G 20 Financeiro

Representantes dos países que integram o G 20

Criado em 1999, o grupo dos 20 é um fórum de debate sobre assuntos financeiros internacionais. Sua criação ocorreu no final de uma década marcada pela instabilidade econômica e várias crises financeiras, principalmente na Ásia, México e na Rússia.

O G 20 substituiu o G 33, e atualmente é composto por Ministros da área econômica e presidentes dos bancos centrais de 19 países: os que integram o G8, além de 11 nações emergentes. Fazem parte do G 20: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido, Rússia, Brasil, Argentina, México, China, Índia, Austrália, Indonésia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul e Turquia. A União Europeia, em bloco, é o membro de número 20, representado pelo Banco Central Europeu e pela presidência rotativa do Conselho Europeu. O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, assim como os Comitês Monetário e Financeiro Internacional e de Desenvolvimento, por meio de seus representantes, também participam das reuniões do G 20.


Os principais objetivos do grupo são: fortalecimento da economia mundial; promover o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável em escala global; eliminação de restrições no movimento de capital internacional; privatizações; flexibilidade no mercado internacional.

A formação desse grupo foi de fundamental importância para o reconhecimento da representatividade econômica dos países em desenvolvimento no cenário internacional. As nações emergentes estão, através dos fóruns, tendo a possibilidade de maior participação nas decisões econômicas mundiais.

Além do G 20 financeiro, que reúne representantes de países desenvolvidos e países em desenvolvimento, existe outro G 20, que é composto apenas por nações emergentes. Ele é conhecido como G 20 comercial, pois seus objetivos principais são as relações comerciais. O grupo tem como objetivo principal a elaboração de planos para defender os interesses agrícolas dos países em desenvolvimento diante das nações ricas.

A representatividade mundial do G 20 financeiro é muito grande, pois, somados todos os países membros, eles possuem aproximadamente 90% do produto bruto mundial, 80% do comércio internacional e cerca de 65% da população do planeta.


No dia 2 de abril de 2009, ocorreu a reunião do G 20 em Londres, capital da Inglaterra. No entanto, pouco se definiu sobre economia mundial nesse fórum, que por sua vez ficou marcado por manifestações de grupos antiglobalização, onde 60 manifestantes foram presos, vários feridos e um morto.

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Tempos verbais compostos
Por que a gasolina aumenta tanto no Brasil?
Viagens no tempo: Mito ou verdade?
10 mulheres da filosofia que você precisa conhecer
Todas as vídeo aulas

Versão completa