Palmas

Palmas é a capital do Tocantins. É também a capital mais jovem do país. Com população estimada em 313.349 habitantes (IBGE, 2021), trata-se da maior cidade do estado.

Bandeira de Palmas

Palmas é a capital do estado do Tocantins. Sua fundação ocorreu em 1989, e em 1º de janeiro de 1990, a cidade assumiu sua função como capital do estado. Foi planejada para abrigar a sede administrativa do estado, criado pela Constituição de 1988. Trata-se da capital mais jovem do Brasil. Em 2021, já contava com população de 313.349 habitantes, segundo dados do IBGE.

Apelidada de “Terras das oportunidades” e “A caçula das capitais”, Palmas apresenta índices crescentes ligados ao desenvolvimento socioeconômico desde a década de 1990. Possui os maiores índices de qualidade de vida entre todas as capitais dos estados da região Norte.

Leia também: Quais são as capitais do Brasil?

Resumo sobre Palmas

  • Palmas é a capital do estado do Tocantins.

  • Foi planejada com projeto arquitetônico e urbanístico assinado pelos arquitetos Luís Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho.

  • Seu planejamento e fundação ocorreram após o surgimento do estado do Tocantins, oficialmente estabelecido pela Constituição de 1988.

  • Sua construção foi iniciada no ano de 1989, e em 1º de janeiro de 1990 a cidade assumiu função oficial como capital do estado.

  • Em 2021, sua população era de 313.349 habitantes, segundo dados do IBGE. O crescimento demográfico da cidade é acelerado.

  • Localizada na porção central do estado do Tocantins, caracteriza-se pelo clima quente e úmido, relevos variando entre planícies e planaltos e proximidade com o rio Tocantins.

  • A economia da cidade está ligada ao desenvolvimento do setor de serviços, que responde à maior composição de seu PIB, da agropecuária e da indústria.

  • Palmas é uma cidade com grande poder de influência em todo o estado do Tocantins, além do sudoeste do Pará, sul do Maranhão e nordeste do Mato Grosso.

Dados gerais de Palmas

Gentílico: palmense.

Geografia:

  • Área total: 2.227,39km2 (2021).

  • Altitude: 280 m.

  • Fuso horário: hora de Brasília (UTC -3).

  • População total: 313.349 habitantes (IBGE, 2021).

  • Densidade demográfica: 102,90 hab/km2.

  • Clima: tropical semiúmido.

Histórico:

  • Fundação: 1º de janeiro de 1990 como capital do estado do Tocantins.

Localização:

  • País: Brasil.

  • Unidade Federativa: Tocantins-TO

  • Região intermediária: Palmas.

  • Região imediata: Palmas.

  • Região metropolitana: Além da capital, a região metropolitana de Palmas engloba os seguintes municípios: Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Fátima, Ipueiras, Lajeado, Iracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carvalho, Oliveira de Fátima, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Pugmil, Silvanópolis e Tocantínia.

  • Municípios limítrofes: Aparecida do Rio Negro, Lageado, Miracema do Tocantins, Monte do Carmo, Novo Acordo, Porto Nacional e Santa Tereza do Tocantins.

Palmas, capital do estado do Tocantins.

Geografia de Palmas

A cidade está posicionada na região central do estado do Tocantins, que faz parte da região Norte do Brasil. Possui área total de 2.227,39km2. Forma com os municípios de Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Fátima, Ipueiras, Lajeado, Iracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carvalho, Oliveira de Fátima, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Pugmil, Silvanópolis e Tocantínia uma região metropolitana que influencia diretamente todo o estado do Tocantins, além de regiões nos estados do Maranhão, Pará e Mato Grosso.

  • Clima de Palmas

O quadro natural da cidade é marcado pela influência do clima tropical, caracterizado pelas elevadas temperaturas e alta umidade. As temperaturas variam de 30 °C ou mais, no verão, até 16 °C, no inverno, com médias térmicas que ficam em torno de 25 °C.

As chuvas são concentradas nos meses que vão de outubro a abril, somando de 1.600 a 2.000 mm anuais em média, o que caracteriza o clima tropical semiúmido: verões chuvosos e invernos secos.

  • Relevo de Palmas

O relevo de Palmas é caracterizado pelas terras baixas em função da posição territorial em planície fluvial ligada ao rio Tocantins e da presença de planaltos rebaixados, típicos do Planalto Central do Brasil. A altitude média da cidade é de 280 m.

  • Hidrografia de Palmas

Trata-se de um dos aspectos mais marcantes de Palmas. A cidade foi planejada e construída nas proximidades do rio Tocantins. Um lago formado para atender a Usina de Lageado banha a cidade e cria uma paisagem de praias fluviais amplamente aproveitada pela população local e turistas. Entre os outros cursos d’água que passam pelo município destacam-se o rio das Balsas, o ribeirão das Pedras, o ribeirão Taquaruçu, o córrego Macaco e o ribeirão Taquaruçu Grande.

