G20

G20 é um fórum de cooperação internacional formado atualmente por 19 países e dois blocos regionais que buscam o fortalecimento de suas economias e o desenvolvimento em comum.

O G20 é o fórum de cooperação econômica internacional que reúne as maiores economias desenvolvidas e emergentes do mundo, incluindo o Brasil.

G20 (ou Grupo dos 20) é um fórum de cooperação econômica internacional formado por 19 países emergentes e desenvolvidos e dois blocos regionais, a União Europeia e a União Africana. Criado no ano de 1999, o G20 tem como objetivo o fortalecimento da economia mundial e a garantia do desenvolvimento socioeconômico de seus países-membros mediante o estabelecimento de alianças diplomáticas e laços de cooperação entre eles. O Brasil é um dos membros do G20, e sediou a Cúpula do G20 na cidade do Rio de Janeiro em 2024.

Leia também: G8 — o Grupo dos 8

Resumo sobre o G20

  • G20 (ou Grupo dos 20) é um fórum de cooperação internacional que reúne as maiores economias desenvolvidas e emergentes do mundo.
  • O G20 se originou no ano de 1999 em meio a um contexto de crises econômicas regionais.
  • O G20 é formado por 19 países e dois blocos regionais: a União Europeia e a União Africana. O Brasil é um dos membros desse fórum.
  • Os objetivos do G20 são o fortalecimento da economia mundial e o desenvolvimento socioeconômico por meio da cooperação entre as nações emergentes e desenvolvidas.
  • As reuniões do G20 são chamadas de cúpulas, e acontecem todos os anos desde 2008. A cidade do Rio de Janeiro foi sede da cúpula do G20 de 2024.
  • A presidência do G20 é rotativa, e é ocupada pelo líder do país-sede da cúpula do grupo.
  • O Brasil ocupou a presidência do G20 em 2024, e nela reforçou seu protagonismo internacional e o seu importante papel na diplomacia entre países emergentes e desenvolvidos.

O que é o G20?

O G20 (Grupo dos 20) é um fórum internacional de cooperação que reúne as principais economias desenvolvidas e emergentes do mundo atual. O foco desse importante grupo de países é o seu desenvolvimento interno e o fortalecimento mútuo de suas respectivas economias nacionais. Para que isso seja alcançado, os representantes dos países do G20 realizam reuniões anuais que visam alinhar seus propósitos e elaborar medidas que sejam benéficas para todos, almejando o equilíbrio econômico internacional e a harmonia sociopolítica e territorial em todo o mundo.

Países integrantes do G20

O G20 é atualmente composto por 19 países e dois blocos econômicos: a União Europeia e a União Africana. A União Africana é o membro mais recente do grupo, tendo a sua participação aprovada no ano de 2023. Confira, a seguir, todos os países que fazem parte do G20:

Membros do G20

África do Sul

China

Coreia do Sul

Alemanha

Estados Unidos

México

Arábia Saudita

Índia

França

Argentina

Indonésia

Turquia

Austrália

Itália

França

Brasil

Japão

União Europeia

Canadá

Reino Unido

União Africana

Quais os objetivos do G20?

O G20 tem como objetivo principal o fortalecimento de suas respectivas economias nacionais e também da economia mundial, bem como o restabelecimento do equilíbrio econômico do sistema econômico internacional. Para isso, o grupo conta com reuniões anuais em que são colocadas em pauta estratégias, políticas e mecanismos de desenvolvimento e de cooperação que beneficiam tanto os membros do grupo quanto as demais nações do planeta, haja vista os laços econômicos e diplomáticos que permeiam as relações internacionais.

Sabemos, entretanto, que a economia não se realiza de maneira isolada no espaço geográfico. Ela depende, também, das esferas social, cultural e ambiental para seu pleno funcionamento, principalmente quando pensamos que um dos objetivos do G20 é a promoção do desenvolvimento socioeconômico de seus membros.

Pensando nisso, as reuniões mais recentes do G20 incluíram as medidas de cunho ambiental como uma de suas prioridades, visando à adoção de métodos sustentáveis de produção econômica e de desenvolvimento de maneira a reduzir os impactos do aquecimento global e alcançar a justiça ambiental.

Reuniões do G20

As reuniões do G20 são importantes para a discussão das medidas a serem implementadas pelos países-membros de modo a alinharem suas políticas econômicas, principalmente, e as suas ações para a cooperação em setores-chave, como o ambiental. Os líderes e representantes dos membros do G20 se reúnem todos os anos desde 2008, e essa reunião recebe o nome de Cúpula do G20.

As cúpulas são realizadas sempre no país que está com a presidência no ano em questão. Por exemplo: em 2024 o Brasil assumiu a presidência do grupo, e a Cúpula do G20 foi realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). No ano de 2025 será a vez do mais novo membro do grupo, a África do Sul, sediar uma reunião do G20. Confira, na tabela a seguir, quando e onde aconteceram as cúpulas do G20 desde 2008:

Reuniões do G20

Ano

Sede

Cidade

2008

Estados Unidos

Washington, D.C.

