Geografia do Brasil

A Geografia do Brasil é o ramo da ciência geográfica que estuda especificamente os aspectos físicos e humanos brasileiros, como clima, vegetação, demografia e economia.

O Brasil possui uma grande diversidade de aspectos geográficos físicos e humanos.

A Geografia do Brasil é um ramo da ciência geográfica que estuda os aspectos físicos e humanos do território brasileiro. O Brasil é uma república federativa formada por 26 estados e um Distrito Federal. O país possui grande diversidade em termos de clima, vegetação, relevo e hidrografia. A ocupação humana do território brasileiro resultou em grandes diferenças em termos econômicos e populacionais. O estudo da Geografia do Brasil é fundamental para caracterizar os aspectos geográficos do território brasileiro.

Leia também: Quais são as capitais do Brasil?

Resumo sobre a Geografia do Brasil

  • A Geografia do Brasil é área da ciência geográfica que identifica e analisa as características físicas e humanas do território brasileiro.

  • A Geografia do Brasil é importante pois é o campo de estudo da ciência geográfica que permite caracterizar o território brasileiro.

  • O Brasil é uma república federativa que possui divisões político-administrativas compostas por 26 estados e um Distrito Federal.

  • O relevo do Brasil é predominantemente composto por formações de planalto, além do registro de planícies e depressões.

  • A vegetação do Brasil é formada por seis grandes biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampa.

  • O clima do Brasil é formado por diferentes tipos climáticos associados especialmente a variações do clima do tipo tropical.

  • A hidrografia do Brasil é dividida em 12 grandes bacias hidrográficas, também chamadas de regiões hidrográficas, formadas por vários rios.

  • A população do Brasil, de cerca de 200 milhões de habitantes, é dividida de forma bastante desigual ao longo do território nacional.

  • A economia do Brasil é bastante heterogênea, com destaque para a produção de bens primários e para a diversidade do parque industrial.

O que se estuda na Geografia do Brasil?

A Geografia do Brasil estuda os aspectos físicos e humanos brasileiros. Nesse contexto, essa área da ciência geográfica identifica e analisa as características do território brasileiro em temas como clima, vegetação, relevo, hidrografia, demografia e economia. A Geografia do Brasil está focada em entender a distribuição dos aspectos geográficos físicos e humanos no território nacional.

Regiões e estados do Brasil

O Brasil é uma república federativa formada por 26 estados e um Distrito Federal. Os estados brasileiros, conforme o formato de regionalização mais atual feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está dividido em cinco regiões. A lista abaixo apresenta todas as 27 unidades federativas do Brasil:

ESTADO

REGIÃO

CAPITAL

Acre

Norte

Rio Branco

Amazonas

Norte

Manaus

Rondônia

Norte

Porto Velho

Roraima

Norte

Boa Vista

Amapá

Norte

Macapá

Pará

Norte

Belém

Tocantins

Norte

Palmas

Mato Grosso

Centro-Oeste

Cuiabá

Mato Grosso do Sul

Centro-Oeste

Campo Grande

Goiás

Centro-Oeste

Goiânia

Distrito Federal

Centro-Oeste

Brasília

Maranhão

Nordeste

São Luís

Piauí

Nordeste

Teresina

Ceará

Nordeste

Fortaleza

Rio Grande do Norte

Nordeste

Natal

Paraíba

Nordeste

João Pessoa

Pernambuco

Nordeste

Recife

Alagoas

Nordeste

Maceió

Sergipe

Nordeste

Aracaju

Bahia

Nordeste

Salvador

Minas Gerais

Sudeste

Belo Horizonte

Espírito Santo

Sudeste

Vitória

Rio de Janeiro

Sudeste

Rio de Janeiro

São Paulo

Sudeste

São Paulo

Paraná

Sul

Curitiba

Santa Catarina

Sul

Florianópolis

Rio Grande do Sul

Sul

Porto Alegre

O mapa político é o utilizado para representar as divisões político-administrativas de uma localidade. O cartograma abaixo apresenta o Mapa Político do Brasil:

O Brasil está dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. (Fonte: IBGE)

Características do relevo do Brasil

O relevo do Brasil é predominantemente formado por formações de planalto, especialmente por feições geomorfológicas mais antigas bastante modificadas pelos agentes externos, como a erosão. Há ainda no território brasileiro a presença de formações de planícies e depressões, comumente associadas com outros aspectos físicos, como a proximidade de áreas litorâneas e vales fluviais. O relevo do Brasil não registra a presença de montanhas. O Mapa Físico do Relevo do Brasil apresenta as principais características geomorfológicas do território brasileiro:

Formações do relevo brasileiro. (Fonte: IBGE)

Características da vegetação do Brasil

A vegetação do Brasil é muito diversificada em razão da vasta extensão territorial do país em conjunto com outros aspectos físicos do espaço natural, como o clima. Há no Brasil seis grandes biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampa. O Mapa Físico da Vegetação do Brasil apresenta as principais características da cobertura vegetacional do território brasileiro:

Os biomas brasileiros abrigam diferentes tipos de vegetação. (Fonte: IBGE)

Além disso, existem no país vegetações de faixa de transição entre os biomas e, ainda, porções de ambientes antropizados, ou seja, que foram modificados pela ação humana. Há também o chamado Sistema Costeiro-Marinho, que engloba todo o litoral brasileiro.

Veja também: Quais são as massas de ar que influenciam o clima do Brasil?

