Efeito estufa

O efeito estufa é o fenômeno natural de regulação das temperaturas médias do planeta Terra a partir de gases em suspensão na atmosfera, como o dióxido de carbono (CO2).

O efeito estufa é um processo natural de regulação das temperaturas da Terra a partir da retenção de parte do calor emanado pelo Sol.

Efeito estufa é o fenômeno natural de regulação das temperaturas do planeta Terra a partir da retenção de parte do calor emanado do Sol próximo da superfície. Essa retenção de calor é realizada por gases que estão em suspensão na atmosfera, como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e vapor d’água. O efeito estufa proporciona a manutenção das diferentes formas de vida na Terra, já que ele auxilia a manter a média térmica em 15º C.

Por si só, o efeito estufa não representa nenhuma ameaça ao nosso planeta. Sua intensificação, no entanto, é que resulta em um problema ambiental já em curso: o aquecimento global. O aumento das emissões de gases poluentes provocou o aumento do efeito estufa e a gradual elevação da temperatura média da Terra, que tem como consequência as mudanças climáticas e os impactos na vida humana e na biosfera.

Leia também: O que é o aquecimento global?

Resumo sobre o efeito estufa

  • Efeito estufa é um fenômeno natural de retenção de parte do calor emanado do Sol próximo à superfície terrestre.

  • É fundamental para a manutenção de temperaturas médias adequadas para a existência de vida no planeta Terra.

  • Trata-se de um processo de causas naturais, que é gerado pelo próprio mecanismo de retenção de calor dos gases em suspensão na atmosfera.

  • A atividade humana, no entanto, tem aumentado a concentração de gases do efeito estufa (GEE) e intensificado esse fenômeno, o que se torna prejudicial ao meio ambiente.

  • São gases do efeito estufa: CO2, CH4, N2O, O3, CFC e H2O em estado gasoso.

  • A intensificação do efeito estufa, causada pela maior emissão de gases do efeito estufa pelos seres humanos, resulta no aquecimento global.

  • Como consequência do aumento do efeito estufa temos mudanças climáticas, alteração de ecossistemas, derretimento das calotas polares, perda de biodiversidade e impactos na vida cotidiana dos seres humanos.

  • Diminuir a intensificação do efeito estufa depende da redução das emissões de gases poluentes da atmosfera através da ação conjunta dos Estados, dos agentes econômicos e da sociedade.

O que é o efeito estufa?

Efeito estufa é o processo natural de retenção de parte do calor emanado do Sol na atmosfera terrestre, próximo da superfície, o que permite a manutenção de temperaturas médias adequadas para a existência da vida no nosso planeta.

Principais causas do efeito estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural que tem como causa os próprios mecanismos da atmosfera de retenção de calor. São os diferentes tipos de gases em suspensão nessa camada protetora do planeta que fazem com que parte do calor seja retido, causando a regulação das temperaturas e evitando a ocorrência de amplitudes térmicas elevadas.

Nesse sentido, não se pode confundir o efeito estufa com o agravamento do efeito estufa causado pela ação humana, que provoca a maior concentração de poluentes na atmosfera. O agravamento do efeito estufa, esse sim, é prejudicial e resulta em problemas ambientais como o aquecimento global e as mudanças climáticas dele resultantes.

Como ocorre o efeito estufa?

Os gases do efeito estufa retêm parte do calor refletido próximo da superfície, o que mantém as temperaturas do planeta reguladas.

O efeito estufa ocorre da seguinte maneira: os gases que compõem a atmosfera terrestre permitem a entrada do calor que é emanado do Sol, ainda que uma parcela dos raios solares sejam filtrados, como é o caso dos raios ultravioleta (UV), e impedidos de chegar até a superfície terrestre. Enquanto uma fração do calor é absorvido pelos elementos do meio, outra fração é refletida de volta para o espaço.

Do calor refletido pela superfície terrestre, uma parcela retorna ao espaço e a outra parcela é absorvida pelos chamados gases do efeito estufa (GEE). Esse mecanismo é responsável por regular as temperaturas do planeta Terra, evitando a ocorrência de amplitudes térmicas acentuadas e garantindo a existência de condições ideais para o desenvolvimento e manutenção de diferentes formas de vida.

