Os conceitos demográficos, como crescimento populacional, densidade demográfica, migrações e outros, são importantes para a compreensão da lógica das populações.
A Demografia é o estudo das populações e suas dinâmicas. A Geografia da População, por sua vez, corresponde ao estudo dessas dinâmicas e suas relações com o espaço geográfico, onde as populações são vistas como agentes e produtos das relações sociais, econômicas, naturais e culturais que compõem o meio.
Dessa forma, para melhor compreender os temas dessas áreas do conhecimento, é necessária a compreensão de alguns conceitos demográficos, que são fundamentais para a correta assimilação dos conteúdos recorrentes, como a população de um país, a densidade demográfica de outro, as formas e teorias de crescimento populacional, entre outros exemplos. A seguir, os principais termos e suas definições mais usuais:
População absoluta: é o número total de pessoas que habitam um determinado lugar.
População relativa ou densidade demográfica: é o número de pessoas que habitam um lugar por unidade de medida de área. Por exemplo: a população de uma região é de 12 hab/km², o que significa que, em média, existem doze habitantes para cada quilômetro quadrado dentro da referida região.
Superpopulação ou superpovoamento: é quando o número de pessoas é muito grande em relação às condições estruturais e econômicas de um país. Um país com elevada população absoluta ou com uma densidade demográfica acentuada não necessariamente é superpovoado, a exemplo de muitos países europeus. Bangladesh, por exemplo, representa um país superpovoado, pois boa parte de sua população sofre com as carências econômicas e sociais.
Taxa de fecundidade: é uma média que indica o número de filhos por mulher em idade de ser mãe (entre 15 e 49 anos).
Taxa de natalidade: é o número de nascidos vivos em uma determinada localidade ao longo de um ano.
Taxa de mortalidade: é o número de óbitos anuais em uma determinada localidade em relação à população absoluta.
Taxa de mortalidade infantil: número de óbitos infantis envolvendo crianças com menos de um ano idade em relação ao número total de nascidos vivos ao longo de um ano.
Taxa de crescimento vegetativo ou natural: é a diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade, representando o quanto uma população aumentou sem considerar a entrada de migrantes.
Saldo migratório: é a diferença entre os migrantes (pessoas de outras localidades que passaram a residir no local em questão) e o número de imigrantes (pessoas que mudaram para outros lugares).
Crescimento absoluto ou demográfico: é o crescimento total da população, resultante da soma entre crescimento vegetativo e o saldo migratório.
População Economicamente Ativa: para o IBGE, é o número de pessoas que possuem alguma atividade remunerada (ou doméstica não remunerada) ou que não possuem ocupação, mas que estão à procura de tal. Não envolve crianças e idosos.
Esperança ou Expectativa de Vida: é um cálculo estatístico que diz a média de idade máxima em que vive a população. A expectativa de vida ao nascer representa o tempo esperado de vida restante à população nascida em um determinado ano.
Conceitos sobre migrações
Migrações externas: são as migrações realizadas pela população de diferentes países.
Migrações internas: são as migrações realizadas entre as regiões ou unidades federativas de um dado território.
Êxodo rural ou migração campo-cidade: migração em massa da população do campo para as cidades.
Êxodo urbano ou migração cidade-campo: migração em massa da população das cidades para o meio rural.
Migração cidade-cidade: migração em massa da população de uma cidade ou conjunto de cidades para outras.
Migração pendular: migração diária e/ou rotineira realizada pela população envolvendo, geralmente, pequenas e médias distâncias. Exemplo: ir e voltar da escola.
Migração sazonal: migrações temporárias durante um ano ou período ligeiramente menor, geralmente realizadas por razões econômicas, políticas ou sociais.
Metropolização: migração em massa da população do campo e de pequenas e médias cidades para as metrópoles de um dado país.
Desmetropolização: desconcentração da população de um país das metrópoles para as pequenas e médias cidades.