Fertilizantes

Os fertilizantes são substâncias usadas para a transferência de nutrientes para plantas, favorecendo seu desenvolvimento e promovendo melhorias em sua estrutura e proteção.

Os fertilizantes são usados para aumentar ou repor a fertilidade do solo.

Fertilizantes são compostos químicos utilizados em cultivos agrícolas e plantações caseiras para o fornecimento de nutrientes para os vegetais, o que é feito através dos solos. Com isso, são supridos eventuais déficits nutricionais dos cultivos e há o incremento da fertilidade dos solos, o que proporciona o melhor desenvolvimento das plantas e dos vegetais. Não somente para isso, os fertilizantes são empregados, também, para aumentar a defesa e fortalecer a estrutura dessas plantas, motivo pelo qual são tão importantes para a atividade agrícola e para a jardinagem.

Leia também: O que são os chamados agrotóxicos?

Resumo sobre fertilizantes

  • Fertilizantes são compostos químicos que incrementam a fertilidade do solo e fornecem nutrientes para as plantas e os vegetais presentes no substrato.

  • São classificados, de acordo com os materiais de que são feitos, em: orgânicos, inorgânicos e organominerais.

  • Sua função é incrementar o fornecimento de macro e micronutrientes para as plantas, o que acaba aumentando a fertilidade química dos solos.

  • Seu uso é feito em pequena ou larga escala, sendo empregados tanto para o desenvolvimento das plantas quanto para o seu fortalecimento e proteção.

  • O mundo consome quase 200 milhões de toneladas de fertilizantes todos os anos, com destaque para China, Brasil, Índia, Estados Unidos e Indonésia.

  • Os fertilizantes mais usados no Brasil e no mundo são os potássicos e os NPK.

  • Apesar de ser um dos países que mais usam fertilizantes, o Brasil deixou de produzi-los em 2018, e importa de países como a Rússia.

  • A produção de matérias-primas agrícolas (as commodities) e, principalmente, a de alimentos dependem muito do uso de fertilizantes, o que torna esses compostos tão importantes.

  • O manejo inadequado deles, a extração de matérias-primas para a sua produção e o processo industrial podem causar impactos negativos ao meio ambiente.

O que são fertilizantes?

Os fertilizantes, ou adubos, são compostos químicos empregados durante a prática da agricultura ou da jardinagem para a promoção da recarga de nutrientes das plantas por meio dos solos. Eles fornecem ao substrato elementos químicos ausentes ou presentes em baixa quantidade e que garantem a maior produtividade desses solos. Por conseguinte, os fertilizantes estimulam o crescimento e o desenvolvimento da vegetação, dos cultivos agrícolas e das plantas caseiras.

Quais são os tipos de fertilizantes?

Os fertilizantes são classificados, de acordo com a sua natureza, em:

  • Fertilizantes orgânicos: feitos de materiais de origem animal ou vegetal, como casca de ovo, folhas e galhos, cascas, resíduos orgânicos de usinas de biocombustíveis, esterco animal e outras matérias-primas. O seu tempo de absorção e de ação no substrato e nas plantas respeita o ciclo da natureza, sendo, portanto, mais longo.

  • Fertilizantes inorgânicos ou minerais: feitos de minerais naturais ou sintéticos por meio de processos industriais complexos.

  • Fertilizantes organominerais: feitos de uma mistura entre os materiais orgânicos e os minerais (naturais ou sintéticos), tornando o produto final mais eficaz no que diz respeito ao tempo de ação no substrato e nos vegetais.

Veja também: Como funciona a agricultura orgânica

Qual é a função dos fertilizantes?

Os fertilizantes têm como função incrementar o teor de nutrientes no solo e nas plantas.

A função dos fertilizantes é o incremento do teor de nutrientes fornecidos para as plantas através dos solos, o que resulta no aumento da fertilidade do substrato e incentiva o crescimento e o desenvolvimento de diferentes tipos de vegetais sobre ele.

Os nutrientes contidos nos adubos e que são transferidos para as plantas com o objetivo de melhorar o seu crescimento e o seu processo de desenvolvimento são tanto aqueles que auxiliam no funcionamento de suas estruturas biológicas (macronutrientes) quanto aqueles que atuam no metabolismo do vegetal (micronutrientes).

Na tabela a seguir, reunimos os principais elementos presentes nos fertilizantes e que beneficiam o desenvolvimento das plantas e dos vegetais.

