Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, Machu Picchu é um sítio arqueológico localizado na Cordilheira dos Andes, no Peru.
Machu Picchu é uma cidade histórica localizada na Cordilheira dos Andes, no Peru. Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, é uma das mais importantes cidades da civilização inca, que habitava a América do Sul antes da chegada dos colonizadores espanhóis. Foi construída no século XV, e suas ruínas, redescobertas em 1911. Desde então, transformou-se em um dos pontos turísticos mais visitados do mundo e reconta, por meio de sua estrutura e construções, a história do Império Inca.
Leia também: Como se formam as montanhas?
Resumo sobre Machu Picchu
-
Machu Picchu é uma cidade histórica, localizada na Cordilheira dos Andes, no Peru.
-
Foi uma das principais cidades da civilização inca.
-
As ruínas revelam a existência de um ambiente rural e um ambiente urbano na cidade dos incas.
-
Foi construída no século XV pela sociedade inca e descoberta pelo explorador estadunidense Hiram Bingham em 1911.
-
Em 2007, foi eleita uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. E é, também, Patrimônio Mundial declarado pela Unesco.
-
A Trilha Inca é uma estrada construída pelos incas que ligava Machu Picchu a Cusco. Trata-se de uma das trilhas mais visitadas por turistas de todo o mundo.
-
Machu Picchu é o ponto turístico mais visitado em toda a América Andina.
Localização de Machu Picchu
A cidade de Machu Picchu está localizada na Cordilheira dos Andes, no Peru, a 2400 m de altitude. Ela está situada a cerca de 130 km da cidade de Cusco.
Características de Machu Picchu
As principais características de Machu Picchu estão ligadas às estruturas e formas de suas construções, que atualmente são vistas em ruínas. As estruturas são formadas por grandes blocos rochosos e revelam o elevado grau de conhecimento da antiga civilização inca. São casas, aquedutos, templos religiosos, degraus para a prática da agricultura e praças.
Com a análise das ruínas é possível perceber a existência de dois setores devidamente marcados na antiga cidade: uma porção urbana e uma porção rural, onde se praticava a agricultura pela técnica de jardinagem ou terraceamento (plantios em degraus nas encostas íngremes das montanhas).
História de Machu Picchu
Machu Picchu é uma cidade que foi construída na primeira metade do século XV pela sociedade pré-colombiana inca.
Em 1911, foi redescoberta por Hiram Bingham, um explorador estadunidense e estudioso de Arqueologia. Durante vários anos, as expedições aumentaram, e as escavações na localidade revelaram as ruínas da antiga cidade inca.
Ao longo do século XX, muitas estruturas foram parcialmente restauradas, e Machu Picchu se tornou uma das localidades peruanas mais visitadas por estudiosos e turistas de todo o mundo. Em 1983, a Unesco declarou a cidade de Machu Picchu como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade. Em 2007, foi eleita como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Trilha Inca em direção a Machu Picchu
A Trilha Inca é um caminho que leva a Machu Picchu partindo das proximidades de Cusco. O caminho conhecido como “trilha longa” possui 43 km de extensão e é uma das trilhas mais percorridas por turistas de todo o mundo. Ao longo do caminho, é possível visualizar outras ruínas da sociedade inca: Llactapata.
A Trilha Inca é apenas um dos caminhos criados pelos incas na América do Sul. O conjunto total é conhecido como “Os caminhos incas”, que somam mais de 60 mil quilômetros conhecidos atualmente. Esses caminhos ligavam diversos pontos do território inca a Cusco, a principal cidade do antigo império.
A rede de estradas passava pelos territórios do Equador, Peru, Chile e Bolívia, e foi amplamente utilizada pelos colonizadores espanhóis durante seu processo de povoamento e exploração da América do Sul.
Qual a importância de Machu Picchu?
Machu Picchu reúne diversos conhecimentos acerca do grandioso Império Inca, a sociedade pré-colombiana mais avançada da América do Sul. Por meio de sua estrutura e construções, descobriu-se muito sobre a organização política e social da civilização inca.
→ Turismo em Machu Picchu
O turismo se transformou na principal atividade em Machu Picchu. As ruínas são visitadas desde sua redescoberta em 1911. É o principal polo turístico de toda a região da América Andina. O ponto de partida é a cidade de Cusco, no Peru, que possui ampla rede hoteleira e infraestrutura de transportes. O caminho até Machu Picchu é feito por carros, ônibus, trem e a pé, pela Trilha Inca.
Para garantir a segurança dos visitantes e a manutenção das estruturas históricas, em 2019 foram estabelecidas regras para a visitação de Machu Picchu, de modo que os turistas são separados em grupos que entram e saem seguindo um rígido controle horário.
Saiba mais: Hernán Cortés e a conquista do Império Asteca
Curiosidades sobre Machu Picchu
-
Durante a visita turística, é possível observar 196 pontos em Machu Picchu.
-
Machu Picchu está localizada a 13° 9’ 47” de latitude sul e 72° 32’ 44” de longitude oeste.
-
Alguns estudos apontam que Machu Picchu foi construída levando em conta conhecimentos avançados em Astronomia. Diversas construções são alinhadas de forma perfeita com o azimute solar nos solstícios.
-
Outra curiosidade de Machu Picchu que evidencia a evolução nos conhecimentos incas diz respeito ao sistema de drenagem das águas das chuvas, que conferia às construções a solidez necessária em uma área comumente afetada por terremotos.
-
Machu Picchu significa “velha montanha” na antiga língua quéchua.
Crédito de imagem
[1] Paulo José Soares Braga | PrePara Enem