A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é um agrupamento que tem como objetivo central o desenvolvimento econômico dos seus países-membros.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma organização institucional que tem como objetivo o desenvolvimento socioeconômico dos seus 38 países-membros. Ela foi criada em um contexto histórico e econômico pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e é formada principalmente por nações de alta renda. Essa organização tem funções e objetivos ligados ao crescimento econômico e ao desenvolvimento social.
Leia também: OMC — organização que tem como objetivo a garantia de condições justas de comércio entre as nações
Resumo sobre a OCDE
-
OCDE é a sigla para Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, uma organização internacional formada por 38 países que tem como grande objetivo o desenvolvimento econômico dos seus membros.
-
Foi inicialmente criada por um grupo de nações europeias como um espaço de diálogo e reconstrução pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
-
Sua função central é estabelecer políticas públicas e acordos diplomáticos de cooperação entre os países-membros.
-
O crescimento econômico e o desenvolvimento social são os objetivos centrais que guiam as políticas estabelecidas pela OCDE.
-
São exemplos de países-membros: Alemanha, França, Itália, Japão, Austrália, Estados Unidos e Canadá.
-
Por ser composta principalmente por nações democráticas de alta renda, ela é conhecida como “clube dos ricos”.
-
Apesar de não ser um dos países participantes da organização, o Brasil é considerado um parceiro estratégico e um membro em potencial.
-
A OCDE possui forte atuação no ramo educacional por considerar a educação fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de uma nação.
Videoaula sobre a OCDE
O que é a OCDE?
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é um agrupamento estratégico que tem como objetivo central o desenvolvimento econômico dos seus países-membros. Essa organização realiza reuniões periódicas, estudos técnicos e desenhos de políticas públicas que versem pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento social mundial. A OCDE é um dos principais blocos de cooperação entre países do mundo.
História da OCDE
A OCDE foi criada em um contexto histórico e econômico pós-Segunda Guerra Mundial, conflito que ocorreu entre 1939 e 1945. Os países do globo, especialmente as nações europeias, buscavam soluções estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico, em um cenário marcado pelas consequências econômicas e políticas de um grande conflito mundial.
Nesse sentido, a OCDE foi fundada com uma visão historicamente capitalista e neoliberal, com vistas a propor uma ampla cooperação entre países, em especial nações desenvolvidas e industrializadas, com o intuito de alcançar grande crescimento econômico e amplo desenvolvimento social. Historicamente, a OCDE reúne nações democráticas e capitalistas.
Inicialmente, o bloco era composto por nações europeias que foram duramente atingidas pelos grandes conflitos mundiais, mas, ao longo dos anos, países de outras regiões foram integrados, com destaque para as nações americanas Estados Unidos e Canadá. A sede atual da OCDE está localizada em Paris (França).
Função da OCDE
A função central da OCDE é estabelecer políticas públicas e acordos diplomáticos de cooperação entre os países-membros da instituição. Essas ações estão ligadas ao objetivo central dessa organização, que é o desenvolvimento socioeconômico das nações participantes do bloco. Nesse sentido, são realizadas reuniões estratégicas e adotadas políticas em conjunto, com o intuito de promover a cooperação entre os países do agrupamento amplamente baseada em uma visão capitalista e democrática de gestão.
Principais objetivos da OCDE
O grande objetivo da OCDE é o desenvolvimento socioeconômico dos países-membros. Nesse sentido, o bloco busca, por meio de diferentes ações, promover o crescimento econômico de suas nações, com destaque para uma visão de economia de mercado, amplamente ligada à lógica capitalista do sistema produtivo e também guiada pelo sistema democrático.
Para além da esfera econômica, a OCDE dedica-se a discutir questões políticas, sociais e ambientais, com forte atuação em setores como a educação e a cultura. Os objetivos da organização assim como as medidas para a sua implementação são amplamente discutidos entre os países-membros por meio de reuniões e ações de cooperação.
A organização trabalha ativamente na produção de dados estatísticos, na realização de estudos técnicos e no desenho de políticas públicas que buscam construir um cenário de bem-estar social atrelado ao crescimento econômico mundial. A OCDE também estabelece parcerias estratégicas com países que não fazem parte formalmente da organização.
Países-membros da OCDE
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) conta com 38 países-membros. São eles:
-
Alemanha
-
Austrália
-
Áustria
-
Bélgica
-
Canadá
-
Chile
-
Chéquia
-
Colômbia
-
Coreia do Sul
-
Costa Rica
-
Dinamarca
-
Eslováquia
-
Eslovênia
-
Espanha
-
Estados Unidos
-
Estônia
-
Finlândia
-
França
-
Grécia
-
Hungria
-
Islândia
-
Irlanda
-
Israel
-
Itália
-
Japão
-
Letônia
-
Lituânia
-
Luxemburgo
-
México
-
Nova Zelândia
-
Noruega
-
Países Baixos
-
Polônia
-
Portugal
-
Reino Unido
-
Suécia
-
Suíça
-
Turquia
Veja também: Opep — organização que administra as políticas petrolíferas em escala mundial
Relação do Brasil com a OCDE
O Brasil é considerado um parceiro estratégico e um membro em potencial da OCDE. Há inclusive diversas discussões recentes sobre a entrada do país na referida organização. O Brasil possui alguns acordos bilaterais com a OCDE, e, ainda, participa de determinadas reuniões com ela. Em razão do seu potencial econômico e do seu papel diplomático, o país é visto como um parceiro importante da organização.
Atualmente, as ações da OCDE no Brasil estão ligadas especialmente ao levantamento de dados estatísticos, à realização de pesquisas qualitativas e à proposição de políticas públicas. Um exemplo de parceria estratégica entre o Brasil e a OCDE são os programas educacionais.
OCDE e a educação
Apesar de sua centralidade econômica, a OCDE também direciona esforços para a questão educacional, vista como fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de uma nação. Nesse sentido, o chamado Comitê de Políticas Educacionais da OCDE é um dos principais espaços do bloco ligados à questão educacional.
A OCDE atua na produção de estatísticas, na construção de projetos e no desenho de políticas que versem pela melhoria da qualidade da educação, não somente entre os países-membros da instituição mas também entre parceiros estratégicos, como o Brasil. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), uma avaliação externa proposta pela OCDE, é um exemplo de atuação desse agrupamento de países no ramo educacional.
Crédito de imagem
Fontes
AGÊNCIA BRASIL. OCDE aprova plano de adesão do Brasil e de outros países ao grupo. Agência Brasil, 10 jun. 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-06/ocde-aprova-plano-de-adesao-do-brasil-e-de-outros-paises-ao-grupo.
BRASIL. Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Banco Central do Brasil, [s.d.]. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/ocde.
BRASIL. Membros e Estrutura Organizacional da OCDE. Ministério da Economia do Brasil, 6 abr. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/ocde/membros-e-estrutura-organizacional-da-ocde.
BRASIL. Sobre a OCDE. Ministério da Economia do Brasil, 16 jul. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/colegiados/ocde/sobre-a-ocde-1/sobre-a-ocde.
BRASIL. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE. Ministério da Educação do Brasil, c2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/480-gabinete-do-ministro-1578890832/assessoria-internacional-1377578466/20746-organizacao-para-a-cooperacao-e-desenvolvimento-economico-ocde.