Clima é o conjunto dos fenômenos atmosféricos registrados em médio e longo prazos em determinado local do planeta.
Clima pode ser definido como a condição atmosférica de um local em um longo período. O que marca um tipo climático é o comportamento de seus elementos: temperatura do ar, umidade do ar, índice de chuvas, pressão atmosférica, ventos e radiação solar, ao longo de um período de, pelo menos, 30 anos. Diferentemente do tempo, o clima não muda em curtos períodos, sendo, portanto, constante, pois suas alterações só podem ser verificadas em longos intervalos da história.
Veja também: Mudanças climáticas — as alterações de longo prazo que afetam os padrões climáticos
Resumo sobre clima
-
Clima é o conjunto de fenômenos atmosféricos de um lugar em períodos de médio e longo prazos.
-
Os tipos climáticos são definidos com base no comportamento de alguns elementos observados por um período de, pelo menos, 30 anos: temperatura do ar, umidade do ar, índice de chuvas, pressão atmosférica, ventos e radiação solar.
-
Os principais tipos de clima são: quentes (equatorial; tropical; de monções), temperados (temperado; subtropical; mediterrâneo), secos (desértico; semiárido); e frios (polar; temperado frio; frio de montanha).
-
O Brasil possui seis tipos climáticos, com predomínio de climas quentes e úmidos.
-
Clima e tempo são diferentes. O clima é constante, já o tempo é a condição atmosférica momentânea de um local, por isso, é correto afirmar que o tempo muda, e o clima, dificilmente.
-
Os fatores do clima são as características que influenciam os tipos climáticos. São eles a latitude, a altitude, as massas de ar, o relevo, a maritimidade, a continentalidade e as correntes marítimas.
O que é clima?
O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil define clima como o comportamento dos fenômenos atmosféricos em períodos de médio e longo prazos. Para que um clima seja definido, é preciso avaliar as precipitações (chuvas), a variação de temperatura, a umidade, os ventos e a pressão atmosférica durante um período mínimo de 30 anos.
Quais são os tipos de clima?
Desenvolvida em 1900, a classificação climática mais utilizada pela climatologia é a do geógrafo alemão Wladimir Köppen. Essa classificação considera, especialmente, o comportamento da temperatura e da umidade das regiões para a determinação dos climas. Nesse sentido, podemos observar quatro grupos de climas e seus subtipos nos domínios geográficos:
-
Climas quentes: equatorial; tropical; de monções.
-
Climas temperados: temperado; subtropical; mediterrâneo.
-
Climas secos: desértico; semiárido.
-
Climas frios: polar; temperado frio; frio de montanha.
Características dos tipos de climas
Segundo a sazonalidade da variação da umidade e da temperatura no mundo, os principais tipos climáticos apresentam as seguintes características:
-
Clima equatorial: médias térmicas acima de 25 ºC, baixa amplitude térmica diária e anual, elevados volumes de chuvas que podem superar 3000 mm ao ano. É o clima típico das áreas de baixa latitude, próximas à Linha do Equador.
-
Clima tropical: as médias térmicas ficam em torno dos 24 ºC, a amplitude térmica anual é baixa, e a precipitação é em torno de 1500 mm anuais. As grandes características são a maior concentração de chuvas no período do verão e a estiagem prolongada no inverno. Em ambientes próximos a grandes porções de água, a umidade é elevada ao longo de todo o ano.
-
Clima de monções: é uma variante do clima Tropical que se caracteriza pelos verões chuvosos e invernos secos. Esse tipo climático é verificado na região do Sudeste Asiático, que sofre a influência dos ventos monçônicos.
-
Clima temperado: verões quentes e invernos rigorosos. Em locais com maior influência da maritimidade, as médias de chuvas atingem 1500 mm ao ano. Nos ambientes mais secos, as médias de chuvas são de 1000 mm ao ano. Em todos os casos, verifica-se grande amplitude térmica anual. É mais ocorrente no Hemisfério Norte.
-
Clima subtropical: quatro estações bem definidas, com verões de 25 ºC e invernos com temperaturas inferiores a 10 ºC. As chuvas são regulares e bem distribuídas ao longo do ano e podem atingir mais que 1500 mm.
-
Clima mediterrâneo: é uma variação do clima subtropical, na qual as temperaturas são semelhantes, mas com amplitude térmica maior. As chuvas são concentradas no inverno e os verões são secos e quentes. A pluviosidade atinge média de 500 mm a 1000 mm anuais.
-
Clima desértico: pode ser quente ou frio em função da latitude e da altitude. As grandes características do clima desértico são a umidade baixa, menor que 300 mm ao ano, e a precipitação irregular. No caso dos desertos quentes, a amplitude térmica é sempre muito elevada.
-
Clima semiárido: precipitações irregulares e escassas, com volume de 300 mm a 600 mm ao ano. Surge em áreas de transição entre regiões de climas úmidos e os desertos normalmente. As temperaturas podem ser elevadas ou baixas dependendo da localização geográfica.
-
Clima polar: presente nas regiões de altas latitudes, junto aos polos do planeta. Temperaturas que variam de 10 ºC a -40 ºC. A precipitação é baixa, menor que 200 mm anuais e, na maioria das vezes, em forma de neve.
-
Clima temperado frio: com elevadas amplitudes térmicas, o clima frio aparece nas proximidades das regiões polares. As temperaturas variam de 15 ºC, no verão, a -15 ºC, no inverno. As precipitações são mais concentradas no verão e ficam entre 500 mm e 1000 mm ao ano.
-
Clima frio de montanha: graças à influência do relevo, as temperaturas nos topos das montanhas são sempre baixas, bem semelhantes ao clima polar.