Macronutrientes

Micronutrientes

Potássio (K)

Ferro (Fe)

Nitrogênio (N)

Zinco (Zn)

Cálcio (Ca)

Boro (B)

Magnésio (Mg)

Manganês (Mn)

Fósforo (P)

Cobre (Cu)

Enxofre (S)

Cloro (Cl)

Como é feito o uso dos fertilizantes

Os fertilizantes são utilizados em pequena escala, como na prática da jardinagem ou no incremento de nutrientes dos vasos de plantas que cultivamos em casa, e também em escala comercial, nos cultivos agrícolas realizados em áreas extensas e que demandam elevada produtividade dos solos. Esses compostos são encontrados no seu estado líquido ou sólido, como grãos ou em pó principalmente.

O emprego dos fertilizantes é feito para o suprimento de deficiências nutricionais das plantas e dos solos. Além disso, é usado para a recuperação de cultivares e vegetais doentes e para o aumento da sua resistência contra agentes externos, como doenças, pragas e fungos capazes de destruir plantações inteiras.

  • Uso dos fertilizantes no Brasil: o Brasil, um dos principais produtores de commodities agrícolas do mundo, é também um dos maiores usuários de fertilizantes, perdendo apenas para a China. No ano de 2020, o país importou quase 33 milhões de toneladas desse produto, valor esse que representou um aumento significativo no uso dessas substâncias nas últimas duas décadas. São, justamente, os plantios de commodities, especialmente soja, milho e cana-de-açúcar, que mais fazem uso de fertilizantes. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, os fertilizantes potássicos são os mais utilizados no país.

  • Uso dos fertilizantes no mundo: o consumo de fertilizantes no Brasil é apenas um reflexo do cenário mundial. Desde a segunda metade do século XX até o presente, o mundo aumentou em quase cinco vezes a utilização de fertilizantes para a produção de commodities agrícolas principalmente, e também de alimentos. A quantidade desse produto usada globalmente chega a quase 200 milhões de toneladas, com destaque para os fertilizantes NPK. Além da China e do Brasil, outros grandes usuários de fertilizantes são a Índia, os Estados Unidos e a Indonésia.

Quais são os fertilizantes mais usados?

Os dois tipos de fertilizantes mais usados são os potássicos e os NPK.

  • Fertilizantes potássicos: têm como base um dos macronutrientes importantes para o funcionamento das estruturas e das funções biológicas das plantas, o potássio. Entre os fertilizantes potássicos, estão o nitrato de potássio e o cloreto de potássio. Eles são muito utilizados no cultivo de hortaliças, especialmente pela elevada solubilidade em água.

  • Fertilizantes NPK: têm como base três dos principais macronutrientes das plantas, o nitrogênio, o fósforo e o cálcio. Cada um desses elementos age em uma estrutura da planta, motivo pelo qual existem diversas fórmulas de fertilizantes NPK, que atendem às necessidades de cada consumidor. Os mais usados são os fertilizantes NPK 10-10-10, NPK 15-15-20 e NPK 4-14-8.

Qual a importância dos fertilizantes?

O uso de fertilizantes é muito importante para a produção de alimentos de origem vegetal.

Como vimos até aqui, os fertilizantes são responsáveis por suprirem o deficit nutricional de cultivos agrícolas e de plantas caseiras, além de ampliarem as suas defesas contra patógenos e ameaças externas e fortalecerem a sua estrutura. Assim sendo, os fertilizantes são muito importantes para o desenvolvimento das plantações e para o aumento da produtividade e da eficácia dos substratos agrícolas, sendo indispensáveis para a produção de commodities (ou matérias-primas) e, principalmente, para a produção de alimentos em todo o mundo.

Como é feita a produção de fertilizantes

A produção de fertilizantes inorgânicos e organominerais é feita em duas etapas distintas, que consistem na obtenção de matéria-prima natural, como é o caso do gás natural, das rochas e dos minerais, e no posterior processamento industrial. É nessa segunda etapa que acontecem o enriquecimento desses compostos por meio de minerais e outras substâncias artificiais, no caso dos fertilizantes organominerais, bem como a sintetização dos fertilizantes inorgânicos.

Atualmente o maior consumidor de fertilizantes é, também, seu maior produtor em escala mundial. Estamos tratando da China, que, em 2018, produziu quase 29 milhões de toneladas métricas de fertilizantes à base de nitrogênio, um quarto da produção mundial. O segundo maior produtor, os Estados Unidos, gerou menos da metade desse volume. Além deles, Índia, Rússia e Indonésia se destacam na produção global de fertilizantes. Inclusive é da Rússia que o Brasil importa a maior parte dos adubos utilizados em território nacional.

Por que o Brasil não produz fertilizantes?

