As fases da globalização são os quatro diferentes momentos observados em relação ao processo de integração mundial devido ao desenvolvimento dos transportes e das comunicações.
As fases da globalização são recortes temporais das principais características do processo de integração socioeconômica em nível internacional. A primeira fase da globalização tem como marco inicial as Grandes Navegações. Após esse período, surgem as Revoluções Industriais, que têm um papel primordial na segunda e terceira fase da globalização, visto que modificaram amplamente a cadeia produtiva mundial. Por fim, com o rápido avanço das tecnologias, a quarta fase da globalização marca o estágio atual de integração das sociedades mundiais.
A globalização é um processo bastante heterogêneo que possui pontos importantes. Ela contribui de maneira significativa para o crescimento das economias mundiais, apesar da permanente desigualdade social entre as populações do globo.
Leia também: Quais são as fases do capitalismo?
Resumo sobre as fases da globalização
-
As fases da globalização são os quatro diferentes momentos observados em relação à globalização.
-
A globalização é um processo de integração das sociedades mundiais mediado pelo avanço das ferramentas produtivas e tecnológicas.
-
A primeira fase da globalização inicia-se com o período das Grandes Navegações e dura até a chamada Primeira Revolução Industrial.
-
A segunda fase da globalização começa com a Segunda Revolução Industrial e finda com a chamada Terceira Revolução Industrial.
-
A terceira fase da globalização tem como marco inicial a Terceira Revolução Industrial e é marcada pela ascensão do capitalismo informacional.
-
A quarta fase da globalização é o momento atual da sociedade mundial, chamado de período técnico-científico-informacional.
-
A modernização dos meios de transporte e de comunicação é uma das principais vantagens da globalização do espaço mundial.
-
O aumento da desigualdade socioeconômica e de problemas ambientais entre os países do globo é uma desvantagem da globalização.
As quatro fases da globalização
A globalização é o processo de integração socioeconômico em nível internacional que é marcado pelo desenvolvimento tecnológico dos transportes e das comunicações. O avanço da globalização pelo mundo, conforme suas características principais em cada momento histórico, é temporalmente dividido em quatro grandes fases.
→ Primeira fase da globalização
A primeira fase da globalização inicia-se com o período das Grandes Navegações. Nesse momento histórico, há um avanço no processo de exploração comercial em nível mundial, por meio da ocupação de novos territórios em busca de recursos econômicos. Por sua vez, ressalta-se que o referido avanço só foi possível mediante a modernização dos meios de transporte e de comunicação.
Essa primeira fase marca o início das transações comerciais em nível mundial, por meio de uma cadeia produtiva baseada em trocas, com destaque para a comercialização de matérias-primas. A primeira fase da globalização termina com o advento da Primeira Revolução Industrial.
→ Segunda fase da globalização
A segunda fase da globalização começa com a Segunda Revolução Industrial. Esse marco histórico é caracterizado pelo desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que possibilitaram a fabricação de artigos padronizados em larga escala. A comercialização mundial ficou marcada pela troca entre matérias-primas e produtos industrializados.
Essa fase da globalização iniciou-se na Inglaterra e, posteriormente, avançou para outros países europeus. Nesse mesmo momento, houve um avanço da industrialização e da urbanização em nível regional, e ainda um aumento das práticas imperialistas em todo o globo. A segunda fase da globalização termina com o início da Terceira Revolução Industrial.
→ Terceira fase da globalização
A terceira fase da globalização tem como marco histórico inicial a chamada Terceira Revolução Industrial. Esse momento histórico e econômico é caracterizado pelo desenvolvimento de ferramentas tecnológicas nas áreas de informação e comunicação. Nesse contexto, houve uma modernização das atividades produtivas, um avanço das empresas transnacionais e um crescimento dos fluxos financeiros em nível mundial. Ocorreu ainda um reordenamento das potências econômicas e militares do globo como resultado da ascensão de uma nova ordem mundial marcada pela multipolaridade. A terceira fase da globalização termina com a ascensão do capitalismo informacional.
→ Quarta fase da globalização
A quarta fase da globalização é o momento atual da sociedade mundial chamado de período técnico-científico-informacional. Essa fase é caracterizada pela supremacia dos processos tecnológicos nas atividades produtivas. O moderno avanço das tecnologias de transporte e comunicação resultaram em uma vasta integração socioeconômica da humanidade que perdura até os dias atuais. A consolidação do capitalismo, o avanço da internet e a ascensão de novas tecnologias marcam a quarta fase da globalização. Esse momento também é caracterizado pelo aumento das redes e dos fluxos em nível internacional por meio do avanço das trocas de mercadorias, capitais e serviços.
Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
A globalização é um processo de integração das sociedades mundiais mediado pelo avanço das ferramentas produtivas e tecnológicas. Porém, esse processo não é homogêneo, tampouco igualitário, logo possui pontos positivos e negativos que caracterizam sua atuação no espaço geográfico mundial. Veja a seguir as principais vantagens e desvantagens da globalização.
→ Vantagens da globalização
-
Modernização das ferramentas de transporte e de comunicação.
-
Maior integração entre as cadeias produtivas globais.
-
Difusão de diversos conhecimentos científicos entre as sociedades.
-
Perpetuação de hábitos culturais e sociais entre as populações.
-
Grande facilidade de acesso às ferramentas tecnológicas.
-
Elevação da produção de riquezas entre os países do globo.
→ Desvantagens da globalização
-
Aumento da desigualdade socioeconômica entre os países do globo.
-
Crescimento do desemprego estrutural provocado pela mecanização.
-
Registro de fluxos ilegais de pessoas, mercadorias e serviços.
-
Número acentuado de imigrantes e refugiados pelo mundo.
-
Consumo exacerbado de recursos naturais como água, solo e vegetação.
-
Grande nível de transformação das paisagens naturais do planeta.
Curiosidades sobre as fases da globalização
-
A principal ferramenta de comunicação inventada durante a chamada primeira fase da globalização foi o telégrafo.
-
O avanço da segunda fase da globalização ocorreu por meio do imperialismo empreendido em territórios da Ásia e da África.
-
A Queda do Muro de Berlim, que marcou uma nova era da ordem geopolítica mundial, ocorreu na terceira fase da globalização.
-
O neoliberalismo e o capitalismo tornaram-se práticas dominantes no globo com o advento da quarta fase da globalização.
Acesse também: Como a globalização é cobrada no Enem?
Exercícios resolvidos sobre as fases da globalização
Questão 1
(UEG) A globalização é o fenômeno mais recente da economia capitalista mundial. O mundo globalizado definiu uma nova organização do espaço geográfico, com impacto em todas as regiões do mundo, ampliando as diferenças entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos e entre as classes sociais no interior de cada um deles. Hoje, mais do que nunca, o mercado é controlado pelas grandes corporações multinacionais aglutinadas em diferentes blocos econômicos. A respeito desse assunto, é CORRETO afirmar:
A) A globalização cultural é caracterizada pela automação, disseminação do uso da informática, biotecnologia e pelos diversos meios de comunicação eletrônica, produto da intensificação das transformações tecnológicas e sua expansão por várias regiões do globo.
B) A globalização econômica se faz presente através da difusão de hábitos de consumo e do modo de vida dos países desenvolvidos por meio de marcas mundialmente conhecidas, supermercados, redes de fast-food etc.
C) Um dos aspectos da globalização é a concepção neoliberal do Estado que se caracteriza pela ampliação das obrigações ligadas aos aspectos sociais e trabalhistas, além de promover políticas de financiamento e apoio à iniciativa privada.
D) Com o objetivo de minimizar os custos e maximizar os lucros vem ocorrendo, nos últimos vinte anos, a integração de vários países com a formação de blocos econômicos. Entre eles, destacam-se: APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), SADC (Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento).
Resolução:
Alternativa D.
Uma das principais características das fases mais avançadas da globalização é a criação de blocos econômicos. Essa ação marca justamente o avanço da integração econômica em nível mundial.
Questão 2
(Uerj) Historiadores dizem que a globalização não é novidade, lembrando que o mundo estava até mais integrado há um século. O problema desse raciocínio é que induz a uma tremenda subestimação das mudanças, que fizeram do fenômeno assunto tão candente. Por isso, o Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento Humano de 1999 apresenta longa lista de fatos inéditos que diferenciam a atual conjuntura de qualquer fase anterior. Um dos fatos inéditos que individualizam o atual processo de globalização está corretamente identificado em:
A) os fluxos migratórios mundiais abrangem um grande número de trabalhadores.
B) a circulação de capitais internacionais envolve volumes significativos de recursos.
C) o comércio entre transnacionais constitui a maior parte das trocas mundiais de bens.
D) as exportações de mercadorias representam uma parcela expressiva da economia mundial.
Resolução:
Alternativa C.
As transnacionais, empresas que possuem atuação em diferentes países do globo, são características da terceira fase da globalização, que marcam a forte atuação dos fluxos comerciais em toda a cadeia produtiva mundial.
Crédito de imagem
Fontes
CASTRO, R. P. Globalização. Dicionário da Educação Profissional em Saúde - Fundação Oswaldo Cruz, c2009. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/glo.html.
RIBEIRO, W. C. Globalização e geografia em Milton Santos. In: El ciudadano, la globalización y la geografía. Homenaje a Milton Santos. Scripta Nova: Revista electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona, v. 6, n. 124, 2002. Disponível em: https://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-124h.htm.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 20 ed., 2011.