Paisagem

Paisagem é uma categoria de análise da Geografia descrita como tudo aquilo que os nossos cinco sentidos conseguem identificar e interpretar em um determinado recorte espacial.

Tudo o que vemos, sentimos e interpretamos em um determinado espaço recebe o nome de paisagem.

Paisagem é uma importante categoria de análise da Geografia descrita como aquilo que um indivíduo percebe, sente e interpreta em um determinado recorte espacial. A paisagem, portanto, está diretamente relacionada com os sentidos.

Segundo sua composição, a paisagem pode ser classificada como natural quando há a predominância de elementos naturais. Em contrapartida, as paisagens hoje existentes, em sua maioria, são as culturais ou modificadas, formadas por elementos modificados pela ação dos seres humanos sobre o meio.

Leia também: Afinal, o que é espaço geográfico?

Resumo sobre paisagem

  • Paisagem é uma categoria de análise da Geografia.
  • A paisagem é tudo aquilo que conseguimos sentir e interpretar em um determinado lugar.
  • Representa um momento específico, alterando-se em um curto espaço de tempo.
  • É classificada em paisagem natural e paisagem cultural (modificada ou antrópica).
  • Paisagem natural é aquela formada por elementos que sofreram pouca ou nenhuma alteração pela ação antrópica, como geleiras, ilhas desertas, topos de montanhas.
  • Paisagem cultural ou modificada é aquela formada por elementos resultantes da ação dos seres humanos sobre o meio, como as cidades.

O que é paisagem?

Paisagem é uma categoria de análise da Geografia que serve para o estudo do espaço geográfico e para a compreensão de como se dá a sua transformação por meio da ação do ser humano sobre o meio. A paisagem era descrita como tudo o que conseguimos enxergar em um determinado lugar. Essa definição, entretanto, é bastante limitante e não dá a verdadeira dimensão da paisagem.

Entende-se, hoje, a paisagem como tudo aquilo que os nossos sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar) conseguem apreender e interpretar em um recorte espacial. Por conta disso, a paisagem depende da percepção do observador. Além do mais, a paisagem é momentânea: basta um segundo para que haja mudanças em seus elementos, o que transforma totalmente a paisagem e a percepção que temos dela.

Quais são os tipos de paisagem?

A paisagem é classificada em natural ou cultural de acordo com os elementos que a compõem. Entenda melhor o que representa cada um dos tipos de paisagem:

  • Paisagem natural: passou por poucos ou nenhum processo de transformação engendrada pela ação humana. É composta predominantemente por elementos naturais. Dado o atual estágio de evolução do mundo técnico-científico-informacional, e a amplitude da população humana, são raras as paisagens exclusivamente naturais.

    • Exemplo de paisagem natural: geleiras, desertos, ilhas desertas, topos de montanhas e demais regiões do planeta Terra que têm clima severo e condições inóspitas.

Geleiras e áreas de climas extremos são exemplo de paisagem natural.
  • Paisagem cultural: chamada também de paisagem antrópica ou modificada, é aquela que apresenta a maior parte de elementos resultantes da ação dos seres humanos sobre o meio. Trata-se de paisagens intensamente alteradas ou, ainda, formadas por elementos naturais que sofreram, de alguma maneira, com a atividade humana.

    • Exemplo de paisagem cultural: cidades, vilas, plantações, estradas, terrenos cercados, fazendas, pontes, usinas de eletricidade, lagos e praias artificiais etc.

As cidades são o principal exemplo de paisagem cultural.[1]

Elementos da paisagem

Os elementos da paisagem são os componentes que permitem identificar um recorte espacial com base nos sentidos. Tais elementos podem ser tanto naturais quanto modificados ou produzidos pelos seres humanos, o que resulta nos diferentes tipos de paisagens que conhecemos anteriormente.

Embora a paisagem propriamente dita seja imutável, nota-se que, ao longo do tempo, os seus elementos sofrem mudanças. No caso das paisagens naturais, os elementos da natureza passam por um processo muito lento de modificações e transformações, motivo pelo qual a paisagem permanece quase sempre a mesma.

Os elementos da paisagem, natural ou não, podem ser modificados pelos seres humanos ou introduzidos por eles.

As paisagens culturais, em contrapartida, apresentam constantemente elementos que são adicionados, suprimidos ou transformados, o que garante percepções distintas de um mesmo lugar por observadores diferentes. Assim sendo, as paisagens são uma estrutura cumulativa em que é possível identificar a sucessão de tempos (cronológico ou geológico, no caso da paisagem natural) com base em seus elementos.

Quais as diferenças entre paisagem natural e paisagem modificada?

O que difere a paisagem natural da paisagem modificada (cultural ou antrópica) é a preponderância de elementos. No primeiro tipo de paisagem, predominam elementos naturais que sofreram nenhuma ou quase nenhuma modificação pela atividade humana. A paisagem modificada, em contrapartida, é composta essencialmente por elementos que foram introduzidos pela sociedade, sejam eles resultantes da transformação de elementos naturais, sejam criados pela ação antrópica.

Acesse também: O que são os recursos naturais?

Exercícios resolvidos sobre paisagem

Questão 1

(UEMG) Referente à relação entre espaço geográfico e paisagem, assinale a alternativa correta.

A) A paisagem é conhecida por sua alta complexidade e diferentes níveis de hierarquização, além de ser um elemento fundamental de configuração do espaço geográfico, interligando-o ao sistema mundial em tempos de globalização.

B) Conceituada como determinada área da superfície terrestre que apresenta características próprias que a diferenciam das demais, a paisagem, se diferenciada a partir de critérios políticos, sociais, econômicos e culturais, torna-se espaço geográfico.

C) A paisagem contempla elementos culturais, construídos pelo trabalho humano, e naturais, resultantes da ação dos processos da natureza. Já o espaço geográfico materializa todos esses elementos mais as relações humanas que se desenvolvem na vida em sociedade.

D) Qualquer espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder se caracteriza como paisagem. Essa paisagem é compreendida como uma fração ou um recorte do espaço geográfico.

Resolução:

Alternativa C

A paisagem é composta pelos elementos naturais ou culturais, e não apresenta dinamismo. O espaço, ao contrário, conta com o dinamismo da ação social que se reproduz sobre ele constantemente.

Questão 2

(Enem)

Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.

CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).

No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão

A) política de apropriação efetiva do espaço.

B) econômica de uso de recursos do espaço.

C) privada de limitação sobre a utilização do espaço.

D) natural de composição por elementos físicos do espaço.

E) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.

Resolução:

Alternativa E

O trecho evidencia a dimensão subjetiva da paisagem, que depende da percepção dos indivíduos.

Crédito de imagem

[1]alvarog1970 / Shutterstock

Fontes

MOREIRA, Igor. O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 2004, 47ª edição, 3ª reimpressão.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988.

SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Scipione, 2018, 1ª edição.

Por: Paloma Guitarrara

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Cruz e Sousa
Demografia da Ásia
Moluscos
O que é pragmatismo?
Todas as vídeo aulas

Versão completa