Quais são os gases do efeito estufa?

Gases do efeito estufa (GEE)

Gás

Fórmula molecular

Origem

Dióxido de carbono

CO2

É produzido durante a respiração de plantas e animais, mas também tem origem a partir da queima de combustíveis fósseis, de madeira e de outras atividades antrópicas.

Metano

CH4

Processo digestivo em animais, como ruminantes, e bactérias. Origina-se, também, em processos geológicos, sendo liberado em zonas de falha geológica, ou ainda em atividades industriais (origem antrópica).

Óxido nitroso

N2O

Produzido por bactérias presentes no solo e nos oceanos, além de ser gerado na agricultura e por meio de processos industriais.

Ozônio

O3

Surge por meio da interação entre o oxigênio (O2) e a radiação solar na atmosfera.

Clorofluorcarboneto

CFC

Produzido pela indústria para ser utilizado como gás refrigerante ou em aerossóis. Apresentam outros usos devido à sua grande versatilidade.

Vapor d’água

H2O

Originado a partir do ciclo hidrológico, estando presente em abundância na atmosfera.

Acesse também: Como acontece a destruição da camada de ozônio?

Efeito estufa e aquecimento global

A intensificação do efeito estufa resulta no aquecimento global e na aceleração de vários problemas ambientais, como as mudanças climáticas.

O efeito estufa, por si só, não representa nenhum perigo ou ameaça para o planeta Terra. Como vimos até aqui, na realidade é a sua ocorrência que proporciona a manutenção de diferentes formas de vida e o funcionamento dos ciclos biogeoquímicos característicos da biosfera. Entretanto, a intensificação do efeito estufa é motivo de preocupação, uma vez que gera um grave problema ambiental caracterizado pelo aumento das temperaturas do planeta Terra.

Assim, a intensificação do efeito estufa leva à elevação da temperatura média do planeta, fenômeno conhecido como aquecimento global, decorrente da maior concentração de gases do efeito estufa na atmosfera. Tais gases, como o dióxido de carbono, são oriundos da atividade antrópica, tendo esse problema começado com o desenvolvimento e a expansão da indústria a partir do século XVIII e se agravado na segunda metade do século XX. Com maior volume de gases como CO2, N2O, CFC e CH4 na atmosfera, há maior retenção de calor.

Por conseguinte, a temperatura do planeta Terra aumenta. Estima-se que o planeta esteja 1,1º C mais quente hoje do que era antes da Revolução Industrial. Caso medidas emergenciais não sejam implementadas para reverter esse quadro, a diferença de temperatura poderá chegar a 1,5º C em breve. Caso isso aconteça, os impactos negativos, como as mudanças climáticas, se tornam irreversíveis. Saiba mais detalhes sobre a relação entre o efeito estufa e o aquecimento global clicando aqui.

Importância do efeito estufa

O efeito estufa, em seu estado natural, é crucial para a regulação térmica do planeta Terra. Graças a ele, a temperatura média da Terra é de 15º C aproximadamente. Sem o efeito estufa, estima-se que a média térmica do planeta seria de -18º C, deixando o ambiente inóspito para a maioria das espécies de animais, plantas e micro-organismos hoje conhecidos.

Teríamos, portanto, um planeta muito diferente do que conhecemos hoje se não fosse o efeito estufa. Por essa razão, o efeito estufa é um fenômeno natural muito importante para o planeta Terra como um todo e, principalmente, para o equilíbrio da biosfera.