Desde 2018, o Brasil não produz fertilizantes, tarefa essa que ficava a cargo da Petrobras. Existem inúmeras razões apontadas para o fato de o país, que apresenta grandes reservas de gás natural e de outros minerais empregados na fabricação desses compostos, preferir importar de parceiros comerciais, como a Rússia, a produzir nacionalmente.

As principais causas são os custos elevados de produção e os potenciais danos socioambientais ao meio natural e às comunidades tradicionais, como na Amazônia, haja vista que algumas das maiores concentrações de potássio do país ficam em terras protegidas daquele bioma.

Saiba mais: Sustentabilidade e a importância do uso racional dos recursos naturais

Impactos do uso de fertilizantes no meio ambiente

O uso de fertilizantes provoca impactos negativos ao meio ambiente caso seja feito de maneira inadequada ou excessiva, sem a devida atenção para com as necessidades da planta e do substrato. Além disso, a extração de matéria-prima para a produção desses compostos e o processo industrial propriamente dito podem causar a degradação da qualidade do ar e da água. Assim, os principais impactos do uso e da produção de fertilizantes são:

  • Poluição atmosférica pela emissão de poluentes na produção e extração de matéria-prima.

  • Poluição dos solos e de corpos hídricos, tanto pelo descarte de substâncias resultantes do processo de produção dos fertilizantes quanto pela saturação desses compostos no solo, que acabam atingindo o lençol freático e outros corpos hídricos por meio de processos como a infiltração e a lixiviação.

  • Pragas agrícolas se tornam mais resistentes a determinadas substâncias presentes nos fertilizantes com o uso prolongado, tornando-o ineficaz.

  • Prejuízos para a microfauna que vive nos solos quando há a aplicação excessiva desses compostos.

Fontes

MAFRA, Erich. Fertilizantes: o que são e de onde vêm? Forbes, 11 mar. 2022. Disponível em: https://forbes.com.br/forbesagro/2022/03/fertilizantes-o-que-sao-e-de-onde-vem/.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA. Plano nacional de fertilizantes: Estatísticas do Setor. Ministério da Agricultura e Pecuária, 03 mai. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/insumos-agropecuarios/insumos-agricolas/fertilizantes/plano-nacional-de-fertilizantes/estatisticas-do-setor.

OEC. Fertilizers. The Observatory of Economic Complexity, [2021]. Disponível em: https://oec.world/en/profile/hs/fertilizers.

PLÁCIDO, Henrique Fabrício. Fertilizantes: Tipos, funções e como fazer seu manejo na lavoura. Agrotécnico, 19 nov. 2020. Disponível em: https://www.agrotecnico.com.br/fertilizantes/.

REDAÇÃO. Entenda o funcionamento da produção de fertilizantes neste guia! ARMAC, 19 nov. 2021. Disponível em: https://armac.com.br/blog/agronegocio/producao-de-fertilizantes/.

REDAÇÃO. Fertilizantes: processo produtivo e considerações ambientais. Propeq, 24 set. 2020. Disponível em: https://propeq.com/fertilizantes/.

REDAÇÃO. O que é NPK e como o adubo deve ser utilizado. Canal Agro Estadão, 17 fev. 2020. Disponível em: https://summitagro.estadao.com.br/noticias-do-campo/o-que-e-npk-e-como-o-adubo-deve-ser-utilizado/.

REDAÇÃO. Por que o Brasil não produz fertilizantes? Canal Agro Estadão, 03 mai. 2022. Disponível em: https://summitagro.estadao.com.br/noticias-do-campo/por-que-o-brasil-nao-produz-fertilizantes/.

STATISTA RESEARCH DEPARTMENT. Production volume of nitrogen fertilizer worldwide in 2018, by country (in thousand metric tons).

TSUKADA, Julie. Fertilizantes: conheça os tipos mais comuns e modos de aplicação. Agriq, [2021]. Disponível em: https://agriq.com.br/fertilizantes/.

VELOSO, Cristiano. Sete benefícios do uso de fertilizantes potássicos. Blog Verde, 13 set. 2021. Disponível em: https://blog.verde.ag/nutricao-de-plantas/sete-beneficios-do-uso-de-fertilizantes-potassicos/.

VILARINO, Cleyton. Por que Brasil não produz fertilizante suficiente e importa da Rússia? Globo Rural, 04 mar. 2022. Disponível em: https://globorural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2022/03/por-que-o-brasil-depende-de-fertilizante-importado-entenda.html.

Por: Paloma Guitarrara

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Marquês de Pombal
Equação geral, reduzida e segmentária da reta
Política dos 3 R's
Termologia no Enem
Todas as vídeo aulas

Versão completa