Praia da Graciosa, em Palmas.
  • Vegetação de Palmas

A vegetação original de Palmas é o Cerrado. Ele é caracterizado pela presença de vegetação de pequeno e médio porte, arbustos espaçados, solo coberto por gramíneas, troncos retorcidos, cascas e folhas grossas e raízes profundas que garantem a sobrevivência das espécies durante os meses mais secos do ano. A presença de palmeiras nas áreas mais úmidas também marca a vegetação da capital.

Divisão geográfica de Palmas

Além da região do Plano Diretor da cidade, da região de Taquaralto e dos Aurenys (sede municipal), o município de Palmas também possui dois distritos localizados ao longo da rodovia TO-030, sendo eles os distritos de Taquaruçu e de Buritiana. Além dessas localidades, o distrito de Luziamangues, localizado na margem esquerda do rio Tocantins, também está intrinsecamente ligado a Palmas. Esse distrito está localizado em território do município vizinho de Porto Nacional.

Mapa de Palmas

Economia de Palmas

Segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto do estado do Tocantins em 2018 foi de R$ 35,6 bilhões. Somente a capital concentra cerca de 26,4% do total de riquezas produzidas em todo o estado.

O PIB de Palmas é crescente, e as atividades ligadas ao setor de serviços são as que mais contribuem para a composição do PIB. O setor terciário é responsável por mais de 40% da economia palmense. A agropecuária desenvolvida em todo o estado e a indústria seguem como atividades que formam o total de riquezas de Palmas.

A cidade possui quatro distritos industriais: Distrito Industrial de Palmas, o Distrito Industrial Tocantins I, o Distrito Industrial Tocantins II e o Distrito Industrial de Taquaralto.

Leia também: Belém — dados gerais da capital de outro estado da Região Norte

Infraestrutura de Palmas

A principal via de acesso à capital Palmas é a BR-153, que liga diretamente a cidade aos principais municípios do estado, à região Centro-Oeste e aos estados do Maranhão, Pará e Amapá. Já o Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues é responsável por ligar a cidade por via aérea às demais regiões do país. Entre Palmas e a cidade de Anápolis-GO, a ligação pelo trecho da Ferrovia Norte-Sul favorece o escoamento de produtos agrícolas.

A cidade conta com boa estrutura de transporte público urbano, constituída por linhas de ônibus que circulam por todo o território citadino. Além disso, mais de 90% da população conta com acesso a água tratada e coleta de lixo.

Em 23 de outubro de 2000, foi criada a Universidade Federal do Tocantins, com sede em Palmas. Atualmente, atende a 18.000 alunos em cursos de graduação e pós-graduação.

Demografia de Palmas

A população de Palmas, registrada em 2021 (IBGE), é de 313.349 habitantes. A cidade apresenta forte crescimento demográfico, influenciado sobretudo pelas altas taxas de migração, uma vez que a cidade recebe considerável número de migrantes provenientes do próprio estado e de estados de outras regiões do país.

CENSO

POPULAÇÃO

1991

24.261

2000

137.355

2010

228.332

2021 (estimativa)

313.349

Fonte: IBGE

Palmas apresenta crescimento nos índices de qualidade de vida, sendo hoje a capital da região Norte com os aspectos mais positivos nesse quesito.

Governo de Palmas

Seguindo o padrão de governo instituído no Brasil, Palmas é governada por um prefeito, escolhido pelo voto popular direto, e uma Câmara Legislativa constituída por 19 vereadores.

Cultura de Palmas

A jovem cidade conta com estrutura cultural apoiada em teatros, cinemas, museu e casas de cultura. A prática do ecoturismo, notadamente nas praias fluviais da cidade e em municípios próximos, garante um dos traços mais marcantes da cultura da população palmense.

Leia também: Manaus — dados gerais da capital do Amazonas

História de Palmas

Palmas foi uma cidade planejada para abrigar a sede administrativa do estado do Tocantins que surgiu após a divisão do estado de Goiás em 1988. Sua construção foi iniciada em 1989, com o lançamento de sua pedra fundamental em 20 de maio. O então governador, Siqueira Campos, foi responsável pela abertura da primeira via arterial da cidade.

Em 1º de janeiro de 1990, Palmas assumiu sua função oficial como capital do estado, quando os poderes constituídos foram transferidos da capital provisória, Miracema do Tocantins. O primeiro prefeito de Palmas foi Fenelon Barbosa Sales.   

Por: Larissa Mesquita

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Escravidão Indígena
Doença de Chagas
Camada de ozônio
Calor específico (termologia/calorimetria)
Todas as vídeo aulas

Versão completa