A formação e a origem do povo brasileiro se deram basicamente por três cores ou raças: índios, negros e brancos. Com isso, o Brasil ganhou o statusde país miscigenado. O Censo 2010 corrobora com tal statusao realizar o levantamento da população, segundo sua cor ou raça.
Segundo o IBGE, a população predominante brasileira é branca, seguida da parda e logo em seguida da preta*, conforme tabela abaixo. A pesquisa é realizada mediante o que o entrevistado responde, ou seja, se ele se considera branco, pardo, preto, etc.
Fonte: IBGE, Censo 2010
Esses dados são polêmicos e muitos estudiosos os contestam. Mais uma vez, reitero: a população entrevistada responde à qual raça ou cor se sente pertencente.
Quando se comparam dados entre homens e mulheres, verificam-se números equitativos. Excetuando-se as cores ou raças preta e indígena, no restante houve um predomínio das mulheres. Confira a tabela abaixo.
Fonte: IBGE, Censo 2010
A localização das pessoas, por cor ou raça, também foi um dado mensurável pelo IBGE. Aproximadamente 85% da população brasileira vive em zonas urbanas. Obviamente, os dados mostrando essa divisão por cor ou raça não são tão relevantes. Porém, relevam-nos que vem ocorrendo um êxodo rural da população indígena. Confira a tabela.
Fonte: IBGE, Censo 2010
Quando verificada a taxa de alfabetização, nota-se certa discrepância, pois a taxa de alfabetização do Brasil é de 89%. Somente as cores ou raças branca e amarela estão acima da média nacional, enquanto que a preta, a parda e a indígena estão abaixo da média. Confira na tabela abaixo.
Fonte: IBGE, Censo 2010
A renda mensal nominal da população (isto é, o rendimento de uma pessoa por mês) nos mostra que o fator condicionante está sendo o teor de melanina em sua pele. A tabela abaixo mostra o rendimento mensal, em salários mínimos (S.M), dividido por cor ou raça.
Fonte: IBGE, Censo 2010
Atente-se ao fato de que a amostragem é de toda a população pesquisada. Por exemplo, do total de brasileiros que têm rendimento de até um salário, 38,3% são da cor ou raça branca, 10,08% da cor ou raça preta, 1,16% amarela, 49,88% da parda, e 0,41% da indígena. Esse predomínio da cor ou raça branca é explicado, pois ela representa metade da população brasileira.
Note, ainda, que a cor ou raça branca vai aumentando proporcionalmente seu rendimento em relação às outras cores ou raças, enquanto que com as cores ou raças preta e parda o processo é inverso.
Se analisarmos cada raça ou cor separadamente, a situação se mostraria diferente. O abismo entre brancose pretos seria maior. Como exemplo, cita-se o seguinte: do total da população de cor ou raça preta com rendimentos, 34,10% ganha até 1 salário mínimo. Em relação à população branca, essa porcentagem cai para 22,25%.
*O termo “preta”, usadopara designar cor ou raça, é do próprio IBGE, isentando, portanto, qualquer juízo de valor racial da Equipe Alunos Online.