Características do clima do Brasil

O clima do Brasil é predominantemente tropical, especialmente em razão da localização latitudinal do território nacional, em uma faixa climática central da superfície terrestre. Porém, diversos outros fatores influenciam no clima regional, logo o país registra diversos tipos climáticos, influenciados por elementos e fatores como altitude, latitude, umidade, entre outros. O Brasil conta com cinco grandes tipos de clima. O Mapa Físico do Clima do Brasil apresenta os tipos climáticos que ocorrem no território brasileiro:

O Brasil registra diferentes tipos climáticos. (Fonte: IBGE)

Aspectos da hidrografia do Brasil

A rede hidrográfica brasileira é bastante complexa em razão da grande quantidade de cursos de água que cortam o território do país. O Brasil é um dos países com maior concentração de água doce do planeta. A hidrografia do Brasil é dividida em 12 grandes bacias hidrográficas, que são recortes regionais formados por uma extensa rede de cursos de água, capitaneadas por um rio principal. O Mapa Físico de Hidrografia do Brasil apresenta as regiões hidrográficas do território brasileiro:

A hidrografia do território brasileiro se divide em 12 grandes regiões, como mostra o mapa. (Fonte: IBGE)

Aspectos da população do Brasil

A população do Brasil é uma das maiores de todo o mundo, visto que supera a marca de 200 milhões de habitantes, um número populacional absoluto bastante significativo em nível mundial. Porém, essa população está dividida de forma bastante desigual ao longo do território nacional, com destaque para a porção centro-sul do país, a faixa litorânea, as capitais estaduais e as regiões metropolitanas. A densidade demográfica é a variável geográfica que permite avaliar a distribuição populacional pelo território de um país. O Mapa Político da População do Brasil apresenta as principais características demográficas do território brasileiro:

A população brasileira está distribuída no território de maneira desigual. (Fonte: IBGE)

Aspectos da economia do Brasil

A economia do Brasil é bastante diversificada. O país possui um grande destaque na produção de bens primários, como artigos agrícolas e minerais; um parque industrial bastante heterogêneo, com destaque para a indústria de transformação; e um setor de serviços bastante amplo, especialmente nas áreas mais urbanizadas. A análise da distribuição espacial das atividades econômicas permite avaliar a economia brasileira por meio do Produto Interno Bruto (PIB). O Mapa Político da Economia do Brasil apresenta as principais características econômicas do território brasileiro:

Os três setores da economia ocupam diferentes posições de destaque nos estados brasileiros. (Fonte: IBGE).

Qual a importância da Geografia do Brasil?

A Geografia do Brasil é importante pois é o campo de estudo da ciência geográfica que permite identificar e analisar a distribuição espacial das principais características físicas e humanas do território brasileiro. Portanto, por meio desse campo de estudo é possível traçar estratégias para o desenvolvimento socioeconômico do país, além de ações em âmbitos diversos, como a preservação do meio natural. A Geografia do Brasil é fundamental para promover o maior conhecimento do território brasileiro e entender as suas particularidades geográficas físicas e humanas.

Saiba mais: Polígono das Secas — área de extrema aridez e estiagem no território brasileiro

Exercícios resolvidos sobre a Geografia do Brasil

Questão 1

(Uece 2019) “Uma das principais características que distinguem os climas da porção Sul do restante do país é a sua maior regularidade na distribuição anual da pluviometria, associada às baixas temperaturas do inverno.”

Mendonça, F. Climatologia, noções básicas e climas do Brasil. São Paulo. Oficina de Textos. 2007.

Essas características, que definem o clima subtropical úmido presente na região Sul do Brasil, são resultantes da

a) combinação da atuação das massas de ar polar atlântica (MPA) e equatorial atlântica (MEA).

b) associação entre posição geográfica, relevo e atuação dos sistemas atmosféricos intertropicais e polares.

c) atuação de massas equatoriais continental e marítima (MEC e MEAN).

d) área de transição entre os climas quentes e úmidos, que predominam mais ao norte, e tropicais da região Sudeste.

Resolução: Alternativa B

O clima subtropical presente no extremo sul do Brasil é fruto de aspectos geográficos, com destaque para a posição latitudinal em uma zona temperada, a existência de massas de ar mais frias e a presença de condicionantes de relevo mais suaves.

Questão 2

(Uece 2015) Considerando as tipologias macroclimáticas do Brasil, é correto afirmar que o clima que predomina na porção norte do Brasil, compreendendo os estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Amapá, e parte do Mato Grosso e Tocantins, e que é controlado pelos sistemas atmosféricos massa equatorial continental e atlântica, e pela zona de convergência intertropical é o clima

a) equatorial.

b) tropical litorâneo do Nordeste oriental.

c) subtropical úmido.

d) tropical úmido-seco.

Resolução: Alternativa A

O tipo climático presente no Norte do Brasil é o equatorial. Esse tipo climático é caracterizado pelas elevadas temperaturas e pelas volumosas chuvas.

Fontes

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Mapas do Brasil. Atlas Escolar do IBGE. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/mapas-atlas/mapas-do-brasil.html

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Conheça o Brasil – Território. IBGE Educa Jovens. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/20591-introducao.html

Por: Mateus Campos

Assista as nossas videoaulas:

Seções de Geografia do Brasil

Artigos de Geografia do Brasil

Últimas Aulas

Fontes não renováveis de energia
Fotossíntese: fase escura
REVISÃO Forças Intermoleculares | “Pagode das Interações”
John Rawls e a Teoria da Justiça
Todas as vídeo aulas

Versão completa