Mineração

A mineração é uma atividade econômica de grande importância, especialmente para o fornecimento de matérias-primas. O Brasil é um dos principais produtores de minério do mundo.

A mineração é uma atividade econômica muito importante para vários países.

A mineração é uma atividade que consiste na extração de minerais do solo e do subsolo, sendo uma atividade que resulta em diversos impactos ambientais em razão da grande transformação da paisagem terrestre. Essa atividade, historicamente de grande importância para a humanidade, é responsável por um grande volume de emprego e renda em diversos países. As indústrias da mineração possuem grande influência e importância em termos políticos e econômicos.

Leia também: Recursos naturais — os elementos da natureza que ainda não sofreram alteração antrópica

Resumo sobre mineração

  • A mineração é uma atividade econômica voltada para a extração de minérios, ou seja, os minerais de interesse econômico.

  • O processo de mineração envolve quatro grandes fases: prospecção, pesquisa mineral, lavra e desativação mineral.

  • A lavra de uma mineração é estabelecida no meio superficial ou no meio subterrâneo conforme a localização da reserva mineral.

  • A mineração é desenvolvida desde os tempos da pré-história como forma de fornecer subsídios para a sobrevivência humana.

  • A atividade mineradora ocupa um lugar de destaque em diversas economias do mundo, com ênfase para as nações em desenvolvimento e emergentes.

  • No Brasil, a atividade mineradora é uma grande geradora de empregos e renda que contribui de forma ativa para o desenvolvimento nacional.

  • As indústrias da mineração no Brasil formam uma parte importante da economia local e possuem grande poder em termos econômicos, políticos e ambientais.

  • A mineração tem o potencial de transformar amplamente a paisagem, impactando de forma direta recursos como água, solo e vegetação.

O que é mineração?

A mineração é uma atividade econômica voltada para a extração de minerais diversos do solo e do subsolo. Parte do setor primário da economia, a atividade mineradora compreende a exploração de minerais de interesse econômico, chamados minérios, como o petróleo, o gás natural, o ferro e o ouro.

Processo de mineração

O processo de mineração é comumente dividido em quatro grandes fases, que compreendem desde a atividade de prospecção e pesquisa sobre a ocorrência e espacialização das jazidas minerais até a atividade de comercialização dos minérios, especialmente voltados para a utilização como matérias-primas na indústria. As quatro grandes fases do processo de mineração são:

  • Prospecção: fase que compreende os estudos preliminares sobre a ocorrência de jazidas minerais na qual é realizada uma pesquisa geológica sobre a viabilidade da atividade mineradora e a retirada de amostras de solo para a verificação da presença de minerais.

  • Pesquisa mineral: é complementar à fase anterior, logo parte das atividades de prospecção e pesquisa para determinar a viabilidade e a produtividade da exploração mineral. Assim, essa fase envolve a avaliação da exploração da mina, por meio da realização de estudos técnicos diversos e pelo plano de manejo da produção mineradora.

  • Lavra: compreende a exploração propriamente dita da mina, ou seja, a retirada dos minerais do solo e do subsolo, assim como o seu beneficiamento para posterior comercialização dos minérios. Nessa fase, são implementados os projetos de exploração da mina que foram desenvolvidos ao longo das fases de prospecção e pesquisa feitas anteriormente.

  • Desativação mineral: é a etapa final do processo de mineração, visto que é nela que ocorre o fechamento da mina. Assim, são realizadas as atividades de encerramento da produção mineral e a adoção de medidas mitigadoras nos impactos ambientais locais, assim como ações de demarcação e sinalização da mina explorada.

Tipos de mineração

Há dois tipos de mineração, que correspondem a dois tipos de lavra, ou seja, duas formas distintas de realizar o processo de extração mineral. Essas duas formas diferenciam-se em razão do ambiente em que é realizada a atividade mineradora.

Lavra a céu aberto

A lavra a céu aberto ocorre na superfície, possibilitando um maior aproveitamento dos minerais, mas com forte influência de condicionantes externos, como o clima e o relevo. São exemplos de formas de exploração de lavras de superfície a cava, a encosta, a fatia e a dissolução.

A lavra a céu aberto é fruto da exploração mineral realizada na superfície terrestre.

Lavra subterrânea

A lavra subterrânea acontece no meio subterrâneo, por meio da exploração de zonas subterrâneas, especialmente por meio de sondas. Esse tipo de mineração é considerado mais custoso e oferece maiores riscos em termos de segurança. São exemplos de formas de exploração em lavras subterrâneas os chamados realces.

História da mineração

A mineração é uma das atividades econômicas mais antigas do mundo, desenvolvida desde os tempos da pré-história como forma de fornecer subsídios necessários para a sobrevivência dos agrupamentos humanos.

Ao longo da evolução das sociedades, houve um forte desenvolvimento da atividade mineradora, especialmente como meio de provimento de matérias-primas para as atividades econômicas. A mineração teve um papel central, por exemplo, no período das Grandes Navegações, com o metalismo, e ainda nas Revoluções Industriais, como forma de obtenção de energia.

Ademais, ela teve amplo protagonismo durante os grandes conflitos mundiais, devido ao fornecimento de bens minerais para a fabricação de artigos industriais diversos, inclusive armamentos, Atualmente, a mineração ainda é uma atividade de grande importância para a economia mundial.

Importância da mineração

A mineração é uma atividade econômica de suma importância, visto que ocupa um lugar de destaque em várias economias do mundo, especialmente em países de base primária, como os em desenvolvimento e emergentes.

