Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, a principal linha imaginária vertical do planeta, é responsável pela contagem inicial da longitude e pela marcação dos fusos horários globais.

O Meridiano de Greenwich é uma das principais linhas imaginárias do planeta.

O Meridiano de Greenwich é o principal meridiano do planeta. Ele está localizado na porção central da superfície terrestre, dividindo o planeta nos hemisférios Leste e Oeste. Essa linha imaginária foi concretizada em razão da necessidade de estabelecer uma padronização das coordenadas geográficas e dos fusos horários. Assim, as suas principais funções são a definição dos fusos horários e a demarcação das longitudes terrestres. Os meridianos, assim como os paralelos, são linhas imaginárias que auxiliam na demarcação das coordenadas geográficas terrestres.

Leia também: Linha do Equador — a linha imaginária que divide o planeta nos hemisférios Norte e Sul

Resumo sobre o Meridiano de Greenwich

  • O Meridiano de Greenwich é uma linha imaginária terrestre vertical que divide o planeta em dois hemisférios.

  • Sua demarcação surgiu com base na necessidade de unificação dos sistemas horários.

  • A definição das coordenadas geográficas e a demarcação dos fusos horários são suas funções.

  • Seu ponto inicial está oficialmente localizado na cidade de Londres (Inglaterra).

  • É o marco inicial do sistema de contagem de horas do planeta, chamado de fusos horários.

O que é o Meridiano de Greenwich?

O Meridiano de Greenwich é uma linha imaginária terrestre que corta o planeta no sentido nortesul. Portanto, ela divide o planeta em dois hemisférios: Hemisfério Ocidental (Oeste) e Hemisfério Oriental (Leste). O Meridiano de Greenwich é o responsável pelo início da contagem das longitudes terrestres e dos fusos horários.

Qual a função do Meridiano de Greenwich?

O Meridiano de Greenwich possui duas funções principais. A primeira está relacionada ao papel das coordenadas geográficas na localização e na orientação pela superfície terrestre. Nesse contexto, o Meridiano de Greenwich serve como marco inicial da contagem das longitudes e também divide os hemisférios terrestres. A segunda grande função do Meridiano de Greenwich está relacionada aos fusos horários, visto que essa linha imaginária é o marco inicial da contagem das horas no planeta.

O marco inicial da contagem das horas é uma das funções do Meridiano de Greenwich.

História do Meridiano de Greenwich

Historicamente, a partir da evolução dos sistemas de transporte e comunicação, houve a necessidade de definir com maior clareza os horários locais dos países. Nesse contexto, foi criado um sistema unificado de coordenadas geográficas que detinha, entre outras funções, a definição dos horários terrestres.

Sendo assim, o Meridiano de Greenwich foi definido como meridiano principal, que marcaria o início da contagem, tanto da longitude quanto dos fusos horários. Essa definição ocorreu por meio da realização da Conferência Internacional do Meridiano, no ano de 1884, na cidade de Washington (Estados Unidos).

Localização do Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich está oficialmente localizado na cidade de Londres (Inglaterra). A definição do nome dessa linha imaginária ocorreu, inclusive, em razão da sua localização, visto que esse meridiano corta o Observatório Real de Greenwich, localizado no bairro Greenwich Park, parte do território londrino.

Em quais países passa o Meridiano de Greenwich?

O Meridiano de Greenwich corta oito países localizados na Europa ou na África. São eles:

  • Inglaterra

  • Argélia

  • Togo

  • França

  • Mali

  • Gana

  • Espanha

  • Burkina Faso

Meridiano de Greenwich e o fuso horário

O Meridiano de Greenwich é o marco inicial do sistema de contagem de horas do planeta, comumente conhecido como fuso horário. A partir dessa linha imaginária, é definido o horário local. O sistema de fusos horários é formado por 24 fusos. Essa divisão se deu em razão da superfície terrestre, que possui 360º, ter sido dividida em 24 fusos, que representam a duração de 24 horas do movimento de rotação. Desse modo, cada fuso horário possui 15º, que corresponde a uma hora terrestre.

Leia também: Quais são os fusos horários do Brasil?

O que são paralelos e meridianos?

Os paralelos e os meridianos são um conjunto de linhas imaginárias que formam a grade de coordenadas da superfície terrestre. Eles podem ser definidos do seguinte modo:

  • Paralelos: são as linhas imaginárias verticais que cortam a superfície do planeta Terra. O principal paralelo é a Linha do Equador. Os paralelos auxiliam no cálculo da latitude do planeta.

  • Meridianos: são as linhas imaginárias horizontais que cortam a superfície do planeta Terra. O principal é o Meridiano de Greenwich. Os meridianos auxiliam no cálculo da longitude do planeta.

Fontes

AVENTURAS NA HISTÓRIA. Por que Greenwich ganhou o posto de meridiano nº1? Uol. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/por-que-greenwich-ganhou-o-posto-de-meridiano-n1.phtml.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Coordenadas geográficas. IBGE. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/o-que-e-cartografia/coordenadas-geogra-ficas.html.

INFOPÉDIA. Meridiano de Greenwich. Infopédia. Disponível em: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$meridiano-de-greenwich.

TERRA. Há 129 anos, meridiano de Greenwich dividia o mundo entre Ocidente e Oriente. Terra. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/ha-129-anos-meridiano-de-greenwich-dividia-o-mundo-entre-ocidente-e-oriente,98d650fef98a1410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html.

Por: Mateus Campos

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Ângulos na Circunferência
Economia da Europa
Maria Bonita | Grandes Mulheres da História
Osmose
Todas as vídeo aulas

Versão completa