Moratória

Moratória

Moratória é um ato extremo, no qual um país declara ser incapaz de pagar suas dívidas. Na maioria das vezes, os mesmos solicitam a suspensão temporária dessas obrigações, no entanto, em alguns casos, podem simplesmente se recusar a pagá-las de forma definitiva. Os principais motivos que levam uma nação a tomar essa drástica medida são circunstâncias graves, como guerras, revoluções, profundas crises econômicas, calamidades públicas, etc.

O Brasil, por exemplo, suspendeu o pagamento de sua dívida em 1987. Entretanto, se viu obrigado a recorrer ao FMI (Fundo Monetário Internacional) para renegociar suas obrigações devido à fuga de investimentos estrangeiros no país.


Essa é, justamente, a maior conseqüência deste ato. Em um ambiente globalizado, com economias cada vez mais interligadas e dependentes umas das outras, o país que declara uma moratória unilateral sem o consentimento de seus credores tende a ficar isolado economicamente. Sem dúvidas, uma economia sem investimentos estrangeiros e sem a tecnologia importada de outras nações tende a se estagnar.

 

Por: Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Pré-Enem | Domínios morfoclimáticos do Brasil
Cálculo de pH e pOH
Espelhos esféricos: côncavos
Banalidade do mal | Hannah Arendt
Todas as vídeo aulas

Versão completa