Gana, um dos países economicamente mais estáveis da África, resguarda em sua história e cultura as marcas do processo de escravidão em terras brasileiras.
Gana é um país localizado na África Ocidental que faz fronteira com a Costa do Marfim, a oeste, com Burkina Faso, ao norte, e com Togo, a leste. Ao sul, é banhado pelo Golfo da Guiné, situado no Oceano Atlântico. Possui uma área territorial total de 238.540 km², onde habitam 25.545.939 pessoas, o que perfaz uma densidade demográfica de 107 habitantes para cada quilômetro quadrado.
O território atualmente correspondente a Gana foi dominado pelos portugueses durante o século XVI e serviu como mão de obra escrava para as terras portuguesas na América do Sul, o Brasil. Parte de sua costa marítima também foi comandada por holandeses, ingleses, suecos, dinamarqueses e alemães.
Já no século XIX, o Reino Unido passou a ter o domínio da região, exercendo sobre ela o seu controle até a sua independência no ano de 1957, quando foram incorporadas as antigas províncias da Costa do Ouro e de Togolândia para dar surgimento à atual Gana.
Após a abolição da escravidão no Brasil, uma parte dos escravos oriundos da região voltou para as suas terras de origem, constituindo o grupo afro-brasileiro Tabon, que ainda hoje mantém laços étnicos e históricos com a cultura brasileira.
Casa do povo Tabon, que se transformou no museu “Casa do Brasil em Acra” ¹
O clima de Gana é caracterizado pela influência da maritimidade. Nas zonas litorâneas, o tipo climático é o úmido, com um índice médio maior de pluviosidade ao longo do ano. Nas zonas continentais, mais ao norte, o clima é o tropical seco.
A economia de Gana conta com uma ampla disponibilidade de recursos minerais para a exportação, dos quais se destacam a extração de ouro, que corresponde a quase metade dos negócios exportadores, além de diamante, magnésia e bauxita. A agricultura é o setor que ocupa a maior parte da população, cerca de 55% dos trabalhadores, contribuindo com 22,7% do Produto Interno Bruto. A principal área de atividade do país é a de serviços, que responde por mais da metade do PIB ganês. Além disso, desde os anos 1980, o país conta com um amplo crescimento industrial e no campo do turismo.
Dados de Gana*
Extensão territorial: 238.540 km²
Localização: África Ocidental
Capital: Acra
Idioma oficial: Inglês
Atual presidente: John Dramani Mahana
População: 25.545.939 habitantes
Densidade demográfica: 107 hab/km²
Taxa média anual de crescimento populacional (2010-2015): 2,2%
População residente em área urbana: 52%
População residente em área rural: 47%
População subnutrida: 4%
Calorias consumidas: 3.150 Kcal/dia
Esperança de vida ao nascer: 65 anos
Domicílios com acesso à água potável: 86%
Domicílios com acesso à rede sanitária: 14%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,558
Moeda: Cedi
Produto Interno Bruto (PIB): 40,7 bilhões de dólares
PIB per capita (2011): 1.605 dólares
Gastos Públicos com educação: 5,3%
Gastos Públicos com saúde: 3,1%
* Dados do IBGE países com referência a 2013
____________________________
¹ Créditos da imagem: Moises.on / Flickr (commons)