Clima subtropical

O clima subtropical é caracterizado pela boa distinção entre as quatro estações do ano e chuvas bem distribuídas. As temperaturas médias nesse clima ficam entre 18º C e 22º C.

O clima subtropical é caracterizado pela distinção entre as quatro estações do ano e chuvas bem distribuídas.

Clima subtropical é um tipo climático que acontece em latitude média, na faixa entre 20º e 45º tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul. Encontra-se na transição do clima tropical para o clima temperado, apresentando características de ambas as ocorrências.

O clima subtropical é marcado pela elevada amplitude térmica anual, pela boa distribuição das chuvas ao longo do ano e pela distinção das estações do ano. No entanto, alguns desses aspectos podem se alterar localmente, produzindo diferentes tipos de clima subtropical (de verão quente, de inverno seco e de altitude). No Brasil, identifica-se a presença do clima subtropical predominantemente no Sul do país.

Leia também: Quantos tipos de clima existem?

Resumo sobre o clima subtropical

  • O clima subtropical é um tipo de clima de áreas de média latitude do planeta Terra.

  • Ocorre na faixa que vai de 20º a 45º nos hemisférios Norte e Sul, sendo esse clima uma transição entre os climas tropical e temperado.

  • Os principais fatores condicionantes do clima subtropical são a latitude e as massas de ar.

  • É caracterizado pelas temperaturas amenas na maior parte do ano, elevada amplitude térmica anual, boa distinção das quatro estações e chuvas bem distribuídas.

  • A depender das características locais, classifica-se em três diferentes tipos:

    • clima subtropical de verão quente;

    • clima subtropical de inverno seco;

    • clima subtropical de altitude.

  • Sua vegetação é heterogênea, formada por florestas, matas, campos e bosques.

  • O clima subtropical acontece no Brasil principalmente na região Sul, abrangendo todos os seus estados.

O que é o clima subtropical?

O clima subtropical é um tipo de clima que acontece em áreas de média latitude do planeta Terra em ambos os hemisférios. Esse tipo climático recebe a denominação de subtropical por estar presente nas imediações dos trópicos terrestres, que são o Trópico de Câncer (23º27’ N) e o Trópico de Capricórnio (23º27’ S).

Quais são as características do clima subtropical?

O clima subtropical apresenta características muito distintas das demais ocorrências climáticas encontradas no mundo, em especial por representar um clima de transição entre o tropical (quente e alternadamente seco e úmido) e o temperado (ameno e com chuvas bem distribuídas). Por isso, o subtropical apresenta características de ambos os climas mencionados.

Em linhas gerais, o clima subtropical se apresenta da seguinte maneira:

  • As quatro estações do ano são bem definidas: os verões são quentes, com temperaturas médias de 27º C e máximas que podem superar 30º C, enquanto os invernos são frios e registram temperaturas inferiores a 10º C. Em algumas áreas há a ocorrência de geadas nos dias mais frios e até mesmo precipitação na forma de neve, com temperaturas baixíssimas.

  • A média de temperatura é de 18º C: no entanto, identifica-se acentuada amplitude térmica anual, como descrevemos acima.

  • As chuvas são bem distribuídas durante o ano: isso significa que não há concentração de chuvas em apenas uma única estação, exceto na vigência de sistemas atmosféricos que alteram a dinâmica local momentaneamente, como a La Niña ou o El Niño. Por conta dessa característica, registra-se elevada umidade do ar.

Veja também: Quais são os fatores que influenciam o clima de uma região?

A vegetação do clima subtropical

As araucárias se desenvolvem em áreas de clima subtropical no Brasil.

A vegetação de determinada área é compatível com o clima nela predominante, haja vista que o desenvolvimento das plantas está atrelado ao tipo de solo, à disponibilidade hídrica, ao calor e à luminosidade. Por conter características diversas, a vegetação do clima subtropical é muito heterogênea, e varia conforme a localidade que estamos analisando.

Formações florestais são muito comuns em áreas que apresentam o clima subtropical com verão quente e também de inverno seco, e recebem o nome de florestas temperadas e florestas subtropicais. Essas florestas, na maioria das vezes, são características de dois ou mais biomas, o que se deve aos aspectos particulares de cada uma das regiões. A mata de araucárias, encontrada no Sul do Brasil, é um exemplo de floresta subtropical. Os bosques e os campos abertos são igualmente característicos de áreas de clima subtropical.

