Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina. Caracterizada pelo elevado índice de qualidade de vida, é um destaque na região Sul do Brasil.
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina. Sua fundação envolve o processo de povoamento da região Sul do Brasil. O território é dividido em uma porção insular e uma porção continental.
Clima subtropical e vegetações de Mata Atlântica, mangues e restinga são características de sua geografia. O litoral dá à cidade um posto turístico. O turismo é uma das principais atividades econômicas da cidade e, com os serviços diversos, administração pública e indústria, sustenta o PIB do município.
A população estimada pelo IBGE em 2021 é de 516.524 habitantes e é marcada pelo elevado índice de qualidade de vida. Florianópolis apresenta o maior Índice de Desenvolvimento Humano entre as capitais brasileiras.
Leia também: Quais são as capitais do Brasil?
Resumo sobre Florianópolis
-
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina.
-
A cidade foi fundada em 23 de março de 1623 e alcançou sua emancipação em 23 de março de 1726.
-
Sua geografia é marcada pela presença do clima subtropical e por três tipos de vegetações: Mata Atlântica, mangues e restingas.
-
Sua economia acompanha o padrão das grandes cidades do mundo: maior geração de riquezas pelo setor de serviços. A administração pública e a indústria são as atividades que também se destacam na geração do Produto Interno Bruto (PIB) da capital.
-
É a capital com o maior Índice de Desenvolvimento Humano, medido em 0,847 no ano de 2019, e sua população é de 516.524 habitantes (estimativa IBGE, 2021).
-
Sua demografia é marcada pela forte presença dos imigrantes europeus, especialmente portugueses açorianos, italianos e alemães, que migraram em massa para a cidade a partir do século XVII.
[publicidade_omnnia]
Dados gerais de Florianópolis
-
Gentílico: florianopolitano
-
Área total: 674.844 km2 (2021)
-
Altitude: 3 m
-
Fuso horário: UTC−3
-
População total: 516.524 habitantes (estimativa IBGE, 2021)
-
Densidade demográfica: 623,68 hab/km2
-
Clima: subtropical, mesotérmico úmido
-
Fundação: 23 de março de 1673
-
Emancipação: 23 de março de 1726
-
País: Brasil
-
Unidade federativa: Santa Catarina – SC
-
Região intermediária: Florianópolis
-
Região imediata: Florianópolis
-
Região metropolitana: Florianópolis
-
Municípios limítrofes: São José
-
Divisão geográfica de Florianópolis: Sede; Barra da Lagoa; Cachoeira do B. Jesus; Campeche; Canasvieiras; Ingleses; Lagoa da Conceição; Pântano do Sul; Ratones; São João do Rio Vermelho; Ribeirão da Ilha; Sto. Antônio de Lisboa.
Mapa de Florianópolis
Geografia de Florianópolis
Florianópolis é uma cidade dividida geograficamente em duas porções: insular e continental. É considerada, portanto, uma capital insular (ilha), uma vez que a maior parte do território está concentrada na área fora do continente. A área total da cidade é de 674.844 km2 e a porção insular corresponde a 97,23% de seu território.
-
Clima de Florianópolis
Predomínio do clima subtropical com características típicas, como verões e invernos bem marcados em relação às temperaturas e chuvas relativamente bem distribuídas ao longo do ano. A temperatura média é de 21 ºC, e as chuvas, de 1700 mm anuais.
-
Vegetação de Florianópolis
A vegetação original é de Mata Atlântica, parcialmente devastada em função do crescimento do espaço urbano desde o processo de colonização. As atividades desenvolvidas ao longo dos séculos, especialmente a agropecuária, são responsáveis pelo desmatamento da vegetação original. O desenvolvimento de projetos ambientais, como o SOS Mata Atlântica, e a criação de Unidades de Conservação no município garantem a presença da vegetação em partes da cidade. Por ser uma cidade litorânea, a presença de manguezais e restingas é constante ao longo da costa.
-
Hidrografia de Florianópolis
A hidrografia é caracterizada pela ausência de grandes rios. O aspecto marcante é a presença de uma grande laguna de água salgada, a Lagoa da Conceição, e uma grande lagoa de água doce, a Lagoa do Peri.
