A densidade demográfica do Brasil é bastante reduzida se considerarmos toda a área do país, mas extremamente elevada nas áreas mais habitadas do território.
O conceito de densidade demográfica é muito importante para a compreensão da distribuição e da concentração da população no mundo e também em territórios específicos, permitindo-nos ter uma maior noção das questões demográficas e econômicas existentes em uma dada localidade. A densidade demográfica representa a quantidade de habitantes por unidade de área e geralmente é medida em km².
Assim, quando um determinado lugar apresenta uma densidade demográfica de 350 hab/km², dizemos que esse lugar é densamente povoado, ou seja, possui uma grande quantidade de pessoas residentes em um local restrito. Por outro lado, quando a densidade de uma região for de, por exemplo, 10 hab/km², dizemos que essa região é despovoada ou apresenta “vazios demográficos”.
A população brasileira encontra-se mal distribuída pelo território nacional. Consequentemente, os valores da densidade demográfica ao longo do país apresentam-se muito diferentes a depender da localização. As áreas que receberam, historicamente, mais investimentos públicos concentraram mais cidades, mais empregos e mais serviços, o que resultou, portanto, em uma maior quantidade de habitantes.
Se fizermos uma média entre a unidade territorial brasileira (T) e o número absoluto de habitantes (H), chegaremos ao cálculo da densidade demográfica do país como um todo:
D = H / T
População absoluta do Brasil (IBGE, 2014): 202.768.562 habitantes
Área territorial: 8.515.767 km²
D = 202.768.562 / 8.515.767
D ~ 23,8 hab/km²
Portanto, a densidade demográfica do Brasil é de aproximadamente 23,8 habitantes para cada quilômetro quadrado.
Nas regiões Norte e Centro-Oeste do país, no entanto, as densidades demográficas são muito inferiores a esse número, ao passo que no Nordeste, no Sul e no Sudeste esses valores elevam-se. É nessa última região citada, aliás, que se encontra o maior número de pessoas do país, com destaque para a capital paulista, cujo município apresenta mais de onze milhões de pessoas (sem considerar as cidades de entorno) distribuídas em cerca de 1,5 mil km², o que totaliza uma densidade demográfica de incríveis 7.546 hab/km².
No mapa a seguir podemos visualizar a densidade demográfica do Brasil. É perceptível a concentração da população em áreas litorâneas.
Mapa da densidade demográfica do Brasil. Áreas mais escuras indicam valores maiores *
Para se ter uma ideia da concentração populacional do território brasileiro, a população da Região Metropolitana de São Paulo (pouco mais de 20 milhões de habitantes) é maior do que toda a população do Norte do país (que chega a pouco mais de 16 milhões de habitantes). Isso se explica pela história econômica do Brasil, que, basicamente, manteve-se na região Sudeste desde a segunda metade do século XIX.
* Créditos do Mapa: IBGE, 2010 (Adaptado)