Climas do Brasil
O Brasil é um país de dimensões continentais e, por isso, sofre a influência de vários fatores para sua composição climática. São seis tipos climáticos verificados no território brasileiro. O mapa abaixo facilita a identificação e localização dos climas do Brasil:
-
Clima equatorial: predominante na região da Floresta Equatorial Amazônica. Caracteriza-se pelas elevadas temperaturas e umidade. A amplitude térmica verificada ao longo do dia e do ano é baixa.
-
Clima semiárido: encontrado no Polígono das Secas (norte do estado de Minas Gerais e sertão nordestino), é caracterizado pelas elevadas temperaturas e as chuvas escassas e mal distribuídas ao longo do ano.
-
Clima tropical: também chamado de tropical típico, ocorre nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil. As temperaturas são elevadas, com inverno pouco notado, mas as chuvas são bem marcadas no verão. Os invernos são secos.
-
Clima tropical de altitude: verificado nas porções serranas do sudeste e sul da região Centro-Oeste. As chuvas seguem o mesmo padrão do clima tropical, mas as temperaturas são amenas em função, principalmente, da altitude.
-
Clima tropical atlântico: é o clima típico das regiões que sofrem influência da maritimidade. Apresenta umidade elevada ao longo do ano e temperaturas altas.
-
Clima subtropical: presente nos estados da região Sul, caracteriza-se pela presença de quatro estações bem marcadas e chuvas regulares e bem distribuídas ao longo do ano.
→ Videoaula sobre climas do Brasil
Diferenças entre clima e tempo
Embora sejam comumente confundidos, clima e tempo são grandezas diferentes. Enquanto o clima é o comportamento atmosférico de um local observado em um médio ou longo prazo, o tempo é a condição atmosférica de um local verificada em determinado instante.
Dessa forma, é correto afirmar que o clima não muda em pequenas porções de tempo e se baseia em dados históricos da área; já o tempo é instável, pode mudar a qualquer momento e será determinado pela observação imediata das condições atmosféricas da área.
Elementos climáticos
Os elementos climáticos são as grandezas atmosféricas que determinam os climas. Por meio da análise histórica dos elementos climáticos, pode-se caracterizar o tipo de clima em uma região. São eles:
-
temperatura do ar;
-
índice de chuvas;
-
ventos;
-
radiação solar.
Fatores climáticos
Os fatores climáticos reúnem as características do meio ambiente que influenciam diretamente os elementos do clima. São eles que condicionam os diferentes tipos climáticos do mundo. São fatores do clima:
-
Latitude: influencia na recepção da radiação solar, logo, relaciona-se com as temperaturas. Em baixas latitudes, as temperaturas tendem a ser altas; nas latitudes elevadas, as temperaturas são baixas.
-
Altitude: influencia diretamente na pressão atmosférica. Em ambientes elevados, as temperaturas são baixas.
-
Massas de ar: são as grandes porções da atmosfera que se deslocam próximas à superfície e influenciam nas temperaturas e umidade. As massas de ar são quentes ou frias, secas ou úmidas, e, ao longo de sua passagem, deixam, na superfície, suas características.
-
Relevo: as estruturas do relevo podem facilitar ou dificultar a passagem das massas de ar, podendo, assim, influenciar diretamente nas chuvas e temperaturas locais.
-
Maritimidade e continentalidade: a maritimidade se refere à proximidade de grandes porções de água: mares, oceanos, grandes rios e lagos. Em regiões onde a maritimidade existe, a umidade é elevada e a amplitude térmica tende a ser baixa. Na continentalidade, ou na ausência de umidade, a amplitude térmica é maior e as chuvas, menos frequentes.
-
Correntes marítimas: influenciam diretamente as regiões litorâneas por meio da umidade e da temperatura.
Leia também: Climograma — o instrumento utilizado para a análise da dinâmica atmosférica dos lugares
Exercícios resolvidos sobre clima
(CFTMG)
Embora aí seja verão, pode haver noites frias no navio. Aqui na floresta, como é de seu conhecimento, faz calor o ano inteiro. E chove muito. Por isso, traga também a gabardine. O guarda-chuva o senhor pode deixar em casa, pois os tenho aos montes. Não preciso dizer-lhe que aqui não se usam as mesmas roupas que aí.
STIGGER, Veronica. Opisanie Świata. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 10.
O clima da região na qual se encontra o narrador do texto acima é o
A) tropical.
B) semiárido.
C) equatorial.
D) subtropical.
Resolução:
Alternativa C
O enunciado retrata as características do clima equatorial ao mencionar o calor e as chuvas constantes. O clima equatorial apresenta elevadas temperaturas e altos índices de chuvas ao longo de todo ano.
Questão 2
(Mackenzie)
Manifesta-se em altas latitudes e está presente na maior parte do território canadense, no extremo norte da Europa e na Sibéria, Rússia. As precipitações maiores ocorrem no verão. As temperaturas médias mensais no inverno são sempre inferiores a 0 ºC. Nesse clima, desenvolve-se a Floresta Boreal, vegetação de grande porte, espaçada e homogênea, em que predominam o pinheiro de porte elevado e o abeto (árvore conífera).
LUCCI, BRANCO e MENDONÇA. Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 120.
Assinale a opção correspondente ao tipo de clima descrito.
A) Clima temperado
B) Clima mediterrâneo
C) Clima de montanha
D) Clima polar
E) Clima frio
Resolução:
Alternativa E
A descrição do bioma em altas latitudes, com a presença de florestas boreais e invernos rigorosos, corresponde ao clima frio.