El Niño

El Niño é o fenômeno de aquecimento das águas superficiais do oceano Pacífico. Ele altera a circulação atmosférica e os índices de chuvas em boa parte do mundo.

O El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico que altera o ciclo normal da atmosfera terrestre.

El Niño é um fenômeno cíclico que se caracteriza pelo aquecimento das águas superficiais do oceano Pacífico ao longo de uma faixa na linha do Equador. O evento produz alteração na circulação atmosférica por meio do aumento da evaporação, afetando a precipitação, umidade e temperatura em diversas partes do planeta.

Saiba mais: Pressão atmosférica e o clima — como se relacionam?

Resumo sobre El Niño

  • El Niño (que em português é “o menino”) é o fenômeno de aquecimento das águas do oceano Pacífico. Sua ocorrência promove alterações atmosféricas, afetando todo o mundo.

  • A grande característica do El Niño é o aumento das temperaturas nas águas do oceano Pacífico na região do Equador.

  • Sua ocorrência é cíclica. Ele começa nos meses do final do ano e pode durar até um ano e meio.

  • O enfraquecimento dos ventos alísios reduz o deslocamento das águas aquecidas do oceano, produzindo alterações no regime de chuvas em boa parte do mundo.

  • O Brasil é um dos países mais afetados pelas alterações provenientes do El Niño. As regiões têm seus índices de chuvas alterados e mudanças nas temperaturas.

  • La Niña é um fenômeno que ocorre alternadamente com o El Niño. É o evento do resfriamento das águas do oceano Pacífico.

O que é o El Niño?

El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico que se caracteriza pelo aquecimento anormal das águas superficiais do oceano Pacífico na região equatorial e altera o sistema de chuvas em todo o mundo. Também conhecido como Efeito ENOS (El Niño Oscilação Sul), o fenômeno ocorre em períodos cíclicos, mas ainda há dificuldade científica em sua previsão.

O nome El Niño, do espanhol, significa “o menino” em português. Pescadores peruanos foram os primeiros a perceberem a mudança de temperatura nas águas do Pacífico, em função da influência direta sobre a atividade pesqueira: com a água mais aquecida, os cardumes diminuem.

Principais características do El Niño

  • Aquecimento das águas do oceano Pacífico na extensão da linha do Equador. O aquecimento pode chegar a 4 °C.

  • Ocorrência habitual entre os meses de setembro e dezembro, podendo durar até um ano e meio.

  • Variação do ciclo em uma faixa de dois a sete anos, sendo difícil de prever com precisão.

Como o El Niño acontece?

A ocorrência do El Niño resulta de mudanças nos ventos alísios, que sopram constantemente na região equatorial do mundo. Os ventos, mais fracos, não conseguem dispersar a água superficial aquecida, o que torna o oceano mais quente.

Ilustração da ação dos ventos alísios, em condições normais, no deslocamento das águas aquecidas do oceano Pacífico.

No evento do El Niño, os ventos alísios não conseguem carregar a água aquecida para as regiões da Ásia e Oceania. Nesse caso, o oceano mais quente na costa oeste da América do Sul altera a circulação geral da atmosfera.

Representação da região do oceano Pacífico em uma situação normal e em uma situação de ocorrência de El Niño.

Na Imagem 1, observa-se o Pacífico em situação normal, em que suas águas quentes são carregadas pelos ventos alísios para Oceania e Ásia. Nessa situação, o oceano Pacífico permanece frio na costa oeste da América do Sul.

Na Imagem 2, observa-se o Pacífico no contexto do El Niño, em que o oceano está mais aquecido nas proximidades da América do Sul. Mudanças são verificadas no sistema de circulação e evaporação, o que afeta o regime de chuvas na maior parte do mundo.

Saiba também: Quais são os tipos de vento que existem?

Consequências do El Niño

O evento do El Niño produz alterações na circulação geral da atmosfera, especialmente na região do oceano Pacífico, mas essas alterações geram consequências em escala global. Várias regiões do planeta são afetadas, de formas diversas. As principais alterações climáticas são aumento ou redução no volume de chuvas e umidade e mudanças no comportamento das temperaturas médias.

Alterações provocadas pelo El Niño no mundo.

El Niño no Brasil

O Brasil, embora não seja banhado pelas águas do oceano Pacífico, sofre vários efeitos do fenômeno El Niño. As consequências mais efetivas no território brasileiro são:

Importante: Na região Norte, com a redução no volume pluviométrico, verifica-se a intensificação das queimadas na floresta Amazônica. No Nordeste, o período de seca, que já é grande no sertão nordestino, fica ainda mais elevado.

Diferenças entre El Niño e La Niña

A La Niña (que significa “a menina” em português) é o fenômeno oposto ao El Niño. Caracteriza-se pelo resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico em sua porção equatorial. Nesse caso, os ventos alísios mais fortalecidos carregam com mais intensidade as águas quentes da superfície para a região da Ásia e Oceania.

As consequências da La Niña nem sempre são opostas às do El niño em todas as regiões. No Brasil, verifica-se mais chuvas nas regiões Norte e Nordeste. Na região Sul, os efeitos envolvem aumento das temperaturas e redução das chuvas.

Leia também: Diferença entre tornado, furacão e tufão

Exercícios resolvidos sobre El Niño

Questão 1

(Unirio) Recentemente, a mídia alertou para a possível ocorrência de enchentes no Sul do Brasil, associadas à influência do fenômeno El Niño. Marque a opção que explica corretamente essa influência.

A) Ao provocar um maior aquecimento das águas do Pacífico, aumenta a evaporação e a maior presença de umidade, que se desloca pelas correntes atmosféricas em direção ao centro-sul do Brasil.

B) À medida que há um resfriamento anormal das águas do oceano Atlântico, a massa polar atlântica penetra mais intensamente na região, provocando mais chuvas.

C) El Niño diz respeito a um fenômeno atmosférico relacionado a um superaquecimento da Amazônia, devido às queimadas, o que faz com que a massa equatorial continental migre para o Sul, provocando um aumento das precipitações.

C) As nuvens provocadas pelo resfriamento das águas dos oceanos Pacífico e Atlântico são direcionadas para o sul do Brasil pela corrente marítima denominada El Niño, trazendo bastante chuva.

E) Caracterizando-se por ser uma corrente marítima fria que se forma no litoral sul do Brasil, fortalece-se na chegada do verão provocando um resfriamento da atmosfera e um aumento das precipitações.

Resolução:

Alternativa A

O El Niño se caracteriza pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico e produz alterações significativas no Brasil. Com maior evaporação no oceano, as correntes atmosféricas com maior umidade são deslocadas para a região centro-sul do Brasil, produzindo mais chuvas, especialmente na região Sul.

Questão 2

(UEL) Sobre o “El Niño”, é correto afirmar que:

A) É um grande causador de tsunamis, junto dos ciclones no continente asiático.

B) É causado pelo resfriamento das águas do Pacífico.

C) É causado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Atlântico norte e sul.

D) É causado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico central e oriental.

E) É causador de tsunamis e ciclones extratropicais.

Resolução:

Alternativa D

A alternativa indica corretamente a principal característica do El Niño: elevação das temperaturas no oceano Pacífico na região da linha do Equador.

Por: Larissa Mesquita

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Água Funda
Problemas com Frações
Mutações cromossômicas
Força centrípeta
Todas as vídeo aulas

Versão completa