Influência da latitude sobre o clima

A latitude interfere no clima em função das diferenças de radiação solar sobre a superfície terrestre.

As variações de latitude interferem nas características climáticas das regiões

A latitude é uma coordenada geográfica calculada através da medição da distância, em graus, de um determinado ponto da Terra em relação à Linha do Equador. Trata-se de uma série de linhas imaginárias traçadas horizontalmente sobre a Terra, das quais a principal é a própria Linha do Equador, responsável por dividir o planeta nos hemisférios norte e sul. Além dela, outras latitudes também são importantes, como os Trópicos de Câncer e Capricórnio, além dos Círculos Polares Ártico e Antártico.

Como o Equador representa a latitude 0º, por convenção, as regiões mais próximas a essa linha são consideradas de latitudes baixas e as regiões mais afastadas, ou seja, mais próximas aos polos da Terra, são consideradas de latitudes altas.

Mas qual é a relação entre as latitudes e o clima?

Para responder a essa pergunta, primeiramente é preciso compreender a importância dos raios solares na dinâmica climática da Terra. Como eles incidem de forma diferenciada sobre a superfície terrestre, diferentes zonas de aquecimento formam-se em nosso planeta, as chamadas zonas térmicas.


Representação esquemática das zonas climáticas em um equinócio

Conforme podemos observar na imagem acima, temos três principais zonas térmicas no hemisfério norte e no sul respectivamente, formando as zonas polares, as zonas temperadas e as zonas tropicais. Elas existem em virtude das diferenças em relação à incidência dos raios solares sobre a superfície terrestre, onde agem de forma mais intensa à medida em que estiverem próximas da Linha do Equador.

Por essa razão, conclui-se que, quanto mais próximos estivermos do Equador, mais intensos serão os efeitos do sol e, consequentemente, maior tende ser a temperatura. Em outras palavras, diz-se que: quanto menores as latitudes, maiores as temperaturas; e quanto maiores as latitudes, menores as temperaturas. São, portanto, variáveis inversamente proporcionais.

A latitude interfere somente nas variações de temperatura?

Não. Além das temperaturas, as variações de latitude interferem também na pressão atmosférica. Isso porque as regiões que recebem mais calor costumam dispersar as massas de ar, uma vez que essas ficam mais aquecidas e elevam-se na atmosfera, dispersando-se logo em seguida.

Desse modo, depreende-se daí uma outra relação, dessa vez diretamente proporcional: quanto menores as latitudes, menor a pressão atmosférica, e quanto maiores as latitudes, maior a pressão atmosférica.

Essa relação explica, por exemplo, a existência dos ventos alísios, que são aqueles que sopram sempre em direção à Linha do Equador. Assim como toda e qualquer massa de ar, eles se movimentam das zonas de maior pressão para as zonas de menor pressão que, no caso, são as regiões equatoriais.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Formação de Palavras: Composição
OMS: Organização Mundial da Saúde
Meristemas | Histologia Vegetal
Forças de Van der Walls | Forças intermoleculares
Todas as vídeo aulas

Versão completa