasil, é correto afirmar:

A) As descobertas das reservas nacionais ocorreram a partir dos anos 1980 e a Bacia de Campos (RJ) é hoje a principal produtora do país.

B) A extração nacional é cada dia maior, mas a inexistência de oleodutos exige que o transporte seja realizado por meio rodoviário.

C) A maior produção em terra provém do Estado do Rio Grande do Norte e, em mar, do pré-sal situado entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

D) Apesar de possuir grandes reservas, especialmente com as descobertas do pré-sal, não há refino no país, por isso os derivados são importados.

Resolução:

Alternativa C.

O pré-sal fez com que os campos localizados no litoral sudeste, mais precisamente no estado do Rio de Janeiro e no estado de São Paulo, se destacassem na produção em alto-mar. Já a extração realizada em terra fica a cargo do estado do Rio Grande do Norte, onde a produção fica em torno de 16 mil barris por dia.

Questão

(UECE) As descobertas no pré-sal incluem-se entre as mais importantes em todo o mundo na última década. Essa província é composta por grandes acumulações de óleo leve, de excelente qualidade e com alto valor comercial. Uma realidade que coloca o Brasil em uma posição estratégica frente à grande demanda mundial de energia. O volume produzido por poço no pré-sal da Bacia de Santos está muito acima da média da indústria de óleo e gás: cerca de 36 mil barris de petróleo por dia, em média. No que diz respeito ao petróleo, é correto afirmar que

A) se trata de um combustível fóssil correspondente a uma substância oleosa, cuja densidade é superior à da água e é inflamável.

B) constitui uma mistura de hidrocarbonetos — moléculas de carbono e hidrogênio — que se encontram em estado sólido, em temperatura e pressão ambientes.

C) de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis — ANP —, na composição química do petróleo, só existem carbono e hidrogênio.

D) seus derivados são obtidos a partir do refino realizado por meio de processos químicos, como craqueamento, reforma, alquilação, hidrotratamento, entre outros.

Resolução:

Alternativa D.

O petróleo é formado predominantemente por hidrocarbonetos, mas não somente por eles. A obtenção de seus derivados se dá por meio do refino que, de acordo com a ANP, segue as etapas de craqueamento, reforma, alquilação, extração de aromáticos e hidrotratamento.

Crédito de imagem

[1] jukurae / Shutterstock

Por: Paloma Guitarrara

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Tipos de Frutos | Aula Prática
Termoquímica no Enem: como esse tema é cobrado?
Calor específico (termologia/calorimetria)
Bertrand Russel
Todas as vídeo aulas

Versão completa