Os cometas são pequenos corpos do sistema solar, esses vivem até 10 milhões de anos. São frágeis, irregulares e formados por dióxido de carbono (CO4), metano (CH4), amônia (NH3), água (H2O), poeira e minerais, esses componentes são encontrados nas seguintes partes:
Núcleo: O núcleo é formado por gelo, ele é a base para a criação da cauda e cabeleira que são formadas quando esse se aproxima do sol, pois ao se aproximar do sol o núcleo desgasta, ou seja, derrete, aumentando assim o tamanho da cauda.
Cabeleira: Constituída por vapor de água, é a parte do cometa que mais brilha. É criada quando o núcleo se aproxima do sol, pois neste período o gelo se evapora e libera poeira e minerais que permanecem ao redor do núcleo. Quando a cabeleira é levada pela força dos ventos solares, origina-se a cauda.
Cauda: Formada a partir de substâncias que sofreram com os ventos solares, pode ser constituída de poeira neutra ou de gases ionizados e elétrons. Sempre se localiza do lado oposto ao sol, ou seja, é a parte do cometa que menos tem contato com o sol.
A estrutura dos cometas é variável e dinâmica, mas sempre há a formação da cabeleira. Suas órbitas são sempre curvas, o que contribui para sua aproximação e, também, distanciamento do sol.
Curiosidade: Os cometas são mais rápidos que os asteróides e apenas são vistos quando se aproximam do sol. Há quem diga que as substâncias que formam os cometas são restos do sistema solar. Acredita-se que os asteróides localizados nas proximidades da Terra são cometas mortos.