Leia também: Região Sul — dados da região composta por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Demografia de Florianópolis
Segundo a estimativa para 2021 do IBGE, Florianópolis tem população de 516.524 habitantes. É o segundo município mais populoso do estado de Santa Catarina, sendo Joinville o mais populoso. Encontra-se na 48ª posição de cidade mais populosa do Brasil. A região metropolitana de Florianópolis, 21ª maior do país, concentra 1.209.818 habitantes, segundo as estimativas do IBGE para 2021.
Dois fatores especiais chamam atenção em relação à população de Florianópolis: os elevados índices de qualidade de vida e a forte presença de descendentes europeus. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o indicador que mede a qualidade de vida de uma população. Varia de 0 a 1, e Florianópolis apresentou o valor de 0,847 em 2019, representando o maior IDH entre as capitais brasileiras.
A presença de imigrantes europeus na composição étnica da população de Florianópolis se dá em função da migração de portugueses açorianos, italianos e alemães a partir do século XVII, estabelecendo uma forte influência dos costumes europeus na população da cidade. Ao longo do século XX, a cidade atraiu brasileiros de todas as regiões, o que contribuiu para a formação de uma sociedade mais diversificada do ponto de vista étnico.
Veja, a seguir, o crescimento populacional de Florianópolis, de acordo com dados do IBGE:
Censo |
População |
1872 |
25.709 |
1900 |
32.229 |
1920 |
41.338 |
1940 |
46.771 |
1950 |
51.317 |
1960 |
98.520 |
1970 |
138.337 |
1980 |
187.880 |
1991 |
255.390 |
2000 |
342.315 |
2010 |
421.203 |
Estimativa 2021 |
516.524 |
Economia de Florianópolis
Florianópolis figura entre os cem municípios mais ricos do Brasil. Seu Produto Interno Bruto (PIB) superou os R$ 21 bilhões no ano de 2019 (IBGE), e a atividade que mais gera renda na cidade é o setor de serviços, seguido pelas riquezas geradas pela administração pública e indústria.
O turismo é uma importante atividade econômica desenvolvida em Florianópolis e compõe o setor de serviços. Além das belas e bem estruturadas praias, a cultura proveniente das imigrações europeias atrai turistas em função da arquitetura, da culinária e das festas típicas.
Infraestrutura de Florianópolis
Florianópolis é reconhecida como uma cidade bem servida em setores de saneamento básico e urbanização adequada: 87,8% (2010) das residências possuem serviços de água tratada e esgoto adequados, e mais da metade das residências tem presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio.
O turismo, uma das atividades econômicas mais importantes de Florianópolis, incrementa o transporte rodoviário e aéreo da cidade, que conta com a presença do Aeroporto Internacional Hercílio Luz.
O sistema educacional da cidade é responsável pelos elevados índices de escolaridade da população: 98,4% da população com idade entre 06 e 14 anos frequentam a escola regularmente, segundo o IBGE, e o município conta com mais de 20 instituições que oferecem cursos de graduação e pós-graduação.
Governo de Florianópolis
Seguindo o padrão de governo instituído no Brasil, Florianópolis é governada por prefeito, escolhido pelo voto popular direto, e uma Câmara Legislativa, constituída por 23 vereadores.
Leia também: Hierarquia das cidades — a classificação de acordo com o grau de influência em uma região
História de Florianópolis
A história de Florianópolis como cidade foi iniciada no processo de colonização do Brasil. O território, originalmente ocupado pela tribo indígena dos Carijós, recebeu as primeiras expedições portuguesas no século XVI.
Por volta de 1673, o bandeirante Francisco Dias Velho deu início ao povoamento da ilha com a fundação do povoado de Nossa Senhora do Desterro, na época, o segundo núcleo de povoamento do estado. Em 23 de março de 1726, o povoado foi elevado à categoria de vila.
No século XIX, em fevereiro de 1823, o povoado de Nossa Senhora do Desterro se tornou uma cidade, a capital da província de Santa Catarina. A cidade iniciou seu processo de crescimento por conta dos fortes investimentos em infraestrutura urbana e melhoria nos portos da região.
As maiores transformações da cidade ocorreram no século XX, quando o município mudou sua dinâmica econômica. A intensificação da atividade industrial e o crescimento do setor de serviços introduziram Florianópolis no grupo de cidades modernas. Com esse crescimento e modernização, ela passou a atrair grande número de migrantes de todas as regiões do país.