2009 (Abril)

Reino Unido

Londres

2009 (Setembro)

Estados Unidos

Pittsburgh

2010 (Junho)

Canadá

Toronto

2010 (Setembro)

Coreia do Sul

Seoul

2011

França

Cannes

2012

México

San José del Cabo e Los Cabos

2013

Rússia

São Petesburgo

2014

Austrália

Brisbane

2015

Turquia

Serik

2016

China

Hangzhou

2017

Alemanha

Hamburgo

2018

Argentina

Buenos Aires

2019

Japão

Osaka

2020

Arábia Saudita

Riad

2021

Itália

Roma

2022

Indonésia

Nusa Dua

2023

Índia

Nova Déli

2024

Brasil

Rio de Janeiro

2025

África do Sul

(a definir)

Presidência do G20

A presidência do G20 é rotativa, e o posto é assumido pelo líder do país escolhido para sediar e organizar a cúpula do grupo no ano seguinte ao corrente. Todos os países do G20 são divididos em subgrupos regionais, e são esses subgrupos que escolhem quem será o próximo presidente por meio de um consenso. Por conseguinte, selecionam também qual país sediará a reunião. Procura-se, nesse sistema, alterar a liderança de acordo com grupos regionais, sempre alternando entre eles.

No ano de 2024, o Brasil ocupou a presidência do G20, que era da Índia no ano anterior. Durante a Cúpula do G20 realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o líder brasileiro entregou a presidência do grupo para o líder da África do Sul.

Brasil no G20

Líderes mundiais posam para a foto na reunião do G20 que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) em 2024.

O Brasil tem sido um dos atores internacionais mais importantes da atualidade, e a sua condução da Cúpula do G20 realizada no Rio de Janeiro (RJ) em 2024 apenas reforçou o papel desempenhado pelo país na diplomacia mundial.

Analistas de política internacional avaliaram como positivos os esforços de estabelecimento de arranjos multilaterais por parte do Brasil, bem como a inclusão de temas sensíveis e considerados controversos no meio político e econômico, em especial para as nações desenvolvidas, como a taxação dos super-ricos.

A sustentabilidade ambiental, o conflito entre Israel e o Hamas (que geraram uma profunda crise humanitária na Palestina) e a transição energética foram igualmente abordados na reunião realizada no Brasil. Aliás, o Brasil é um dos protagonistas mundiais no que diz respeito ao debate sobre as mudanças climáticas e as estratégias para combater o aquecimento global, pontos que se tornaram relevantes durante a reunião do G20.

Considerado uma nação emergente, o Brasil se tornou, nesse sentido, um porta-voz das economias emergentes e subdesenvolvidas dentro do G20, trazendo luz para pautas fundamentais que garantam fortalecimento desses países em conjunto com o cumprimento dos demais objetivos do Grupo dos 20.

Acesse também: O que é Brics?

Origem e história do G20

O G20 surgiu no ano de 1999 como um fórum para reunir os ministros da Economia e de Finanças, e também os chefes de instituições financeiras nacionais, para restaurar o equilíbrio da economia mundial.

O final do século XX, contexto em que o G20 foi formado, ficou marcado por crises econômicas sucessivas em diversas partes do mundo, e que castigaram tanto nações desenvolvidas quanto nações emergentes. Por essa razão, era urgente discutir a conjuntura econômica e buscar meios de se cooperar para restabelecer o controle e colocar as economias nacionais novamente no trilho para o seu desenvolvimento.

Inicialmente o G20 era conhecido como G20 Financeiro, tendo em vista a sua composição. Entretanto, no ano de 2008, uma nova crise econômica, dessa vez de escala mundial, desafiou o sistema internacional e fez com que esse fórum, antes dedicado aos chefes de finanças de cada território, passasse a receber os chefes de Estado.

Assim, o G20 se transformou no principal mecanismo de discussão e cooperação econômica internacional. Naquele mesmo ano, foi realizada a sua primeira reunião em Washington, D.C., nos Estados Unidos. O grupo representa, hoje em dia, mais de 80% do PIB mundial e abriga quase toda a população do planeta, o que apenas reforça suas dimensões e importância.

Fontes

G20. Disponível em: https://www.g20.org/en/.

G20 – Background Brief. Disponível em: https://www.g20.org/content/dam/gtwenty/gtwenty_new/about_g20/G20_Background_Brief.pdf.

LÉON, Lucas Pordeus. Consenso do G20 é vitória do Brasil e do multilateralismo. Agência Brasil, 19 nov. 2024. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-11/consenso-do-g20-e-vitoria-do-brasil-e-do-multilateralismo.

REDAÇÃO. Cúpula do G20 no Brasil destaca avanços em temas econômicos e climáticos. Jornal da USP, 21 nov. 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/cupula-do-g20-no-brasil-destaca-avancos-em-temas-economicos-e-climaticos/.

Por: Paloma Guitarrara

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Quem foi Adolf Hitler?
Destilação fracionada
Óptica no Enem: como esse tema é cobrado?
1984, de George Orwell, e a origem do termo Big Brother
Todas as vídeo aulas

Versão completa