Crescimento Demográfico

O crescimento demográfico mundial passou por diversas alterações, tendo se intensificado após a Revolução Industrial.

O crescimento demográfico mundial vem passando por sucessivas transições

A população mundial, ao longo dos anos, vem apresentando sucessivas oscilações em seu crescimento demográfico. Dessa forma, nota-se que as taxas de crescimento, isto é, o padrão de aumento da população no mundo, não são constantes, sendo mais agudas em determinados períodos da história e menos intensas em outros momentos.

Observe a tabela abaixo:


O crescimento demográfico mundial na Era Cristã *

Com a leitura das informações, percebemos que no primeiro ano da Era Cristã, as estimativas apontavam que a população mundial das civilizações não ultrapassaria os 250 milhões de habitantes. Assim, a população mundial levou mais de mil e seiscentos anos para dobrar de tamanho e pouco menos de duzentos anos para dobrar novamente. Em 1950, já éramos 2 bilhões e meio de habitantes e, trinta e sete anos depois, passamos para os 5 bilhões.

Diante desses dados, como explicar essa alteração repentina no ritmo do crescimento mundial?

A principal causa para a intensificação dos crescimentos demográficos, que se intensificaram a partir do século XIX, foram as sucessivas revoluções industriais e as consequentes elevações nas taxas de urbanização em todo o mundo.

Dessa forma, podemos dizer que houve uma “explosão demográfica” mundial, que ocorreu em determinados momentos na história. Em razão desses repentinos crescimentos, certo alarmismo se estabeleceu e teorias populacionais entraram em confronto sobre a relação entre os recursos naturais e a população do mundo.

Uma das representações mais correntes sobre os rápidos crescimentos populacionais que ocorreram em todo o mundo foi chamada de geração do “baby boom”, em que o número de filhos se intensificou após o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Atualmente, com o aumento do desenvolvimento econômico em algumas regiões do globo e através da adoção de medidas como o planejamento familiar e o controle de natalidade em alguns países (como no caso da China), o crescimento populacional mundial, em média, vem sendo menor nos últimos anos.

Por esse motivo, muitos autores referem-se às explosões demográficas dos séculos XIX e XX como integrantes de diferentes transições demográficas que marcaram os diferentes períodos da história. O que se percebeu é que, com o passar do tempo e a promoção de avanços tecnológicos, as taxas de mortalidade diminuíram repentinamente, enquanto as taxas de natalidade demoraram para acompanhar essa queda.

As atuais projeções estimam que a população mundial esteja em 7 bilhões de habitantes. Apesar de ser uma grande quantidade de pessoas, observa-se que os avanços nos meios agrícola e tecnológico propiciaram um grau de desenvolvimento capaz de sustentar a população. O que se percebe atualmente é que o principal desafio não é produzir riquezas para o total de habitantes, mas sim propiciar a sua distribuição mais justa.

___________________________

* Fonte dos dados: VESENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.240.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Pré-Enem | Equação e função polinomial do segundo grau
Economia japonesa
Segunda Guerra Mundial (Parte 3): Derrota da Alemanha
Viroses - Doenças causadas por vírus
Todas as vídeo aulas

Versão completa