Iceberg é um grande bloco de gelo, constituído por água doce, que flutua nos oceanos, especificamente nas regiões mais frias do planeta.
Iceberg é um bloco de gelo com grandes proporções que flutua nos oceanos das regiões mais frias do planeta Terra. É formado por meio do desprendimento de parte das geleiras das regiões oceânicas. Constituído por água doce, a maior parte de um iceberg encontra-se submersa, apenas uma nona parte pode ser vista fora da água.
Para a navegação, um iceberg representa um perigo em função do risco de choque com as embarcações. O aquecimento global — a elevação acelerada das temperaturas médias da Terra — tende a formar mais icebergs, pois o derretimento da água em estado sólido passa a ser mais intenso.
Leia também: Tsunami — um fenômeno caracterizado pela formação de ondas gigantes
Resumo sobre iceberg
-
Iceberg é um bloco de gelo de grande extensão que flutua nas águas geladas do planeta Terra.
-
É formado por meio do desprendimento de parte das geleiras existentes nas regiões polares.
-
É constituído por água doce.
-
Seu derretimento não promove aumento no nível do mar. Isso ocorre apenas porque o volume de água congelada se transforma em água em estado líquido.
-
O aquecimento global influencia na formação de um maior número de icebergs, pois o fraturamento das geleiras é mais rápido.
-
O maior perigo de um iceberg está relacionado à navegação marítima: o possível choque com embarcações é sempre um temor.
-
O maior iceberg do mundo se formou na região da Antártida.
O que é iceberg?
Iceberg é um grande bloco de gelo que se forma por meio da fragmentação das geleiras, encontradas nas regiões mais frias do planeta Terra. Possui enorme extensão e apresenta como uma característica marcante o fato de que flutua no oceano e sua maior parte fica submersa. Essa característica já se tornou uma expressão conhecida: “apenas a ponta do iceberg”, fazendo menção ao fato que o que se pode visualizar dessas estruturas é apenas uma pequena porção delas que se encontra fora da água.
Os icebergs são formados nas regiões polares da Terra, ou seja, nos polos Norte e Sul. São deslocados pela força dos ventos e das correntes marítimas, e suas rotas tendem a levá-los para as regiões dos trópicos.
O tamanho de um iceberg pode variar de centenas de metros até quilômetros em largura. Pode atingir até 45 metros em espessura.
Formação do iceberg
A formação de um iceberg é um processo natural. Ocorre por meio do desprendimento de porções das geleiras ou de bancadas de gelo, comuns nas regiões polares. As fraturas ocorrem nas bordas das grandes estruturas de gelo e estão relacionadas ao movimento constante das ondas e à temperatura.
A imagem a seguir ilustra a formação de um iceberg:
Composição do iceberg
Os icebergs são formados por água doce presente nas geleiras existentes nas regiões polares. Nesse sentido, é bom lembrar como a água — o componente predominante na Terra, com cerca de 70% da constituição da sua superfície — se distribui no planeta:
Os gráficos mostram que a água doce presente na Terra corresponde a apenas 2,5% do total, e a maioria dessa porcentagem está concentrada nas geleiras e neves eternas (existentes nos topos das montanhas), representando 69,2% do total da água que não é salgada. Assim, podemos compreender por que a existência dos icebergs é comum e numerosa no mundo, devido à grande existência de geleiras.
Relação entre o iceberg e o nível do mar
O derretimento de um iceberg não provoca aumento no volume da água do mar. Isso é explicado pelo fato de que ocorre apenas uma mudança no estado da água: de sólido para o líquido, uma vez que o bloco de gelo estava, em sua maior parte, submerso no oceano.
No entanto, o derretimento acelerado das geleiras como um todo pode provocar esse aumento no nível do mar porque boa parte desse gelo está presente nas porções continentais da Terra. Nesse caso, ocorre aumento no nível da água existente nos oceanos e mares.
Veja também: Como é o relevo submarino?
Relação entre o iceberg e aquecimento global
Fenômeno que se caracteriza pela elevação acelerada das temperaturas médias da Terra, o aquecimento global tem uma relação direta com os icebergs. Com temperaturas mais altas, os icebergs se formam com maior facilidade. As geleiras que dão origem ao iceberg passam por processos de fraturas mais acelerados.
Ao mesmo tempo, se, por um lado, o aquecimento global provoca aumento no número de icebergs, por outro, os icebergs tendem a derreter com mais velocidade, por conta de mais calor e águas oceânicas mais aquecidas.
Qual o perigo dos icebergs?
O maior perigo dos icebergs incide sobre a navegação marítima. A possibilidade de choques contra embarcações forçou a criação de instituições internacionais de cientistas que são encarregados de estudar, localizar e monitorar os grandes blocos de gelo. Normalmente, quando um iceberg se desloca por uma região de grande trânsito de embarcações, sua destruição acontece por meio de explosivos.
Maior iceberg do mundo
O maior iceberg do mundo se formou em maio de 2021, quando uma superfície de 4320 km2 de gelo se desprendeu da Antártida. Trata-se do iceberg A-76, três vezes maior que a cidade de São Paulo.
Ao iniciar seu processo de deslocamento, o A-76 se fragmentou em três outros icebergs. O maior deles foi nomeado de A-76 e vem se deslocando da região da Antártica rumo à América do Sul.
Curiosidades sobre os icebergs
-
Você já se perguntou como os icebergs, que são blocos de gelo enormes, podem flutuar nos oceanos? Pois bem, a resposta está relacionada com a densidade da água doce e da água salgada. A densidade da água doce, que forma o iceberg, é menor que a densidade da água do oceano, e, por isso, o iceberg flutua.
-
O mais famoso evento relacionado a um iceberg foi o naufrágio do Titanic, em 14 de abril de 1912. Na época, o maior navio de passageiros do mundo chocou-se contra um iceberg no Atlântico Norte e naufragou, provocando uma tragédia com cerca de 1500 vidas perdidas.
Crédito de imagem
[1] Agência Espacial Europeia / Programa Copernicus / Wikimedia Commons (reprodução)