Egito

Bandeira do Egito – Suas cores demarcam as diferentes fases históricas do país

O Egito é um país localizado no extremo norte da África, pertencente à região da África Mediterrânea. Esse país faz divisa com a Líbia, a oeste; Sudão, ao sul, e Israel, a nordeste. É banhado pelo Mar Vermelho a leste e pelo Mar Mediterrâneo ao norte. Possui uma extensão territorial de 1.001.449 km² e faz parte dos países que compõem o Oriente Médio.


Mapa de localização do Egito

Em 2011, sua população ultrapassou os 82 milhões de habitantes, com uma densidade demográfica de 82,4 habitantes por km² e um crescimento populacional de 2,8% ao ano. Do quantitativo populacional do país, 93% encontram-se nas localidades do Delta e do Vale do Nilo. A religião predominante no território egípcio é o Islamismo, mas existe uma pequena porcentagem de praticantes de uma ramificação do Cristianismo.

Por ser o único grande rio do país, o Rio Nilo é de fundamental importância para a economia do Egito, que utiliza de suas águas para irrigação e abastecimento.

Apesar de ser um país predominantemente agrário – 80% da população é composta por camponeses –, a principal atividade do Egito não é a agricultura, e sim o turismo, que atrai milhares de estrangeiros, principalmente, para as famosas pirâmides e o litoral do Mar Mediterrâneo. Depois do turismo, a principal atividade é a extração de petróleo e os tributos coletados sobre os navios que cruzam o Canal de Suez. As práticas agrícolas mais comuns são a rizicultura e a produção de algodão.

O Egito na Primavera Árabe

Sob a influência da chamada Revolução de Jasmim – processo revolucionário que acabou com a ditadura na Tunísia –, o Egito realizou também a sua própria revolução, a segunda da série de conflitos que marcaram a Primavera Árabe. Conhecida como Revolução de Lótus ou Dias de Fúria, a revolta foi motivada pelo descontentamento da população com o ditador Hosni Mubarak, que se encontrava no poder havia quase 30 anos.

Apesar de alguns pequenos conflitos setorizados, essa revolução foi marcada pelo caráter não truculento característico de algumas outras revoluções árabes. Os protestos iniciaram-se em 25 de Janeiro de 2011 e encerraram-se em 11 de Fevereiro do mesmo ano. No mês de junho foram realizadas eleições diretas que culminaram na vitória de Mohammed Morsi.

Dados gerais sobre o Egito:

Extensão territorial: 1.001.450 km²

Capital: Cairo

Atual Presidente: Mohammed Morsi

Moeda: libra egípcia

Clima: Árido subtropical

População: 83,9 milhões (2013)

Densidade Demográfica: 82,4 hab/km²

Crescimento demográfico: 2,8% ao ano

Língua Oficial: Árabe

Religião: muçulmanos 90%, cristãos 8%, outras 2%.

Renda Per Capita: US$ 2.801

PIB: US$ 231,222 (2011)

Expectativa de vida: 73,5 anos

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,662.

(Dados do IBGE – Países)

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Código de Hamurabi
Impulso nervoso
Calorimetria: Introdução
1984, de George Orwell, e a origem do termo Big Brother
Todas as vídeo aulas

Versão completa