Ecossistema

Exemplo de ecossistema litorâneo.

O planeta Terra apresenta ao longo de sua superfície uma imensa variedade de paisagens naturais, das quais podemos citar: florestas tropicais, savanas, estepes e pradarias, vegetação desértica, florestas temperadas, tundra, entre outras.

Tais lugares são chamados de ecossistema. Lembrando que um ecossistema pode ser abrangente, como por exemplo, a floresta Amazônica, ou um ambiente mais restrito, como um aquário (composto por plantas e peixes). A composição de um ecossistema depende diretamente da característica climática, do tipo de relevo e da intensidade com que os raios solares incidem sobre o lugar. A seguir uma figura que representa a relação dentro de um ecossistema:


O esquema mostra a relação dos elementos físicos, como a intensidade de luz solar e a chuva. Além de retratar a ação de microrganismos e da cadeia alimentar.

Os elementos naturais contidos na biosfera interferem efetivamente no tipo de composição vegetal e animal de um determinado lugar. Por exemplo, na floresta Amazônica não existe urso polar, isso porque esse animal é oriundo de uma região de condição totalmente distinta para o qual o mesmo está adaptado. Da mesma forma que não é possível haver nas zonas polares uma onça, por exemplo.

As relações estabelecidas entre os elementos naturais físicos (energia, água, relevo, clima, entre outros) com os organismos vivos (animais, plantas, microrganismos etc.), formam um ecossistema; que se refere à interdependência dos elementos físicos, e desses com os seres vivos. Dentro de um ecossistema maior, existem outros pequenos ecossistemas. Nesse aspecto há também uma relação entre os ecossistemas espalhados pelo mundo.

Diante das relações de dependência que há entre os ecossistemas, percebe-se que, se porventura, houver mudanças bruscas na composição de um dos ecossistemas, certamente os reflexos serão propagados para os outros. Isso, até atingir uma escala maior, a biosfera (esfera da vida, composta pela litosfera, hidrosfera e atmosfera). Portanto, essa abrange todos os ecossistemas do planeta.

Por: Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Mayombe | Análise Literária [Fuvest]
Funções Orgânicas
Espelhos côncavos (Parte 1)
O que é distopia?
Todas as vídeo aulas

Versão completa