O território da Costa Rica conta com uma ampla diversidade em termos de riquezas naturais, o que denota o seu elevado potencial ecoturístico.
Costa Rica é um país localizado na América Central que faz fronteira com a Nicarágua ao norte e com o Panamá a sudeste. É banhada a oeste pelo Oceano Pacífico e a leste pelo Mar do Caribe. Possui uma área territorial de 51.100 km² onde habitam pouco mais que 4,7 milhões de pessoas, constituindo uma densidade demográfica de 94 hab/km².
O relevo da Costa Rica é marcado por uma cadeia de montanhas que atravessa o país em seu sentido longitudinal, posicionando-se na zona central (e sendo por isso chamada de Serra Central). Em muitos pontos dessa faixa, as altitudes ultrapassam os 3.000m, o que revela a formação geologicamente recente do relevo local.
Em termos de classificação climática, divide-se a Costa Rica em duas zonas principais: a primeira formada por um clima tropical úmido, nas zonas litorâneas, e a segunda por um clima temperado, nas regiões centrais, havendo também algumas faixas de climas de altitude.
Apesar do tamanho reduzido de seu território, o país conta com uma grande diversidade em seus tipos naturais. A vegetação da Costa Rica conta com florestas tropicais (úmidas e secas) e cerrados. A sua fauna apresenta também uma ampla variedade de espécies, com mais de 800 tipos de aves já catalogados.
Em função dos elevados índices de preservação ambiental – 26% do seu território é composto por reservas e proteções ambientais –, o ecoturismo é uma das principais atividades da economia da Costa Rica. Ainda sim a agriculta e a indústria também apresentam avanços, apesar dos elevados índices de importação. No geral, 72,4% do PIB do país é composto pelo setor terciário, 21,5%, pelo setor secundário; e 6,2%, pela agropecuária.
Imagens das paisagens naturais da Costa Rica, com grande potencial turístico
O território da Costa Rica, antes do período colonial, era habitado predominantemente pela etnia dos chorotegas. Foi descoberto por Cristóvão Colombo em 1502 e colonialmente explorado por Pedro Alvarado, a quem é atribuída a escolha do nome da região. Passou a integrar a capitania da Guatemala até a sua independência, proclamada no ano de 1824, quando passou a integrar as Províncias Unidas da América Central, que deixaram de existir em 1838. Atualmente, o país possui boas condições sociais em comparação aos demais territórios da região.
Dados da Costa Rica*
Extensão territorial: 51.100km²
Localização: América Central
Capital: São José
Idioma oficial: Espanhol
Atual presidente: Laura Chinchilla
População: 4.793.725 habitantes
Densidade demográfica: 94 hab/km²
Taxa média anual de crescimento populacional (2010-2015): 1,364%
População residente em área urbana: 65%
População residente em área rural: 35%
Taxa de alfabetização de pessoas com mais de 15 anos de idade: 96%
População subnutrida: 6,5%
Esperança de vida ao nascer: 79,4 anos
IDH: 0,773 (médio)
Moeda: Colón costa-riquenho
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 45,1 bilhões
PIB per capita (2011): US$ 9.387
População Economicamente Ativa: 63,06%
Gastos Públicos com educação: 6,3%
Gastos Públicos com saúde: 7,4%
* Dados do IBGE Países referentes ao ano de 2013.