Fusos horários são as vinte e quatro divisões da Terra utilizadas para medir o tempo, de forma que cada fuso representa uma hora e apresenta 15º de longitude. O Brasil, desde 2008, possui três fusos horários, conforme podemos observar no mapa acima.
Percebe-se com a observação do mapa que os fusos não seguem as distâncias e as divisões estabelecidas pelas longitudes, pelas quais teoricamente eles são guiados. Isso acontece para adaptar os horários adotados nas diferentes áreas de um mesmo território.
A porção oeste, por exemplo, dos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, que deveria se encontrar no fuso -2GMT, encontra-se no fuso -3GMT, para não ficar com uma hora de diferença em relação à maior parte do país. O nome desse tipo de convenção, utilizada para adaptar os fusos horários, é hora legal.
O primeiro fuso horário do Brasil (-2GMT) encontra-se em duas horas de atraso em relação ao Meridiano de Greenwich e abrange algumas ilhas pertencentes ao território brasileiro, como Fernando de Noronha, Atol das Rocas e outras.
O segundo fuso horário do Brasil (-3GMT) é o fuso oficial do país, uma vez que nele se encontra a maior parte do território brasileiro e a capital Brasília. Encontra-se três horas atrasado em relação a Greenwich.
O terceiro fuso horário do Brasil (-4GMT) abrange metade do Pará e os estados de Roraima, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O Acre, que antes fazia parte do fuso -5GMT, juntamente à parte do Amazonas, desde 2008, também se encontra no fuso -4GMT.
_______________________
¹ Fonte da Imagem: IBGE