A Costa do Marfim é um país do oeste africano que vinha apresentando sucessivos desempenhos positivos, até ocorrer uma recente crise política no país.
A Costa do Marfim é um país situado na África Ocidental, no Golfo da Guiné. Seu território faz fronteiras com Gana a leste, com Burkina Faso a nordeste, com Mali ao norte, com a Guiné a noroeste e com a Libéria a oeste. Ao sul, o país é banhado pelo Oceano Atlântico. Possui uma área de 322.460 km, onde habitam cerca de 20,5 milhões de pessoas, o que remonta a uma densidade demográfica de 64 habitantes para cada quilômetro quadrado.
O clima da Costa do Marfim, como não poderia deixar de ser, é bastante influenciado pelos efeitos da maritimidade, com maior umidade e menor amplitude térmica nas áreas litorâneas e com um tempo mais seco nas áreas mais ao norte. Já o relevo é dividido em quatro regiões principais: uma planície litorânea ao sul, que ocupa a maior parte do território; a região da costa, com áreas mais acidentadas; o planalto central e a região de Man-Odienne.
A economia da Costa do Marfim apresentou, desde a sua independência, alguns avanços econômicos em função do elevado grau de exportação, notadamente com a produção do cacau, sendo o principal país a produzir essa matéria-prima. Além disso, os marfinenses são grandes produtores de café, algodão, borracha, inhame, cana-de-açúcar, banana, entre outros.
A agricultura é responsável por 30% do Produto Interno Bruto e emprega cerca de 70% da população. A indústria, basicamente voltada para o processamento das matérias-primas geradas pelo agronegócio local, corresponde a 21% da produção de riquezas, com destaque também para a produção de petróleo. O setor de serviços representa os 49% restantes da produção econômica.
A Costa do Marfim foi uma colônia francesa, mas antes era um entreposto comercial utilizado por Inglaterra, França e Portugal para negociarem, principalmente, escravos. Em 1915, os franceses consolidaram a sua dominação, exercendo um monopólio sobre a região, que só conseguiu sua independência na década de 1960.
Instável politicamente, o país já passou por inúmeros políticos e golpes militares. Ao final do ano de 2010, o presidente que havia sido anteriormente eleito, Laurent Gbagbo, recusou-se a entregar o governo para o seu sucessor também eleito, Alassane Ouattara. Com isso, um conflito interno emergiu envolvendo as forças leais a esses dois líderes, resultando em muitas mortes e um elevado prejuízo para uma economia que vinha registrando sucessivos índices de crescimento e democratização social.
Em março de 2011, as forças rebeldes leais a Ouattara tomaram a capital do país e prenderam Gbagbo, que atualmente responde por crimes internacionais de violação aos direitos humanos. Ouattara assumiu, então, o cargo de presidente em maio do mesmo ano.
Com as recentes transformações, as condições de vida da população pioraram, junto ao Índice de Desenvolvimento Humano. Há várias etnias no território, com destaque para a Bété, Sénufo e Baulé. As religiões predominantes no país são o Islamismo e o Catolicismo. As principais cidades são Abidjan (sede do Governo) e Yamoussoukro (capital do país).
Centro da cidade de Abidjan ¹
Dados sobre a Costa do Marfim*:
Localização: África Ocidental
Extensão territorial: 322.460
Capital: Yamoussoukro
Idioma Oficial: Francês
Atual presidente: Alassane Ouattara
Primeiro-Ministro: Daniel Kablan Duncan
Religiões: Islamismo (40%), Catolicismo (22%), religiões animistas (19%), Protestantismo (5%).
Moeda: Franco CFA
População: 20.594.615 habitantes
Densidade Demográfica: 64 hab/km²
População residente em área urbana: 52%
População residente em área rural: 48%
Taxa média de crescimento anual populacional: 2,184%
Taxa de natalidade: 34 por mil
Taxa de mortalidade: 12 por mil
Índice de Desenvolvimento Humano: 0,432
Expectativa de Vida: 56 anos
População subnutrida: 21,4%
Calorias Consumidas: 2,800 Kcal/dia
População com acesso à água potável: 80%
População com acesso à rede sanitária: 24%
Taxa de alfabetização: 48,7%
PIB (Produto Interno Bruto): U$S 24,4 bilhões
PIB Per Capita: US$ 1.230
População Economicamente Ativa: 67,03%
Gastos públicos com saúde: 1,1% do PIB
*Dados retirados do IBGE Países. Acesso em abril de 2014.
______________________
Créditos da Imagem: Axe e Wikimedia Commons