G8

Os países do G8 geram quase 70% da riqueza mundial, são os principais acionistas dos grandes organismos financeiros do planeta.

Bandeiras dos Países Integrantes do G-8 e da União Europeia

O G8 é formado pelos sete países mais industrializados do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Japão) além da Rússia. Esse grupo realiza reuniões com os chefes de Estado de cada país integrante para debaterem assuntos econômicos, políticos, ambientais e sociais.

A criação desse grupo teve início em 1975, quando o então presidente da França, Giscard d´Estaing, convidou os chefes de Estado dos países mais ricos do planeta para a realização de uma reunião informal. Essa primeira reunião ocorreu no castelo francês Rambouillet, e contou com chefes de governo de seis países: Alemanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Japão. O assunto tratado naquela ocasião foi a crise do petróleo e as suas consequências.


No ano seguinte, uma nova reunião do grupo foi realizada, dessa vez houve a inserção do Canadá, assim a organização ficou conhecida como G-7. As reuniões passaram a ocorrer anualmente. Durante anos, os integrantes permaneceram os mesmos, somente em 1998 a Rússia passou a ser membro do grupo.

A Federação Russa participa dos encontros desse grupo desde 1990. No entanto, sua participação ocorria como país observador. Sua inclusão definitiva no grupo, em 1998, se deu por motivos estratégicos, pois a Rússia não está entre as maiores potências econômicas mundiais, porém, possui um grande arsenal atômico, fato que tem grande importância na geopolítica mundial. Mas algumas limitações foram impostas à participação da Rússia, que não participa das reuniões envolvendo os ministros das finanças e dos bancos centrais.

Juntos, os países do G-8 geram quase 70% da riqueza mundial. São os principais acionistas dos grandes organismos financeiros do planeta, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

Durante os encontros do G-8, várias manifestações ocorrem. Protestos de pessoas que atribuem a esse grupo questões como a desigualdade social mundial e problemas ambientais são frequentes. Existem também os grupos que são contra as políticas de globalização e neoliberalismo adotadas pelos países do G-8.

Por: PrePara Enem

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Graça Aranha: vida e obra
Mudanças climáticas
Guerra Civil Espanhola
Impulso nervoso
Todas as vídeo aulas

Versão completa