Além disso, essa atividade econômica é fundamental para o fornecimento de matérias-primas diversas, que são responsáveis pela produção de bens industrializados. Os materiais usados para geração de energia e construção civil, por exemplo, são amplamente oriundos da mineração.

A atividade mineradora também produz grande volume de empregos e é uma importante geradora de renda, inclusive em pequenos municípios, além de várias economias do globo.

Mineração no Brasil

 Vista superior da maior mina de minério de ferro do mundo, localizada em Carajás, no sudoeste do estado do Pará. [1]

A atividade mineradora possui ampla tradição do Brasil — desde o período colonial, no qual era fortemente baseada na exploração do ouro. Em razão do desenvolvimento da economia brasileira, que passou por fases como a urbanização e a industrialização, a atividade de mineração avançou bastante, tornando-se amplamente diversificada e rentável.

Atualmente, o Brasil é um dos principais produtores de minérios do mundo, com destaque para a produção de ferro, manganês, nióbio e bauxita. O país concentra grandes conglomerados em termos de atividade mineradora ao longo de todo o território nacional, com destaque para os estados de Minas Gerais, Pará, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Amazonas e Rondônia. No Brasil, a atividade mineradora é uma grande geradora de emprego e renda, contribuindo de forma ativa para o desenvolvimento local, especialmente em municípios do interior do país.

Mineração do ouro

A mineração do ouro é uma atividade econômica tradicional, especialmente em países como o Brasil, que passaram por um longo processo de colonização, que teve como uma das atividades pioneiras a exploração desse minério. Nesse contexto, a exploração aurífera ainda é amplamente praticada no interior do país, passando pelos processos de mineração tradicionais, mas também com fortes inovações tecnológicas.

A exploração aurífera pode ser realizada tanto em ambientes superficiais quanto subterrâneos. O ouro é um mineral de grande interesse econômico, que possui diversas aplicações, inclusive sendo utilizado em ornamentos diversos. Atualmente, a produção de ouro está concentrada em países como China, Austrália, Rússia, Estados Unidos e Canadá. Já no Brasil, destaca-se a exploração do ouro em estados como Minas Gerais, Pará e Goiás.

Indústrias de mineração

As indústrias mineradoras correspondem, na atualidade, especialmente à formação de conglomerados industriais, amplamente interligados ao sistema comercial mundial e responsáveis por enormes volumes de produção mineral. Essas indústrias possuem grande importância em termos regionais, já que são importantes geradoras de emprego e renda, e muitas vezes possuem vasto protagonismo local.

Elas correspondem a uma base primordial da cadeia de suprimentos globais, fornecendo recursos fundamentais para a produção de bens diversos. No Brasil, por exemplo, as indústrias da mineração formam uma parte significativa da economia local e possuem grande poder em termos econômicos, políticos e ambientais.

Impactos ambientais da mineração

A poluição da água, do solo e da vegetação é um impacto ambiental gerado pela mineração.

A atividade mineradora gera grandes impactos ambientais, em razão da exploração de larga escala de bens minerais que estão dispostos no ambiente natural. Assim, essa atividade econômica tem o potencial de transformar amplamente a paisagem, por meio da extração de minerais diversos, impactando de forma direta recursos naturais como água, solo e vegetação.

São exemplos de impactos ambientais gerados pela mineração:

  • remoção da vegetação nativa;

  • emissão de poluentes atmosféricos;

  • contaminação dos recursos hídricos;

  • compactação do solo e do subsolo;

  • modificação das condições naturais do relevo;

  • alteração das características químicas do solo;

  • perda da biodiversidade local.

Acesse também: Tragédia ambiental em Brumadinho

Exercícios resolvidos sobre mineração

Questão 1

(Unicentro) A estrutura geológica do Brasil é constituída por bacias sedimentares e escudos cristalinos. Os escudos cristalinos originados nos períodos Arqueozoico e Proterozoico, apesar de não serem majoritários, são importantes porque apresentam grandes riquezas minerais, como

A) sal-gema e carvão mineral, minerais de origem inorgânica.

B) calcário, utilizado na fabricação de cimento.

C) petróleo e ouro em abundância.

D) xisto betuminoso e diamantes.

E) ferro e manganês.

Resolução:

Alternativa E

O Brasil possui uma geologia baseada na presença, entre outros elementos, de escudos cristalinos, estruturas geológicas que favorecem a ocorrência de minerais como o ferro e o manganês.

Questão 2

(Unicentro) A propósito dos recursos minerais brasileiros, é correto afirmar:

A) O sal-gema e o xisto betuminoso, usados na indústria química, são os minerais mais abundantes no país.

B) O carvão mineral encontrado na região Nordeste é puro, do tipo antracito, e tem sua produção destinada à exportação.

C) Os combustíveis fósseis, fonte de energia amplamente utilizada no planeta, são encontrados nas bacias sedimentares.

D) O urânio utilizado nas usinas nucleares brasileiras é extraído em Cascavel, município do Paraná, pois lá estão localizadas as maiores reservas do país.

E) O alumínio extraído da cassiterita é encontrado na Bahia, no Rio Grande do Sul e no Amazonas, e sua exploração é controlada por empresas transnacionais, sendo a atividade econômica que mais agride o meio ambiente.

Resolução:

Alternativa C

A ocorrência de combustíveis fósseis, como o petróleo e o gás natural, está diretamente vinculada à presença de bacias sedimentares.

Crédito de imagem

[1] T photography / Shutterstock

Por: Mateus Campos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Matemática do Zero | Adição e subtração
Teoria das Placas Tectônicas
Replicação do DNA
Jean Bodin
Todas as vídeo aulas

Versão completa