Expectativa de vida

A expectativa de vida reflete as condições de qualidade de vida da população, bem como os hábitos individuais.

A expectativa de vida é melhor quando os modos de vida são mais adequados

A expectativa de vida, também chamada de esperança de vida, é um dado matemático responsável por calcular o tempo de vida médio restante a partir do nascimento. Não se trata, desse modo, de uma previsão, mas de uma média estatística elaborada a partir das condições de vida da população, incluindo saúde, educação, violência, infraestruturas, índices e tipos de mortes mais frequentes, hábitos sociais e alimentares, entre inúmeras outras variáveis.

É possível perceber que a expectativa de vida melhora à medida que as condições e hábitos sociais ampliam-se, o que permite que a população viva mais. Por isso, é importante ressaltar que a expectativa de vida não diz quanto a população daquele país viverá, mas sim a média esperada para o tempo restante de vida conforme os padrões socioestruturais estabelecidos.

É interessante notar também que a esperança de vida entre as mulheres costuma ser maior que a dos homens. No Brasil, por exemplo, a expectativa de vida da mulher é de 78,3 anos, enquanto a do homem é de 71 anos. Isso ocorre em função da herança cultural das sociedades patriarcais que ainda se encontra presente nos dias atuais, com o homem exercendo mais funções na sociedade e correndo mais riscos, principalmente no trânsito e em trabalhos que exigem mais esforços físicos.

O país que possui a maior esperança de vida do mundo é o Japão, com 83,6 anos. A última posição pertence a Serra Leoa, na África Ocidental. Confira uma lista com as menores e as maiores expectativas de vida do mundo, conforme dados organizados pelo IBGE países referentes ao ano de 2012.

Maiores expectativas de vida do mundo (em anos)

1º – Japão: 86,3

2º – Suíça: 82,5

3º – Mônaco: 82,3

4º – Austrália: 82,0

5º – Itália: 82,0

6º – Islândia: 81,9

7º – Israel: 81,9

8º – San Marino: 81,9

9º – França: 81,7

10º – Espanha e Suécia: 81,6

Menores expectativas de vida do mundo (em anos):

1º – Serra Leoa: 48,1

2º – Guiné-Bissau: 48,6

3º – Lesoto: 48,7

4º – República Democrática do Congo: 48,7

5º – Suazilândia: 48,9

6º – Afeganistão: 49,1

7º – República Centro-Africana: 49,1

8º – Zâmbia: 49,4

9º – Chade: 49,9

10º – Moçambique: 50,7

Dos países que possuem as piores expectativas de vida, apenas o Afeganistão não se encontra no continente africano. Entre as maiores expectativas, quase todas se encontram em países da Europa ou Ásia, com exceção da Austrália. Já o Brasil ocupa a 86º posição, com uma expectativa de vida de 73,8 anos.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

América Central
O que foi o Holodomor?
Balanceamento de equações químicas: método algébrico
Aceleração Centrípeta
Todas as vídeo aulas

Versão completa