Divisões da Geografia

As divisões da Geografia são o resultado da estruturação moderna das ciências, responsável por uma ampla compartimentação dessa ciência.

A Geografia procura compreender e explicitar as transformações do espaço geográfico

A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico, isto é, aquele espaço o qual o ser humano transforma e se relaciona. Ela se preocupa também em estudar a relação entre as atividades humanas e o meio natural.

Ao longo de sua história, a Geografia dividiu-se em duas frentes principais, aquela que se preocupa em estudar o espaço em sua totalidade – também chamada de Geografia Geral – e aquela interessada em estudar os eventos particulares – conhecida por Geografia Regional.

Apesar de os mais diferentes autores dividirem a Geografia com base em outros critérios, a distinção acima é atualmente a mais aceita no meio acadêmico, de forma que as demais divisões estariam inseridas dentro dessa mais genérica. Assim, a Geografia Geral estaria subdividida em Geografia Humana e Geografia Física, enquanto a Regional, em tese, não entraria nessa divisão, pois ela teria o método de abordar os conhecimentos naturais e os humanos ao mesmo tempo. Observe o organograma a seguir:


Esquema com as principais áreas e subáreas da Geografia

Como podemos notar, existem subáreas tanto no aspecto humano da ciência geográfica quanto no aspecto físico. A seguir, tentaremos fazer uma breve explanação sobre cada uma dessas subáreas.

Geografia Urbana: estuda a formação e crescimento das cidades e aglomerações urbanas, em suas inter-relações hierárquicas e em rede.

Geografia Agrária: preocupa-se com a produção e a transformação, sejam através das práticas de uso do solo, sejam através das relações comerciais e sociais que interferem e modificam as relações entre campo e cidade.

Geoeconomia: estuda a produção do espaço causada por transformações econômicas, como a adoção de um modelo de desenvolvimento, a industrialização e outros processos.

Geografia Política: estuda as transformações políticas no espaço geográfico, tanto em âmbito nacional quanto em âmbito inter-regional.

Geografia Cultural: preocupa-se em identificar e compreender as práticas culturais, bem como a relação entre essas e o espaço geográfico.

Geografia da População ou Demografia: estuda a distribuição, crescimento e condições de vida das populações humanas.

Geomorfologia: é área da Geografia que estuda as formas de relevo e suas dinâmicas. É uma área interdisciplinar, sendo também uma filiação da Geologia.

Climatologia: estuda as transformações climáticas e seus impactos sobre o meio ao longo do tempo. Diferente da meteorologia, não se restringe a estudar somente o tempo, mas o clima como um todo.  

Biogeografia: é uma subárea da Geografia que se relaciona à Biologia. Estuda a distribuição e regionalização das formas de vida natural no espaço.

Hidrogeografia: estuda a dinâmica superficial das águas, procurando entender a sua distribuição, a dinâmica dos cursos d’água e as técnicas de aproveitamento e conservação dos recursos hídricos.

Geocartografia: é a área da Geografia tangente à Cartografia. Preocupa-se em produzir ou modificar mapas cartográficos a partir de estudos temáticos, geralmente vinculados a uma ou mais áreas acima mencionadas.

É válido, porém, ressaltar que podem existir outros ramos que a Geografia se preocupa em estudar, dependendo da abordagem do pesquisador, como as religiões, os movimentos sociais e muitos outros elementos. Além disso, muitas vezes, as áreas acima se correlacionam, sendo trabalhadas em conjunto. Na verdade, atualmente, existem constantes esforços em unir e atenuar as cisões causadas pelas constantes compartimentações e ramificações dos conhecimentos geográficos.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Como usar textos não verbais na dissertação
Invasão da Polônia
Desafios da conservação da biodiversidade brasileira
Reações de análise ou decomposição
Todas as vídeo aulas

Versão completa