Principais consequências do efeito estufa

Por si só, o efeito estufa não traz consequências negativas para o meio natural. Sua intensificação, por outro lado, tem resultado em uma série de problemas ambientais, econômicos e sociais. As principais consequências da intensificação do efeito estufa são:

  • aumento da temperatura média da Terra (aquecimento global);

  • alteração nos padrões atmosféricos, caracterizando as mudanças climáticas;

  • ocorrência de eventos climáticos extremos com maior frequência;

  • destruição de ecossistemas e perda de biodiversidade;

  • derretimento das calotas polares;

  • aquecimento das águas dos mares e oceanos, resultando em transformações nos ecossistemas marinhos;

  • aumento do nível do mar e invasão de cidades litorâneas pela água;

  • perda de lavouras e plantações, impactando a produção de alimentos;

  • impactos na infraestrutura urbana e na produção industrial;

  • nos seres humanos, resulta no surgimento e agravamento de doenças respiratórias e atreladas ao clima extremo;

  • perdas materiais em função de eventos climáticos como inundações, secas, frio intenso;

  • aparecimento de refugiados do clima.

Como o aumento do efeito estufa pode ser evitado?

A intensificação do efeito estufa pode ser evitada por meio da diminuição das emissões de gases poluentes da atmosfera, como CO2 e CH4, que são os responsáveis pela maior retenção de calor. Desde o início das discussões acerca das mudanças climáticas, inúmeras medidas foram desenvolvidas para que se atingisse esse objetivo, as quais foram reunidas nos chamados acordos climáticos.

Uma das principais formas de reduzir o efeito estufa é a gradual transição de uma matriz energética baseada em combustíveis fósseis para outra formada por fontes renováveis, como biocombustíveis, a força dos ventos, a luz solar e a água.

Mudanças implementadas nas indústrias, principalmente, e no modo de produzir no campo, adotando práticas como a rotação de culturas, são também maneiras de se prevenir o aumento do efeito estufa. É claro que, a nível pessoal, podemos adotar certos hábitos cotidianos que vão auxiliar a reduzir os impactos ao meio ambiente, como o uso de transportes coletivos, a prática da coleta seletiva e a adoção de novas formas de consumir.

Exercícios resolvidos sobre o efeito estufa

Questão 1

(UEA) O efeito estufa é um fenômeno natural do planeta Terra e, atualmente, está em processo de intensificação. A intensificação do efeito estufa é a principal causa do aquecimento global, o qual, por sua vez, interfere diretamente na:

A) maior reflexão de radiação ultravioleta para a atmosfera.

B) menor absorção da energia luminosa pelos oceanos.

C) frequência dos abalos sísmicos no planeta.

D) emissão de gases à base de enxofre e nitrogênio.

E) ocorrência de eventos climáticos extremos.

Resolução:

Alternativa E.

A intensificação do efeito estufa gera alterações nos padrões da atmosfera, fazendo com que extremos climáticos (chuvas volumosas, secas prolongadas, frio severo, ondas de calor) se tornem cada vez mais recorrentes.

Questão 2

(UFRGS) O efeito estufa leva ao aquecimento global, que, a longo prazo, pode ocasionar derretimento das calotas polares, aumento dos níveis dos mares e alteração nos ciclos das chuvas.

Com base nas causas do efeito estufa, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.

( ) O metano é um potente gás-estufa que contribui para o aquecimento global.

( ) Depósitos massivos de metano presos sob camadas de gelo muito antigas que estão derretendo agravarão o efeito estufa nos próximos anos.

( ) O aumento da concentração de fósforo atmosférico intensifica o efeito estufa.

( ) Duas grandes fontes de emissão de metano são a flatulência dos ruminantes e as plantações de arroz.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A) V – V – F – V.

B) V – F – V – F.

C) F – V – V – F.

D) F – F – V – V.

E) V – F – F – V.

Resolução:

Alternativa A.

A única alternativa falsa é a terceira, visto que o fósforo é um elemento que não está presente em nenhuma das camadas da atmosfera.

Fontes

MCDANIEL, Melissa et. al. The Greenhouse Effect and Our Planet. National Geographic, [2023]. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/greenhouse-effect-our-planet/.

NASA. What is the greenhouse effect? NASA – Climate Kids, [s.d.]. Disponível em: https://climatekids.nasa.gov/greenhouse-effect/.

Por: Paloma Guitarrara

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Razão e Proporção
Eva Perón
Hibridização
Receptores elétricos
Todas as vídeo aulas

Versão completa