Como é a formação do clima subtropical?

A formação do clima subtropical depende de alguns fatores climáticos específicos, que atuam modificando a atmosfera da seguinte maneira no caso dessa ocorrência climática:

  • Latitude: a latitude diz respeito à posição de uma área no planeta Terra, o que interfere diretamente na intensidade de calor que é recebido do Sol. O clima subtropical ocorre em áreas de latitude média, começando acima ou abaixo dos trópicos e abrangendo uma área extensa entre 25º e 40º de latitude Norte e Sul. Com isso, a distribuição de calor é feita de maneira diferencial e há a ocorrência de temperaturas amenas na maior parte do ano, mas com períodos mais quentes e outros mais frios.

  • Massas de ar: as massas de ar são enormes volumes de ar que se deslocam pela atmosfera, e carregam consigo as características do lugar sobre o qual se formaram. No clima subtropical, existem duas que são as mais atuantes: as massas tropicais e a massa polar. As primeiras são responsáveis principalmente pelas temperaturas mais altas registradas no verão, estação em que são mais atuantes. A massa polar, por sua vez, derruba as médias térmicas no inverno. Ambas carregam umidade, e garantem a precipitação por meio dos sistemas de frentes.

Quais são os tipos de clima subtropical

Devido aos fatores climáticos locais que alteram as características do clima, existem três diferentes tipos de clima subtropical:

  • Clima subtropical com verão quente: presente na faixa costeira de regiões de clima subtropical, sendo conhecido como clima mediterrâneo no Hemisfério Norte. Apresenta temperatura média de 22º C, portanto mais alta que o subtropical típico, com verões secos e quentes e invernos chuvosos.

  • Clima subtropical de inverno seco: nessa variação do clima subtropical, o volume pluviométrico do inverno é menor do que o das demais estações do ano. No entanto, as chuvas acontecem, diferentemente de outros climas secos. O clima subtropical de inverno seco está presente em algumas partes do Brasil, como no sul do Mato Grosso do Sul e em parte da região Sudeste.

  • Clima subtropical de altitude: diferencia-se das demais variações por apresentar temperaturas amenas durante o ano, até mesmo no verão. No período mais quente do ano, os termômetros registram médias de 22º C.

Quais são as zonas do clima subtropical?

O mapa da imagem a seguir evidencia as áreas de clima subtropical do planeta Terra, incluindo estados brasileiros (sul do Mato Grosso do Sul, parte de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro e toda a região Sul).

Zonas de clima subtropical no mundo, evidenciadas em amarelo.[1]

Nota-se que o clima subtropical ocorre nas chamadas zonas temperadas, mais precisamente entre as latitudes de 25º e 40º tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul.

Saiba mais: Quais são as zonas térmicas da Terra?

O clima subtropical no Brasil

A ocorrência do clima subtropical no Brasil se dá predominantemente naquelas localidades situadas abaixo do Trópico de Capricórnio, mas características semelhantes podem estar presentes em outras áreas. Encontra-se o clima subtropical no território brasileiro nas seguintes regiões:

  • sul do Mato Grosso do Sul;

  • parte de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo;

  • Sul do Brasil, nos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A geada, vista na imagem acima, é um fenômeno comum do clima subtropical no Brasil.

O clima subtropical brasileiro é marcado pela elevada amplitude térmica anual, com máximas de 33º C e mínimas inferiores a 10º C, além da boa distribuição de chuvas ao longo do ano. No inverno, registra-se o fenômeno da geada, além da precipitação na forma de neve em algumas cidades, como no interior de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A pluviosidade média anual desse clima é de 1.250 mm, volume esse que varia de acordo com as particularidades locais do clima.

Créditos da imagem

[1] Wikimedia Commons

Fontes

AYOADE, J. O. Introdução à Climatologia para os Trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996, 332p. 4ª ed. Tradução de Maria Juraci Zani dos Santos.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016, 3ª edição.

MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 47ª edição, 3ª reimpressão. 455p.

Por: Paloma Guitarrara

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Adjunto adverbial
Números complexos: Introdução
Região Nordeste
René Descartes
Todas as vídeo aulas

Versão completa